Análise: Samsung Wave e bada OS
"Bem-vindo a mais uma análise a smartphones para o Pplware... Hoje trago-vos o novo brinquedo da Samsung, falo-vos do Samsung Wave".
E é mais ou menos assim que começam todas as análises a smartphones. Cada uma é única e especial, mas todas têm algo em comum - são exaustivas, com o objectivo de elucidar e quebrar preconceitos até nos nossos leitores com mais ideias pré-concebidas.
Depois da entrevista exclusiva à Samsung, hoje irei mostrar-vos o Samsung Wave e o seu sistema operativo bada, estreante no mercado, tal e qual como são na realidade - tudo será descascado ao pormenor. Reservem a hora de almoço para conhecer esta nova aposta da Samsung e tirem as vossas próprias conclusões.
Esta análise está divida em Hardware e Software, neste caso o novo sistema operativo bada. Repare-se que tanto o Samsung Wave como o bada são objecto desta análise, daí a descrição detalhada de toda a interface de utilizador, assim como das capacidades de hardware.
Se podia fazer algo mais curto? É claro que podia. Mas considero que o Samsung Wave é uma máquina com potencial, com um grande hardware e um preço não exagerado, e por isso apetecível para muitos consumidores de tecnologia.
Seria aquele tipo de telemóvel pelo qual eu perderia uma tarde inteira a saber mais e mais sobre ele. Se eu vos posso dar esse presente que é o meu conhecimento, não vejo porque não o partilhar de forma completa, concisa e exaustiva. Espero sinceramente que esta leitura seja um prazer para todos vós.
Como última nota, aconselho a visualizarem todos os vídeos na melhor qualidade possível, 480p na maior parte dos casos e 720p no caso do vídeo HD de teste.
Vista geral do Samsung Wave
Outras vistas: [01][02][03][04][05][06][07][08][09]
Conteúdo da embalagem
O Samsung Wave foi-nos cedido pela Samsung e por esta mesma razão a embalagem recebida não apresenta o conteúdo típico de uma embalagem para venda, incluindo por exemplo uns auriculares e um manual de instruções. Dado que o Wave é o primeiro dispositivo do mercado a integrar o sistema operativo bada, esperamos que a Samsung inclua um bom manual para os novos utilizadores. No entanto a embalagem trazia o básico:
- Samsung Wave
- Transformador com entrada microUSB
- Cabo microUSB-USB
Hardware
Especificações técnicas
- Sistema operativo: Samsung bada OS
- Processador: ARM Cortex A8 @ 1GHz
- Capacidade: 1,5GB interna (microSD até 32GB)
- Dimensões: 118x56x10,9 mm
- Peso: 118 gramas
- Rede: GSM quad-band, UMTS dual-band, EDGE/UMTS/HSPDA
- Conectividade: microUSB, Wi-Fi 802.11b/802.11g/802.11n, Bluetooth 3.0 (Stereo), 3.5mm jack
- Localização: GPS (com A-GPS) e bússola digital
- Bateria: Iões de lítio com 1500mAh de capacidade
- Autonomia de conversação: até 15 horas em 2G, até 7 horas em 3G
- Autonomia em espera: até 600 horas em 2G, até 550 horas em 3G
- Ecrã: Super AMOLED com multi-toque
- Dimensão: 3,3 polegadas
- Resolução: 480x800 píxeis (WVGA), a 163 píxeis por polegada
- Câmara fotográfica
- Resolução: 5 megapíxeis
- Gravação de vídeo: HD a 1280x720 píxeis a 30fps
- Funcionalidades: zoom 4x digital, flash LED, auto-focus, geo-tagging, efeitos
- ISO: Auto/50/100/200/400/800
- Modo de captura: Sorriso/Panorama/Contínuo/Beleza/Vintage
- Vídeo
- Reprodução: HD a 1280x720 píxeis
- Gravação: HD a 1280x720 píxeis
- Mensagens de vídeo: Sim
- Streaming de vídeo: Sim
- Chamadas de vídeo: Sim
- Música e som
- Reprodução: MP3 / AAC / AAC+ / eAAC+ / WMA / AMR / MIDI / SP-MIDI / i-melody / WAV / MMF
- Toques: Polifónicos e MP3
- DRM: OMA DRM v.2.0 / WMDRM / DivX DRM
- Tecnologia 3D: SoundAlive
- Biblioteca musical: Sim
- Internet: Dolphin Browser 2.0, HTML, RSS
- Sensores: acelerómetro, sensor de proximidade
Qualidade de construção e resistência
Ecrã
O touchcreen do Samsung Wave é um ecrã capacitivo e por isso a interacção com o mesmo é feita exclusivamente com recurso aos dedos. O ecrã é brilhante e muito suave ao toque, bastante resistente a objectos bicudos - desta vez também fiz o teste "smartphone dentro da mala" - e sobreviveu!
