PCLinuxOS – Uma distro Linux para os amantes do KDE
Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.
O PCLinuxOS tem mais de 12.000 pacotes disponíveis nos repositórios e oferece suporte adicional para mais de 85 idiomas. Recentemente foram disponibilizadas as versões 2013.02 do PCLinuxOS "KDE" e "KDE MiniME" .
O PCLinuxOS é uma distribuição Linux user-friendly, com suporte out-of-the-box para os mais diversos dispositivos de hardware e que tem usa como ambiente gráfico o KDE (apesar da comunidade ter disponibilizado versões com o LXDE e XFCE – ver aqui). Esta distribuição pode ser executada através de um Live-CD ou instalada nativamente e usa o Synaptic como gestor de software.
O que podemos fazer com o PCLinuxOS?
Tudo o que fazemos com outro sistema operativo. O PCLinuxOS oferece ferramentas para navegar na Web, aplicações para IM, ferramentas para edição de áudio, vídeo e imagens, ferramentas para produtividade, como é o caso do Open Office ou do Kwrite, entre outras.
Principais novidades das versões 2013.02?
- Kernel 3.2.18-pclos2.bfs para garantir a melhor performance
- Ambiente gráfico: KDE 4.9.5
- Suporte para GPU’s Nvidia e ATI fglrx
- Codecs já instalados para reprodução dos mais diversos formatos de áudio e vídeo
- Suporte para a maioria das placas de rede Wifi
- Suporte para a maioria das impressoras
- LibreOffice Manager que permite a configuração da suite em mais de 100 idiomas
- MyLiveCD que permite faze um snapshot da nossa instalação e colocar num LiveCD/DVD/PEN:
- PCLinuxOS-liveusb – que permite um snapshot da nossa instalação e colocar numa PEN USB
O PCLinuxOS disponibiliza também o PCLinuxOS Control Center, uma interface que permite uma configuração simples dos mais diversos serviços e funcionalidades.
Como referido, recentemente foram disponibilizadas as versões 2013.02 do PCLinuxOS "KDE" e "KDE MiniME", sendo que a versão KDE MiniME corresponde apenas aos sistemas base e inclui algumas ferramentas.
Download: PCLinuxOS FULL (32bits - 1.3 GB) | (64bits – 1,4 GB)
Download: PCLinuxOS-kde-minime-2013.02.iso
Homepage: PCLinuxOS
Este artigo tem mais de um ano
mas o linux é so kde, pq todas as reviews das distros que eu vejo aqui, o gui é o Kde!
Acho que é mais gnome 🙁
pessoal, conhecem alguma boa distro com pouco software “agarrado”? O problema com o Ubuntu e outros é que vêm com software que não uso: cliente de mail, pigdin, Libre Office, etc etc. Se removermos este software, quando actualizarmos o sistema lá vêm eles de novo
Queria algo mais limpo, mas não tão limpo como o Arch 🙂 Basicamente o Linux e um ambiente gráfico.
Sugestões?
Esta traz pouco
Podes utilizar ubuntu mini
https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD isto é basicamente o ubuntu se não me engano sem nada tipo arch no fim aparece uma gui ncurses para escolheres o software que queres instalar ou utilizas o apt-get para o software e gui que preferires, utilizei isto há uns anos e funcionava bem encontras vários tutoriais a ensinar o que deves instalar tipo
http://maketecheasier.com/install-a-minimal-ubuntu-on-old-laptop/2012/02/24 podes ver como exemplo
Zorin traz o básico
Acho que deves optar pelo BODHI LINUX …….muito simples e rapida….com o minimo essencial….
Tiveram o cuidado de criar instaladores rapidos de software….
Tirando o ubuntu mini, acho que este é o mais Basico IQunix
http://iqunix.blogspot.pt/p/what-is-iqunix.html
A versão “KDE MiniME” do PCLinuxOS taçvez seja o que procuras.
Actualmente, prefiro algo como o Gomes refere: instalação minimal do ubuntu (ou debian) e depois construo.
A solução do minimal CD é boa, mas no meu caso utilizo a versão server sem instalar os pacotes relativos a servidores. No fim vai dar ao mesmo. Depois é “só” sudo apt-get install …
Excelente post, finalmente a divulgação aqui no Peopleware de uma das melhores distros que já testei. Aconselho KDE e Lxde nesta distro.Já uso à 6 anos tornou-se de tal forma viciante que por mais distros que teste volto sempre para esta.
