Dica – Altere o aspecto do Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin
Depois de lançado o Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin a crítica, até agora, (avaliando os comentários dos nossos leitores) tem sido muito positiva. A distribuição está cada vez mais user friendly, com excelentes performances e muito mais estável e até a interface Unity, com as ultimas alterações, parece ter conquistado grandes partes dos utilizadores do Ubuntu.
Para quem gosta de um ambiente de trabalho personalizado, hoje deixamos aqui algumas pequenas dicas para o fazer.
Tal como o Windows, o Ubuntu oferece hoje em dia ferramentas de personalização que permitem, de uma forma muito simples e acessível a qualquer utilizador, alterar o aspecto do sistema. Aqui ficam algumas dicas:
Alteração do papel de parede/wallpaper
Para alterarem o papel de parede, basta carregarem com o botão do lado direito do rato sobre o ambiente de trabalho e escolher a opção Change Desktop Background. Ai podem encontrar vários backgrounds disponíveis ou então adicionar os vossos próprios backgrounds.
Alteração de Tema
Quem pretender alterar o tema do Ubuntu, poderá fazê-lo na mesma interface onde define o backgroud. O Ubuntu 12.04 oferece 4 temas distintos nativos.
Auto-Esconder a barra lateral do Unity
Para os que não gostam de ter a barra lateral do Unity sempre visível, basta carregar no separador Behavior e activar a opção Auto-hide the Laucher e em seguida personalizar a sensibilidade da acção.
Personalize tudo num só lugar
Para quem pretender mudar o tema, ícons, cursores e/ou instalar temas, poderá fazê-lo facilmente através do Ubuntu Tweak (já aqui apresentado), no separador Tweaks.
Estas são algumas dicas que permitem transformar alguns aspectos gráficos do seu Ubuntu.
Conhece mais alguma dica que considere interessante para personalizar o sistema ?
Este artigo tem mais de um ano
Onde foram buscar essa foto da menina Ubuntu???? :P:P
Ve lá se não te sai homem. Eu já acredito em tudo.
http://www.tuanloanthainguyen.com/download/ubuntu-sexy-gril-1600x1200_w16774.html
Grande wallpaper esse!! :p
Eu detesto!
A interface Unity conquistou muitos mas não todos e noutros posts tem havido manifestação disso mesmo!
É claro que não há contradição nenhuma entre o que dizes e o que reafirmo mas, fica a insistência para a equipa do Ubuntu perceber isso e não insistir ou equacionar alternativas. Uma delas é que depois da instalação, de forma simples mas a garantir a utilização sem bugs, se possa escolher entre utilizar ou não!
Fica a sugestão!
Alguem me diz o porque de o ubunto 10 dava bem no meu pc e agora este breca por tudo quanto é sitio
Distribuição 12.04(precise)32-bit
Kernel linux 3.2.0-24-generic
GROME 3.4.1
Memoria ram 1,5 gb
Processador Intel(R) Celeron(R) CPU 2.80 GHz
Espaço em disco 1 Tera
e tem overclock feito no prossessador nas memorias e na grafica :S
Acontece-me exactamente o mesmo! :/
Então amigo, isso se dá porque antes a interface que utilizavam no Ubuntu era o Gnome, que era mais minimalista e primava pela funcionalidade e não por efeitos como é a interface do Ubuntu com o Unity hoje em dia, com mais efeitos e mais detalhes o Sistema Operativo fica mais bonito e elegante, mas como consequências têm o problema de não funcionar tão bem em máquinas com configurações mais modestas, o meu conselho é que na tela de login você possa escolher o ambiente Gnome através da engrenagem que fica ao lado de teu nome, assim seu Sistema Operativo ficaria mais leve.
Eu tbm não curti muito essa interface, me sinto num aparelho limitado.
Opte na hora do login pelo gnome (o novo) ou o gnome-classic (o clássico). Muda-se ali do lado direito do nome de usuário, se houver confusão, instale o gdm. E nada impede que se instale outros gerenciadores de janela. Uma das milhares de coisas legais do Linux é exatamente isso, diversidade, você conta com muitas opções.
O ruim as vezes é que parece que Ubuntu quer ser mais do que uma distro Linux, tomara que seja só viagem minha…
Bom artigo, no entanto podiam homenagear os portugueses que contribuem para o projecto, mostrando estas dicas com imagens do sistema em português de portugal pois há utilizadores dedicados que cedem o seu tempo para traduzir todo o sistema, além disso para novos utilizadores dar estas dicas simples com base em algo em inglês, pode falhar o objectivo para alguns que estejam menos acostumados ao inglês.
Mas bom artigo também não se pode pedir tudo a quem usou o seu tempo para fazer um artigo para ajudar os outros.
bom artigo
Boas. Antes de mais parabéns pelo artigo e pelo site.
Neste tema de personalização do ubuntu podem também usar o compiz.. 😉
Também não estou totalmente rendido ao Unity. Por isso decidi mante-lo em autohide (apenas a aparecer quando clicar numa tecla especifica) e usar a docky..
viva ao software livre 🙂
bom comentário
Pedro Pinto ,
Registo o teu empenho na divulgação do Linux o que de facto é louvável , isto mesmo que escrevo já aqui foi dito por muitos dos nossos leitores .