A resistência a dedadas é típica, não esperem a repelência de qualquer gordura neste ecrã, é claro que com dedos suados no ecrã sob o sol, torna-se muito difícil ver algo. Mas um utilizador minimamente cauteloso não deverá ter qualquer problema.
O Samsung Wave é o primeiro smartphone do mercado a integrar o fabuloso ecrã Super AMOLED - uma palavra: fantástico. É de uma qualidade de imagem extrema, facto bem perceptível na visualização de fotografias e reprodução de vídeo em HD nuns fantásticos 720p.
Plásticos (Seamless Aluminium Body)
O Wave é quase todo ele revestido por uma espécie de liga de plástico e alumínio (nota-se no toque), o que lhe confere uma boa resistência, sem descurar a sua leveza. Por ser baço, são expectáveis alguns riscos após a sua utilização diária, se este for deixado desprotegido, tal como no meu "teste da mala".
No entanto, a sua estrutura é sólida e inspira confiança. Embora a bateria seja removível e por isso haja sempre o problema da tampa traseira, esta adere firmemente ao resto da máquina sem qualquer ranger de plásticos. Nunca deixei o Samsung Wave cair no chão, mas a sua queda não me preocupa, dada a robustez do mesmo.
Bateria e autonomia
A bateria, tal como referi anteriormente, é removível e a sua remoção revela de imediato a posição do cartão SIM e do cartão microSD (até um máximo de 32GB). A bateria dá-nos uns valentes 1500mAh de capacidade e ainda assim, o Wave presenteia-nos com uma autonomia invejável no mundo dos smartphones, mais conhecidos por devoradores de energia.
Quando peguei pela primeira vez no Samsung Wave, é natural a sua utilização intensiva - wireless, 3G, muitas aplicações, jogos, chamadas - este perdurou por 2 dias. Com o passar do tempo, a utilização tornou-se mais rotineira - SMS, chamadas, ligar o wireless quando precisava, 3G ligado - e este resistiu durante 4 longos dias. Considero fantástico, tendo em conta que no ano passado, quando analisei o iPhone 3GS, este não durava mais que 1 dia.
Entradas e saídas
O Wave liga-se à tanto à corrente eléctrica como ao computador via porta microUSB, entrando em modo de carga em ambos. O cabo microUSB-USB fornecido permite ligar o smartphone ao computador e utilizá-lo como uma vulgar pen USB, navegar na Internet ou ligá-lo ao Kies, o software que gere o Samsung Wave. Nota positiva para a pequena protecção desta entrada microUSB, protegendo-a de poeiras.
No centro da parte superior do Wave temos um jack de 3.5mm, vulgar entrada para os headphones comuns, outra decisão sensata por parte da Samsung, dispensando assim a utilização de auriculares proprietários. É claro que se pretender tirar partido das capacidades extra de controlo de chamadas telefónicas, é indispensável um auricular da Samsung.