No site também temos uma revista muito boa
Uso esta distro como meu SO principal à cerca de 6 anos ! O facto de ser uma rolling distro e usar como uma das filosofias a estabilidade, fez desta distro a minha escolha de eleição ! Recomendo vivamente para quem estiver a pensar usar o Linux como SO principal visto que não é necessário fazer constantes reinstalações quando saem updates ou se muda de versão ou de Kernel! Só tive que reinstalar uma vez quando houve a mudança do KDE 3 para o 4 por livre iniciativa ( não porque fosse necessário), e mesmo assim só demorei 1 hora a ter tudo a 100% (reinstalação do SO e programas )….
Mais um que usa PCLOS ;). Já uso desde 2009, ainda experimentei outras distos, Debian, Mandriva, Fedora, mas decidi-me pela PCLOS por ser rolling e trazer o KDE. Mas as maiores vantagens são, como já foi referido, a facilidade e a rapidez de instalação. Como referiu o Samy, numa 1h temos o sistema pronto a funcionar.
Uso esta distro desde 2006 , nunca tive problemas e ultimamente fiz um upgrade para o kde fullmonty,completo com todos os programas.É muito mais facil retirar programas que não precisamos ,que ficar baixando a coleção de instalação completa.
Eu tenho andado para testar isto, mas nunca me dei ao trabalho, tenho ficado pelo ubuntu e derivados, se calhar estou a perder muito :X vou dar um teste no meu próximo PC depois logo se vê, já agora é qual é o gestor de pacotes disto?
Pelo que me lembro é um ‘derivado’ do apt para correr sobre pacotes rpm.
thx eu depois vou dar uma chance a esta distro, assim como ao ubuntu minimal 😛
Isso, testa a distr, mal não faz 🙂
O meu ‘problema’ é que ubuntu/debian e derivados são a minha zona de conforto, pelo que é difícil sair daí.
Actualmente, e por causa dos Unity e Gnome3 instalo o mínimo (cli only) e depois ‘construo’ a ‘minha distro’ com base no DE Xfce. Tens maior controle no pacotes instalados e acabas por ter um sistema mais leve. No meu caso, inclusivamente instalo os pacotes sem os ‘pacotes recomendados’ para ter ainda maior controlo.
Pois é como eu, a minha zona de conforto fica em ubuntu/Debian
tenho andado a trabalhar em XFCE mas não me tem agradado, sinto falta do velho Gnome2 mas ando a fazer DE hoping, antes era distro agora é o DE lol…
Gosto de KDE mas no meu portátil nada da para alem de XFCE/LXDE e mal…
ando a ver se consigo comprar um PC melhorzinho…
Glink,
Também gosto (muito) do KDE, mas o Xfce tem (para mim) duas caracteristicas que são imbativeis:
– Gnome2 feel
– Rapidez e poucos reursos necessários (no arranque não passo dos 250MB de memória na versão 64 bits. No netbook 32bits anda na ordem dos 120-130MB)
O meu portátil é um core 2 duo 4GB RAM e com ubuntu minimal + xfce ‘voa’. As tarefas são quase instantaneas.
Não sei que caratcteristicas tem o teu portátil, mas antes de comprares um novo equaciona o upgrade do disco para um SSD. Foi o que eu fiz, e digo-te, a diferença de performance é brutal.
No meu caso, do grub até ao desktop pronto a usar abaixo dos 10 segundos. Firefox 2/3s. Libreoffice 3/4s. Shutdown 2/3s.
Depois de me abituar a esta performance é dificil voltar para um DE mais pesado.
Um SSD de 128GB actualmente consegues na casa dos 100 euros. É um disco pequeno, é verdade, mas podes aproveitar o teu actual, compras uma caixa externa (10-15 euros) e ‘fazes’ um disco externo.
não me vale a pena estar a gastar guito no portátil, é um e-escolas(insys gameforce) que está a morrer aos poucos, ja teve um disco novo, não tem ecrã, esta ligado a um monitor externo, para liga-lo demora uma eternidade(tenho de ligar e desligar ate ele ligar mesmo) e não tem a mesma performance que um computador equivalente, tudo o que é usb tende a desligar-se(se fizer pressão de um lado da carcaça desligam-se as portas usb, a webcam ja nem tento liga-la o máximo que esteve ligada sem dar problemas foi prai 10 min…), esta mais para morto que para vivo, ja para não falar que aquece como um burro…
o wireless tambem da quando quer, enfim tenho de comprar um novo, quero juntar para um system76 ou um fixo…
Acabei de instalar esta distro, tráz muito software por defeito.
Parece muito bom. Só que estou com 2 problemas:
1º apesar de ter escolhido na instalação o edioma português, ele ficou em inglês (us). já fui em Locale e em country coloquei portugal, na aba language ñ dá para escolher outro edioma, só tem inglês americano. pff alguém pode dar uma ajuda??
