Blekko – Um motor de busca renovado?
A Internet está sempre a gerar novos sites e novos serviços. Alguns mais inovadores que outros, mas todos com a vontade e a certeza de que vão revolucionar a forma como interagimos com a própria rede e com os outros utilizadores. Algo que tem sido bastante comedido é a criação de novos motores de busca. A razão principal é a força que os motores que estão actualmente disponíveis têm não só na disponibilização de resultados mas também com os serviços que têm associados ou com outras mais valias que apresentam aos utilizadores.
É por isso de louvar a renovação de mais um motor de busca, o Blekko. Este motor de busca prometeu revolucionar a forma como efectuamos pesquisas e como nos devolve os resultados e lentamente tem estado a ganhar o seu terreno.
A alteração agora presentada veio permitir ao Blekko apresentar uma nova imagem, que o torna mais apelativo, mas ao mesmo tempo veio torná-lo mais funcional e simples de adicionar.
Na forma como o Blekko apresenta os resultados das pesquisas reside a maior diferença face aos restantes motores de pesquisa. Associado a cada uma das pesquisas estão um conjunto de slash tags que permitem restringir e aprimorar a pesquisa.
Após realizarem a vossa pesquisa, cada um dos resultados apresenta um conjunto de slash tags que estão associadas e assim podem, através de um simples clique aplicar esse filtro e redefinir a vossa pesquisa, orientando-a para os resultado que pretendem.
Se pretenderem podem aplicar a slash tab directamente na pesquisa, facilitando e filtrando os resultados que vos serão apresentados. Por exemplo, se pretenderem saber a definição da palavra inconstitucionalissimamente, devem colocar na caixa de pesquisa o texto "inconstitucionalissimamente /define". Os resultados apresentados vão ser restritos à definição da palavra ou do termo.
Associado à pesquisa está também um símbolo antes de cada resultado, o que vos permite que identifiquem de forma rápida que site está associado a esse resultado. Outra excelente característica do Blekko é indexar em tempo quase real os conteúdos dos utilizadores do Facebook e caso o resultado da vossa pesquisa se enquadre num desses conteúdos estes serão apresentados.
O Blekko em seis meses consegui ganhar a sua posição e ter já mais de um milhão de visitantes únicos por mês. É de louvar que estes projectos estejam a ganhar o seu espaço e lentamente marcam a sua posição.
Naturalmente que têm de contar com a oposição dos gigantes da área das pesquisas, mas quem sabe não encontram o seu espaço para se afirmarem e até crescerem.
Testem o Blekko e o seu sistema de slash tags e quem sabe não o passam a usar em detrimento de motores de busca mais tradicionais e conhecidos.
Homepage: Blekko
Este artigo tem mais de um ano
É um conceito interessante, simplifica bastante a pesquisa.
Gostei também dos links que apresenta abaixo do url dos sites, por exemplo o ip, que rapidamente nos permite pesquisar dentro do site.
Uma desvantagem é não ter pesquisas especificas por países, ou idiomas.
Embora possam aparecer muitas ideias, muitos motores com mais valia acrescentada… será que se conseguirá ultrapassar o Google?
Não existem Reis eternos, mas o Google para milhões não é um motor de pesquisa, o Google é a própria Internet e quando assim é… o que substituirá a Internet? 🙂
“olha desapareceu-me a Internet do computador, agora não consigo pesquisar”
Lá se coloca de novo como homepage o google.pt… e a Internet está de volta!
Sim, essa situação aparece-me várias vezes, eu todo preparado com pens, cabos, dvds… enfim, e encontro a situação que descreveu.
E hoje em dia mesmo que apareça alguém com uma boa ideia, e que resulte, mais cedo ou mais tarde é absorvida pela google ou outra grande. Ou por compra directa, por compra de patentes ou mesmo por aliciamento de funcionários.
O domínio económico neste momento é enorme…
Só há uma hipótese, crescer bem e depressa. 🙂
Essa realidade que descreve(o facto das boas ideias ou das boas empresas serem “apropriadas”) deveria ser repensada, será que essa situação contribui para o desenvolvimento saudável da tecnologia?
O google no mês passado anunciou que já ultrapassou os mil milhões de utilizadores. Este tipo de funcionalidade tiver êxito o google implementa em 2 dias.
Desconfio que estas empresas criam algo novo, e ficam á espera de serem compradas 😛 nunca para evoluir ou substituir outra empresa 🙂
Experimentem também o DuckDuckGo. Uso a versão SSL. Permite, além de usa-lo como motor de busca normal, usar outros motores com atalhos na barra de endereço. Por exemplo “!yt lady gaga” procura vídeos no youtube sobre a Lady Gaga. Também tem outras funcionalidades, como ver vídeos diretamente a partir da página de resultados, permite ocultar a informação do URL (POST em vez de GET,não ficando nada guardado no histórico), não guarda informações do utilizador, mas as preferências escolhidas ficam numa cookie.
Vale a pena ver: https://duckduckgo.com/