Existem ainda 2 altifalantes, um que transmite o som das chamadas e outro dedicado exclusivamente à reprodução de som. A qualidade de som nas chamadas é mediana, nada de muito espectacular, assim como a qualidade de som reproduzida pelo altifalante encarregue da música. Tem uma boa qualidade de som, no entanto é possível aumentar o volume até um ponto em que a distorção é inevitável.
Por fim, temos o microfone na parte inferior do smartphone. Depois de utilizar a aplicação Gravador de Voz tenho pena que a Samsung não tenha permitido a gravação com uma melhor qualidade, tendo em conta a gama de preço do Wave e o excelente som de gravação na captura de vídeo. O som gravado nessa aplicação utiliza o formato AMR e é tal e qual o som de uma chamada telefónica. É uma pena, a meu ver.
A câmara com os seus 5 megapíxeis bem aproveitados tem uma qualidade fantástica, repito, de cortar a respiração, tanto nas fotografias como na gravação de vídeo, como poderão comprovar mais adiante. No entanto, a sua posição demasiado extrema na traseira do Wave dificulta bastante as fotografias e gravação de vídeo. Volta e meia, lá aparece um dedo na imagem.
Esta situação é ainda mais gravosa quando pedimos a alguém que tire uma fotografia ou filme por nós - quem não está habituado ao Wave terá dificuldades acrescidas. É necessário agarrar no smartphone apenas com os indicadores e polegares, mantendo os restantes dedos bem espetados para longe da lente. É um pouco desconfortável.
Na frente temos ainda uma pequena câmara frontal e um sensor de proximidade.
Botões físicos
- Botão Menu - Abre o menu principal (1 toque); abre a Procura Inteligente (2 toques; abre o Gestor de Tarefas (1 toque prolongado).
- Botão Marcar - Inicia ou atende uma chamadas; obtém o registo das últimas comunicações efectuadas.
- Botão Ligar/Desligar - Liga e desliga o telemóvel; termina uma chamada; sai da aplicação em primeiro plano.
- Botão Volume - Controla o volume geral do telemóvel e de reprodução multimédia.
- Botão Bloquear - Bloqueia/desbloqueia o touchscreen e os botões.
- Botão Câmara - Liga a câmara e tira fotografias ou grava vídeo.
Resumindo e concluindo, deixo-vos este esquema que resume todos os botões, entradas e saídas do Samsung Wave.
Video-análise: Hardware
Índice:
- Página 1 - Hardware do Wave
- Página 2 - bada: Ecrãs, Widgets, Notificações, Atalhos, Bloqueio, Menu Principal, Escrita
- Página 3 - bada: Contas, Contactos, Teclado, Registo, Mensagens
- Página 4 - bada: Internet, Samsung Apps Store, Câmara, Vídeo, Música
- Página 5 - bada: Rádio FM, Navegação (GPS), Procura inteligente
- Página 6 - bada: Aplicações úteis e Jogos
- Página 7 - Prós & Contras, Veredicto Final
Este artigo tem mais de um ano
Estava a ver que não… Eu estou muito satisfeito com o meu 5 estrelas.
Parabéns muito boa análise.
Cumprimentos,
ApacheDraco
a nivel de autonomia não é nada do outro mundo a nokia também anda neste patamar.pelo menos com os E71.
cmps
O E71 não tem:
– Ecrã 3.3 polegadas
– Touchscreen
Só aí faz-se toda a diferença nos consumos
“Estava a ver que não…”
Não sei se isso foi a reclamar ou não, mas se foi acho um bocado injusto..
Estes artigos dão imenso trabalho a escrever de certeza!
Já viste a quantidade de testes feitos?
O texto (em grandes quantidades) todo arrumadinho e limpinho? Não é fácil..
É a vida… 🙂
Espero que também não descurem a reprodução do texto em vídeo. Ou melhor, é mais a reprodução do vídeo em texto, já que os vídeos foram feitos antes do texto.
Os textos consomem muito tempo, é verdade, mas é sempre a andar. Já os vídeos… imagina o nr. de takes precisos até ganhar embalagem e fazer tudo de uma vez… eheh.