2º o touchpad ñ funciona com toque… para abrir qualquer janela tenho de clicar na tecla esquerda.
Podes consultar a documentação aqui: http://www.pclinuxos.com/forum/index.php/topic,55229.0.html Só muito recentemente é uqe alterei o meu SO para Português e correu lindamente…
Quanto ao touchpad, o meu também está assim mas como nunca o uso, nunca me dei ao trabalho de o configurar !
Para ubunt:
a solução para o touchpad espero que resulte pois comigo resultou:
http://www.pclinuxos.com/forum/index.php?topic=93782.0
Boa sorte!!!
PS: a 2ª resultou no meu pc
macgyver, brigado pela dica, mas no meu pc nenhuma das 5 opções funcionou, pff.
Em relação ao edioma em português, resolvi da seguinte maneira, entrei no synaptic e e procurei por “kde4-l10n-pt” e mandei instalar.
Mas há, ainda, algumas coisas que continuam em inglês. Como por exemplo o “PcLinuxOS Control Center”, o libreoffice, etc..
Acabei agora de resolver a questão do touchpad.
Foi bem simples, fui pelo sinaptic e procurei por (touchpad) depois escolhi para instalação o pacote: “synaptiks” – touchpad service for KDE 4.
Depois fui no “configure o seu ecrã e configurei o touchpad. Na aba toque, escolhi: toque com um dedo e activei: botão esquerdo do rato.
Com este procedimento resolvi a questão.
Cumprimentos a todos
Para Ubunt
Tens de fazer o update e depois ir ao addlocale e ai encontras o portugues.
Já agora alguem sabe como reniciar o wireless pois no network manager do pclinuxos tem a “mania” de trocar as configurações de origem tipo wpa passa para wep e coisas assim
Obrigado
Alguem pode explicar melhor as diferenças entre este e o Ubuntu?
Esta é uma rolling distro e usa pacotes rpm.
É facil encontrar programas para esta distribuição?
A maioria que anda por ai é pacotes debian.
Para além do que já referiste (rolling e rpm) tens também a questão do ambiente gráfico (KDE vs Unity).
Penso que não terás problemas com falta de programas.
Excelente Distro. É a que tenho a funcionar no portátil.
Acrescento ainda que o PCLinuxOS funciona muito bem com as malfadadas gráficas SIS.
Lino Lisboa;
Reaalmente funciona com as placas SIS mas, o som fica em conflito isto é o KDE 4 apaga o drive sis do pc. No meu caso não funciona os cd’s e dvd’s de músicas. As músicas que estão no pc funciona no mais tudo beleza.
Sim, tem essa falha.
Gerardo:
Isso de em Ubuntu, e distros afins, removeres software e depois, com as actualizações, tal software ser novamente insalado, só significa que ainda não aprendeste a trabalhar com o apt.
Portanto isso não é um problema do sistema, mas sim produto do teu desconhecimento do apt.
Se estudares um pouco o apt rapidamente aprenderás a fazer com que as ditas actualizações não mais voltem a instalar software que não pretendas ou que tenhas anteriormente removido.
Mesmo nas actualizações de versão, por exemplo, Ubuntu 12.04–>12.10 ?
naoliveira:
Existem várias outras rolling distros além do PCLinuxOS.
Aliás, o próprio Debian, que citas no teu comentário, é uma rolling distro, e funciona espectacularmente bem enquanto tal. Obviamente que estou a falar de Debian na sua versão “Testing”.
PirateTux,
eu sei disso, o que não falta em Linux são distros para todos os gostos, no entanto o PCLOS, para mim, combina tudo o que eu quero, tem o KDE, é rolling, instala-se mum instante (<1h) e vem já com todos o drivers e programas que me interessam.
Olá
Gostaria de saber qual a diferença entre esta distro:
KDE, LXDE, XFCE. Qual é melhor mais estável e com melhor compatibilidade com placas mais antigas?
Obrigado, osvander
Maravolhoso esta distro do pclinuxos da LXDE feito para os BR. Meu oc esta a mil. Uma única coisa que não funciona direito, por causa da placa gráfica SIS é o video só o resto esta D +.
Parabéns ao Sr. Smith
Desculpem-me pelo erro de digitação hehehehe.
Queria dizer maravilhoso e não maravolhoso e PC e não oc
Obrigado osvander
Olá, preciso de ajuda, ele inicia normalmente, mas a resolução fica pequena na tela do notebook, tipo 800×480, o que pode ser?
Esse sistema tem central de programas ou algo do tipo? Ou só o Synaptic?
Synaptic não é coisa do Debian? Achei que essa distro fosse baseada em red rat/rpm.
Tem como deixar em portugues ou só ingles?