S4A – Programar o Arduino é fácil e divertido

Numa sociedade, todo o indivíduo necessita de comunicar com os restantes. Para tal, desenvolveu e adquiriu, ao longo na sua vida, formas e protocolos de comunicação. Na electrónica e na informática não é menos verdade essa realidade. Cada vez mais a sociedade exige que haja comunicação entre homem/máquina e máquina/máquina. O Arduino permite tudo isso e muito mais….haja ideias.

E como programar de uma forma fácil e divertida o Arduino? Vamos conhecer o S4A.

s4_04

O que é o Arduino?

O Arduino é um placa de prototipagem electrónica, desenvolvida em Itália, de código aberto, baseada em software e hardware. Com micro controladores Atmel AVR de 8 bits ou Atmel ARM de 32 bits, esta placa  é muito usada por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos, recorrendo aos mais diversos sensores.

Através desta simples placa é possível integrar facilmente outros sensores como por exemplo acelerómetros, LDR, ultra-sons, sensores de pressão, entre outro e assim obter os valores provenientes dos mesmos. É possível controlar luzes, motores, entre outros objectos.

s4a_03

Scratch

Para quem não conhece,  Scratch é uma linguagem de programação criada no MIT (Massachusetts Institute of Technology), baseada numa interface gráfica, onde o utilizador pode facilmente “montar” programas como se fossem blocos. Através deste projecto, o utilizador pode criar histórias animadas, jogos e outras aplicações interactivas – Saber mais aqui

S4A

O S4A é uma modificação do Scratch, que proporciona ao utilizador uma forma muito fácil e divertida de programar para o Arduino. Criado em 2010 pela equipa Citilab Smalltalk,  o S4A é actualmente usado por milhões de programadores em todo o mundo.

Através desta plataforma, o utilizador pode gerir os mais diversos sensores e actuadores ligados à placa Arduino. Como objectivo principal, os responsáveis pelo projecto dizem que a ideia do S4A é trazer mais utilizadores para o mundo da programação.

s4a_02

A programação é realizada com base em blocos, que integram funcionalidades básicas para o micro controlador, leituras e escritas digitais e analógicas, eventos, etc.

s4a_01

O S4A funciona no Arduino Diecimila, Duemilanove e Uno.A comunicação do S4A com o Arduino pode ser feita via interface USB ou wireless, através de um modulo de rádio Frequência, como por exemplo o Xbee.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac e Linux
Download: Windows | Mac | Linux (Debian)
Homepage: S4A




  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


19 Comentários

  1. Boa noite,

    Isso é tudo muito bonito, engraçado torna as coisas mais faceis, mas ocupa 5 o 6 vezes do que feito em c

  2. Bem, muito bom.
    Ate parece que as minhas preces foram ouvidas :P
    Como nao percebo nada de programar, pode ser que isto me ajude :D

  3. Obrigado pplware :)
    Chegou hoje o meu arduino, espero que isto me ajude que eu de programacao nao percebo grande coisa

  4. Excelente para o primeiro passos no Arduino.
    Permite não só criar os primeiros programinhas, mas também perceber a estruturação do código para Arduino.
    Bom artigo!

  5. Gostaria de comprar um mas gostaria de uma opiniao sobre o que comprar. Conprar o mais simples o esperar pelo novo que aí vem?

    • isso é uma decisão um bocado pessoal…depende do que queres fazer…

      Os mais avançados, terão mais possibilidades que os mais basicos…

      Eu não tenho arduino, na altura de escolher andei a pesquisar e descobri que o arduino é muito caro para o que oferece…por isso escolhi o pinguino,em que tens o mesmo tipo de ide, programas numa espécie de C(tal como no arduino…é compatível), e tens kits muito mais potentes e bastante mais baratos…

      Mas é sempre uma questão de gosto…ou de conhecimento/Desconhecimento…á pessoas que compram um porque o colega do lado comprou aquele…

      Mas isto é como as operadores…se todas as pessoas que conheces teem tmn…então não vás para a vodafone :D

      cmps

      • o básico para mim chega, é brincar um pouco e compra-se usado por 15€ . A minha duvida é em relação ao novo que já contei bastantes cenas incorporadas. o Pinguino não conheço mas vou pesquisar.

        • boas…

          Cuidado ao comprares em segunda mão…não sabes como está o micro…e os avr são caros…

          Podes ter por exemplo portos queimados, e não se vê…so na altura de usar é que a coisa não funciona e nessa situação é que descobres que estão queimadas…

          Se é apenas para umas brincadeiras…acho que um dos mais basicos deve chegar…

          Em relação ao pinguino, deixo-te aqui alguns kits:

          https://www.olimex.com/Products/Duino/PIC32/

          cmps

  6. existe a possibilidade de ver o codigo sem ser em blocos? no s4A

  7. As minhas primeiras aulas de programação foi em scratch. Agora não sabia que havia um “mod” para arduino. Para quem quer começar aconselho. Aprendemos a lógica da programação rápido.

  8. tem como programar no s4a e depois passar o arquivo para ino para ser reconhecido pelo programa do do próprio programador do arduino

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.