Pois, queria dizer conteúdo 😛
Muito bom mesmo, os meus parabéns.
como posso almentar a censibilidade da tela do samsung wave 723 ele as vezes não fuciona
Dsc se não entendi bem a pergunta,mas a sensibilidade do ecran podera estar relacionada com alguma sujidade do mesmo. Pode ser resolvido com um paninho de camurça humido. não custa tentar, né?
Tambem podes estar a referir o alinhamento do ecran…
Excelente analise, como sempre 😉
Acho um smartphone bastante interessante, mas dada a diferença de preços entre este e o Samsung Galaxy S, prefiro esta ultima opção.
Tinha ideia que este iria ter uma GRANDE diferença de preço.. mas afinal não, e penso que a aposta num Android faz mais sentido, quer pela maturidade do sistema, quer pelas aplicações.
Acredito é que sim, no futuro o bada possa vir a ter um grande potêncial se conseguirem focar bem o sistema (dedicado) e puxar programadores para o mesmo, e como qualquer sistema que se prese, dedicado funciona melhor que multiplataforma, mas para já não era opção que fazia. Ando indeciso na troca do meu segundo telefone e penso que neste momento, se tivesse que optar entre este e o Galaxy S, optaria pelo Galaxy S.
Obrigado mais uma vez pela grande analise!
Foi exactamente o que eu fiz esta tarde, obtei pelo galaxy S(ao qual eu recomendo uma análise – relação qualidade/preço absolutamente impressionante!)
As potencialidades do Android não se comparam às do BADA..
Sinceramente, apostar num novo SO quando já estão no mercado tantos (iOS, android, RIM, symbian, e brevemente winPhone 7) a lutar por um “lugar ao sol” parece-me francamente desnecessário e pouco oportuno.
WTF, plástico baço?? Alumínio!
Não me parece alumínio, é um plástico qualquer. Agora, podes dizer que tem revestimento de alumínio, disso já não duvido.
As aparências iludem 😛
“The Wave’s Seamless aluminium body”
(http://www.samsung.com/au/smartphone/wave/features.html)
É alumínio. No fundo é um plástico esquisito porque é aí que se encontram as antenas. Se fosse totalmente em alumínio não havia conectividade para ninguém.
De facto o telemóvel é muito resistente, mas é pouco “unibody”, tem muitos detalhes aqui e ali, torna-se menos bonito, e difícil de revestir com capas tipo InvisibleShield.
Sempre é alumínio num plástico esquisito. Obrigada pela informação.
Não precisas de capas de protecção já q o wave é super resistente vai ao youtube e procura testes no wave a usarem chaves e facas a tentar riscar o ecra e a traseira e nepia 😀 Por isso em termos de resistencias não metam isso em causa…
Acredito que seja super robusto, mas nota-se sempre qualquer coisa. No entanto, é como os vidros dos relógios, estamos sempre a raspá-los sem querer na parede e fica um risco horrível. Com o tempo, quase que desaparecem. É do próprio material.
O GPS só funciona se existir alguma aplicação a pedir sinal. O “Minha Posição” não é suficiente. Se entrares em maps.google.com pergunta-te se queres utilizar a posição actual. Demora poucos minutos. O Route66 faz o mesmo trabalho.
Também tentei dessa forma e não consegui. Mas hoje, vou tentar de novo. Até vou pegar agora no carro, calha bem. se conseguir, actualizo o artigo. Obrigada pela dica.
também tenho dificuldades a receber sinal GPS 🙁
@dude
Estive na rua sem o A-GPS activo e a aplicação “Navegação” aberta por vários minutos e nunca consegui sinal GPS. Tenta tanto tanto, que acaba por me pedir uma ligação de dados. Estive cerca de 15 minutos na rua a andar.