Infelizmente ainda não é desta que a Canonical acerta )se é que alguma vez acertará) com esta interface , ela continua muito pouco madura e com alguns bugs chatos tratando-se de uma LTS , só podendo ser explicado pela falta de maturidade da interface Unity , quanto a personalização ela é difícil porque não existe programação para alimentar esta interface , os temas que instalei a maior parte deles deram imensos bugs embora estivessem assinalados como compatíveis para a 12,04 , instalei também o Myunity que tem mais alguns temas mas mesmo esses não funcionam correctamente nesta versão , pode ser que mais para a frente exista uma comunidade que programe e torne mais fácil os tweaks tão característicos do Linux .
O Ubuntu tweak entretanto já teve uma actualização mas fica mal integrado no ambiente de trabalho em full screen , para visualizares todos os comandos tens de reduzir a área da janela já não estava habituado a este tipo de constrangimentos em Linux a muito tempo , a Canonical vai ter de trabalhar muito para não ser ainda mais ultrapassada por distribuições ditas não clássicas , a qualidade de novas distribuições que surgem quase todos os dias é muito elevado , e o engraçado é que no fundo são baseadas em Ubuntu .
Sinceramente esperava mais , nem estou a discutir se gosto ou não da interface e muito menos quero comparar os aspectos produtivos da mesma , limito-me a constatar factos .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
bom artigo quanto ao tema o unico que gostei fora o que vós apresentaram o cinnamon e quando ontem actualizei o 12.04 foi a primeira que fiz quanto ao resto irei verificar ao longo do mês 🙂
thanks once again pplware
Peço desculpa por não pormenorizar os “problemas” que este novo SO me está a dar, pois não tomei nota das situações em que os mesmos aconteciam. Foi instalado de raiz numa partição. Apaguei e reinstalei, e os “bugs” continuam a aparecer. Acontecem quando instalo uma nova aplicação (aplic). Algumas vezes essa aplic bloqueia, outras vezes pode-se continuar a trabalhar com essa aplic. Em ambos os casos, aparecem aquelas mensagens do tipo “reportar” à qual eu dou seguimento. É de notar que na versão anterior estes problemas nunca aconteceram. O PC (pentium dual-core CPU E5200 – 2,50 GHz com 3 GB de RAM) é o mesmo. O que será?
Mas mais estranho é o seguinte. Na versão anterior deste SO utilizava o firewall Firestarter, o qual com alguns ajustes funcionava perfeitamente, sendo “lançado” no arranque da máquina, sem ser necessário introduzir qualquer password. Por vezes através do ps –ef | grep firestarter verificava se os processos correspondentes estavam activos. Aliás, no ambiente de trabalho aparecia o ícone daquele firewall dizendo que o mesmo estava em execução. Agora com este novo SO, nada daquilo acontece. Introduzi as mesmas configurações, mas o firewall não é activado no arranque da máquina ( com o ps –ef | grep firestarter) não aparecem os processos correspondentes, mas o mais engraçado é que se utilizar o parâmetro -status do firestarter ele diz que está “correndo”, o que não é verdade. Tenho que o activar manualmente e pede sempre a passwd de administrador, o que não acontecia antes. Fiz vários testes, alterando configurações em “ambiente “ gnome e unity e não consegui chegar a qualquer conclusão. Tenho a ideia que nas configurações de arranque ele não reconhece o comando sudo, o qual é utilizado numa das configurações de arranque. Desculpem qualquer “anomalia técnica” nas minhas palavras, mas do Linux só entendo aquelas coisas mais básicas. Alguém me pode dar alguma ideia para resolver este problema?
Continuem o bom trabalho que estão apresentando.
A meu ver, esta versão ficou aquém das expectativas, ao nível da personalização… Tinha assistido a uns vídeos de quando ainda estava em fase beta, em que se podia mudar a cor da barra unity, tamanho dos icons, etc… Ultrapassada a fase de testes e, sendo lançada a versão final, era suposto o software incorporar por defeito essa possibilidade.
abraços
Para mudar automaticamente o wallpaper que tal o wallch
instalavel atraves de UbuntuSoftwareCenter ou PPA
official website http://wall-changer.sourceforge.net/
Boa! Temos uma analise aqui também no Pplware sobre essa app
https://pplware.sapo.pt/linux/wallch-mudar-o-wallpaper-automaticamente-no-ubuntu/
Eh pá, mas o pplware é um site de língua portuguesa, ou misto? Podiam ter utilizado o Ubuntu em Português para este tutorial.
Onde se pode comprar um conjunto deste, lençóis, almofada, …?
Boa noite. Instalei o ubuntu 12.04 em um Portátil já com alguns anos e com apenas 512ram com processador 1.6 e é um pouco lento, mas com o windows xp sp3 era mais ou menos o mesmo. Mas para uma máquina tão antiga e fraca até que se mexe bem. Mas foi para começar a mexer no ubuntu e fiz o teste com um portátil antigo. Vamos lá ver se aguenta com o programa xbmc. O que já reparei é que no ubuntu não é tão fácil instalar programas e tão fácil de utilizar como o windows.