Pois, a mim acontece-me o mesmo, tenho um HTC Touch Pro 2 e uso o Ndrive e também necessito actualizar frequentemente uma aplicação denominada QuickGPS que vem instalada nativamente no Windows Mobile para que o Ndrive apanhe sinal, senão ele não chega lá sozinha. De x em x dias é necessário ligar à internet para actualizar o QuickGPS, senão também não funciona Ndrive como consequência.
Não sei para que serve este tipo de aplicações, mas penso que tanto este QuickGPS nos Windows Mobile’s como o A-GPS no Bada OS devem ter a mesma funcionalidade. Aproveito para citar o descritivo do próprio QuickGPS: “O QuickGPS pode acelerar o tempo de determinação da posição do GPS transferindo os dados de satélites mais recentes através da ligação à internet”…
Finalmente consegui apanhar sinal GPS sem A-GPS. Fiz o seguinte:
– Usei o suporte do meu GPS do carro para o colar numa janela de casa.
– Prendi lá o Samsung Wave, sem A-GPS activo e com a aplicação da Navegação aberta.
– Passada meia-hora fui lá ver e já tinha a posição certa, através de 8 satélites.
Por isso concluo, funciona, mas demora mesmo muito tempo.
Se rodares o telemóvel a calculadora entra em modo “científico”.
Obrigada, nunca me passou pela cabeça, ainda por cima é igual ao iPhone, devia ter-me lembrado. Obrigada.
Ainda bem que nunca te passou pela cabeça, até porque essa do iPhone nem eu sabia.
Parabéns pelo artigo.
Eu estou deliciado com a tua análise! eu nem quero saber do telefone para nada 🙂
Rearranjo automático dos ícones sem autorização, suponho que te refiras a “Setting” > “Menu and widgets” > “Adaptative menu order”…
Caramba rapaz, obrigada por essa! Continua a ler e resolve todos os problemas que encontrei. 🙂
Mesmo assim ordenar menus é uma dor de cabeça. Tens de pensar de cima para baixo, que botões queres, porque se colocas lá um em cima, tiras a posição de todos os que estão para baixo.
Vi tudo, não tenho nada a assinalar sobre o resto. Talvez o facto de os widgets não estarem limitados à appstore. Widgets são só páginas web. A não ser que tenham funcionalidades/características específicas para outros telemóveis, devem funcionar no Bada.
É uma review aprofundada, ao nível de outros sites de referência! Tiveste azar por não ler o manual de instruções todo, mas assim também testas a usabilidade do Sistema Operativo. A intuição é importante. 😛
E olha que ainda li bastante o manual, mas depois nunca mais acabava a análise. 😛
Para tirar esta ou aquela dúvida, nomeadamente a do GPS e da ordem do menu, no qual não achei solução.
Por acaso para a calculadora, nem me passou pela cabeça.
Mas muito obrigada pela tua revisão, não há nada como um utilizador a sério para estas coisas.
O mensageiro instantâneo é uma pena, mas a última versão Beta já suporta MSN, http://resources.palringo.com/beta/java/2.1.7/
Contaste duas vezes contra a qualidade da gravação de som 😛
Pessoalmente considero a câmara fraca em condições de luz fracas, os níveis de sensibilidade elevados a que obriga introduzem muito ruído. À luz do dia é simplesmente fantástica.
O jack de áudio é uma boa opção, mas este é mau. Oferece má conectividade com alguns headphones, e na maioria é preciso alguma força para os introduzir correctamente.
Por acaso reparei nisso da gravação do som, sabes, foi escrito em altura diferentes. Mas é sempre bom reforçar. 🙂
Por acaso eu achei a câmara decente de noite, comparando com câmaras de telemóvel digo.
Desculpem o spam… :\
Tinha sido interessante, na parte dos contactos (que também funciona nas mensagens), o “swype” para a direita, que inicia uma chamada, e para a esquerda, que inicia uma nova mensagem.
Ao compor uma nova mensagem, consoante o conteúdo, pode-se definir se é SMS, MMS ou E-MAIL!
Parece-me uma boa máquina!!
resta esperar por novas aplicações para este SO.
Já agora..para quando uma review para o Optimus Boston?
Nunca reparei nessa funcionalidade do deslizamento. Fica aqui a dica, e vou completar o artigo.
E sim, tal como eu afirmei no artigo, o tipo de mensagem enviada varia consoante o conteúdo da mesma.
No facebook: “…Apenas não consegui fazer “gostar disto” às publicações…” – clicar durante algum tempo na publicação até aparecer a caixa ‘Gosto’, o fundo da publicação fica azul.
Olha olha, outra dica! Obrigada.
Realmente é como tu dizes Ana, mais vale esperar e lançar uma análise decente, que ser o primeiro e ter análises completamente incongruentes e “inverdadeiras”.
Parabéns.
Tenho andado a pensar comprar esta máquina e depois de muita pesquisa esta é “by far” a melhor análise que li!
E então se houver ajustes com a ajuda dos pplwarianos melhor ainda! 😉
1500 “Amperes” (segundo o vídeo). Grande bateria, sim senhor.. com essa bateria dá para aquecer uma sopa!
já agora.. “AmpereS” não existe. Ampere não tem plural, assim como Volt
Estou espantado com tamanha sapiência! Espantoso como expressa os seus conhecimentos. Gostaria muito que me ensinasse um pouco, já que o senhor parece ser de facto um autêntico candidato a prémio Nobel da Supremacia da Inteligência e Superioridade face a todos os mortais!
Um balde de sopa a ferver por esses queixos a baixo é que era pouco!
Plural dos Nomes das Unidades
Quando os nomes de unidades são escritos ou pronunciados por extenso, a formação do plural obedece as seguintes regras básicas:
a) Os prefixos SI são sempre invariáveis;
b) Os nomes de unidade recebem a letra “s” no final de cada palavra, exceto nos casos da alínea c :
Quando são palavras simples. Por exemplo, ampéres, candelas, curies, farads, grays, quilogramas, etc.
Quando são palavras compostas em que o elemento complementar de um nome de unidade não é ligado a este por hífen. Por exemplo, metros quadrados, milhas marítimas, etc.
Quando são termos formados por multiplicação, em que os componentes podem variar independentemente um do outro. Por exemplo, ampères-horas, newtons-metros, etc.
Segundo esta regra, e a menos que o uso da unidade entre no uso vulgar, o plural não desfigura o nome que a unidade tem no singular (por exemplo, decibels, mols, etc.). Não se aplicam aos nomes de unidades certas regras usuais de formação de plural de palavras.
c) Os nomes ou partes de nomes de unidades não recebem a letra “s” no final :
quando terminam pelas letras s, x ou z. por exemplo, siemens, lux, hertz, etc.
quando correspondem ao denominador de unidades compostas por divisão. Por exemplo, quilômetro por hora, lumens por watt, etc.
quando, em palavras compostas, são elementos complementares de nomes de unidades e ligados a estes por hífen ou preposição. Por exemplo, anos-luz, elétron-volts, quilogramas-força, etc.
Peço desculpa, eu queria dizer miliamperes. No entanto, tem razão, é ampere e não amperes.
Mas na verdade, são miliampere por hora, devido ao “h”. Um lapso da minha parte. Espero que a amperagem não o tenha impedido de ler o restante artigo. 😉
Sra. Ana,
Você é que está com a razão…
Ampéres é a grafia correta…
Veja a explicação acima…
O pplware só publica os comentários que lhe interessa.. Os outros -> lápis azul!
És novo por estes lados verdade?
É que os teus comentários estão todos publicados. Acho deves retratar-te aqui, não vá haver alguma interpretação “excomungada” do teu comentário. 🙂
Gostaria de ver uma analise semelhante ao Galaxy S.
E já agora aos sony ericsson com Android a familia x10.
Tenho um X10 mini e estou espantando com esta maquina. Já não preciso de andar com um tijolo para ter tudo na mão.
Também tenho um e realmente tens razão. Faz quase tudo o que um tijolo faz 🙂
Acho que os teus desejos se realização em breve… Não sei, disse-me um passarinho. 😀
Parabéns pelo trabalho Ana. Está muito bom.
É só afinares um pouco as coisas do vídeo e fica excelente.
Mas atenção que eu não fazia melhor…
PS: Se quiseres efectuar uns testes de resistência ao “nosso” Wave, conta comigo!!!
Ele deve ser frágil, mas nas quedas em altura. Ainda não deixei e quero ver se não deixo cair.
Parabéns pelo excelente artigo.
Construção exemplar! Parabéns!
epah.. e tem guarda-costas a menina.. todos nervosinhos.
Mas e em relação ao que eu sugeri?
não entendo o que queres dizer com “retratar-te aqui”.. o que precisas em concreto?
não quero ser indelicado mas esse “Pedro” tem 3 posts todos eles inuteis.. não comenta sobre o artigo, e aparentemente arma-se em carapau de corrida.
Parabéns Ana mais ums excelente artigo da tua parte.
Parabéns Ana pelo excelente artigo, fico a aguardar o próximo.
Excelente artigo.
Para mim, uma das melhores análises já feitas por estas bandas a um telemóvel/smartphone.
Só uma pequena questão que não ficou bem clara para mim.
Na parte do rádio FM.
Falas nas transmissão de rádio.
Não sei se entendi bem, este telemóvel também pode fazer emissão de rádio, ou apenas te estavas a referir a recepção?
Obrigada.
Recepção, por acaso quando escrevi/disse isso (já não recordo) fiquei hesitante se vos iria causar confusão. Devia ter dito recepção.
Este smartphone não suporta transmissão de sinal rádio, acabei de confirmar pelo manual de instruções, corrijam-me se estiver errada.
Transmissão de sinal radio (fm) seria complicado! Mas enfim boa analise, um dos melhores que tenho visto no mundo das internet’s nos últimos tempos. O pplware e a autora estão de parabéns! Só tenho um conselho, se me permitem, para a próxima juntem todos os clipes de video num só!
Torna-se muito mais fácil ver uma reportagem assim…. mas exemplar espectacular o trabalho da ana…mais uma vez parabéns.
Não é assim tão difícil.
Existem pelo menos alguns nokias que fazem isso (não me lembro de modelos).
Tenho um amigo meu que tem um, por isso perguntei.
Acho que é um conceito interessante, pois vais no carro e podes ouvir a musica que tens no telemóvel, o mesmo se pode aplicar ao sistema de som em casa.
Claro que a distancia não é superior a alguns metros, mas suficiente.
Não dá para meter android nisto pois não??????? Então é uma boa merd@ …. é a mesma coisa que ter um porshe e andar com sistema a Gás…. Daqui a um ano este telemóvel não vale a ponta de um corno e bota pó lado.
Enfim….
Olha que não… espera para ver.
No entanto, se gostas tanto do Android, investe no Samsung Galaxy S, é basicamente este, mas com Android. Será falado aqui no PPLWARE em breve…
Ora o Bada SO vai evoluir, a Samsung não é uma marca qualquer que se dê ao luxo de deitar milhões de euros ao lixo !
Como vai existir smartphones de baixa gama com este SO vai-se expandir com “certa facilidade” e vai atrair os programadores.
O Bada está bastante bom para um SO recente, não teve problemas tão graves como o do Bluetooth que existiu noutros SO’s (isto é só um exemplo). É um SO bastante rápido, consistente e de fácil utilização !
Agora digo-vos uma coisa, o Wave é um smartphone bastante completo onde não precisamos de ir tirar aplicações para isto ou para a aquilo pois já vem com quase tudo ! Faz falta ao básico um editor office e uma aplicação para usar o flash como lanterna mas acredito que não falte muito até aparecerem estas 2.
O número de aplicações sobe a cada dia e já há umas quantas com boa qualidade e quando acabar o concurso mundial da Samsung para desenvolver apps aí veremos se têm futuro ou não pois agora ainda é muito cedo !
Cumprimentos
Pois. Não há dúvida que a Samsung investiu bastante no Bada … mas por enquanto só há um dispositivo (o Wave) com ele. Enquanto não houver mais dispositivos é difícil acreditar que os que desenvolvem app se interessem por ele.
Gosto mais do Galaxy S com o Android TouchWiz 3.0
http://bit.ly/daIFTz
Sim, mas daqui para a frente, é exactamente aí que a Samsung investirá – no mercado de baixa gama. Na entrevista que fiz aos representantes da Samsung, estes explicaram-me que não vão competir essencialmente neste mercado mais abastado, mas sim em telemóveis de baixo custo.
O que é bom, obriga os telemóveis Android a baixarem mais o seu preço. Afinal de contas, só agora é que se começam a ver smartphones Android a um preço não exorbitante para ter um SO supostamente “grátis”.
De facto a Optimus vende o Wave por €340. Não e caro,considerando que é um “superphone” (processador de 1 Ghz)
Fiquei de boca aberta com a qualidade do video 😀 venho o iphone 4 lol
Parabéns pela análise.
Ana Narciso: estás de parabéns pela tua análise.
E o mínimo que posso comentar é agradecendo o teu trabalho.
Em relação ao equipamento é uma máquina bastante interessante mas é inevitável a comparação do SO com outros e, resta-me dizer que realmente nota-se o quanto se pode ganhar por aderir ao mundo Android.
Uma vez mais os meus sinceros parabéns pelo trabalho demonstrado. 😉
Para já só nas aplicações. Até ao final do ano vai ser manteiga para os droids.
Estou muito satisfeito com o meu cinco estrelas.
Parabéns muito boa análise.
Cumprimentos,
Álvaro Anjos
Excelente análise, eu ainda estou na duvida entre esse e o galaxy s acho que vou esperar pela análise da Ana ao galaxy para depois tomar a dicisão final…
Obrigada.
Análise ao Galaxy, não vou ser eu, mas quem for, fará com certeza um trabalho digno do Pplware. 😉
Mas que análise mais detalhada Ana, estou cansado só de ler, estás de parabéns, muito boa mesmo, estão aqui muitas horas de trabalho (acredita que eu sei).
Tenho que confessar que o Bada me surpreendeu pela positiva, tendo em conta que é um sistema novinho em folha até nem está nada mau, embora tenha muito ainda para melhorar, e vai também depender muito das aplicações, se os programadores apostarem no sistema a evolução estará garantida.
Faltou foi um pequeno teste na robustez, deixares mesmo que o telefone cai-se ao chão ;), para ver do que realmente é feito, é que numa utilização “normal” o dito cujo vai ter sempre encontros imediatos com o solo. 🙂
Abraço.
Obrigada 🙂
Isso de deixar cair ao chão ainda me passou pela cabeça… mas acho que até seria mau para mim se a Samsung visse isso aqui escrito, eheh.
O meu já foi ao chão e ficou como se não tivesse acontecido nada… mas quando o vi no chão tive uns calafrios… lol
Ahah, eu conheço essa sensação. Mas pronto, já temos um beta tester das quedas e… sobrevive! 😉
Só uma correcção, a ficha de ligação do carregador no telemovel (ou ligação ao pc) não é micro USB… Micro USB é universal, e essa não é a ficha universal. Provavelmente sera uma ficha especifica para samsungs…
É engraçado como a Samsung se refere ao extremo mais pequeno do cabo como micro USB, segundo o manual de instruções. Mas sim, não me parece o vulgar microUSB, será talvez uma variante “não standard”?
Confirmo com o meu Samsung, não é Standard. É mesmo usado pela Samsung em todos os modelos. 😉
Confirmado então. Mas para a Samsung, é micro USB, eheh.
Esqueci-me referir que o meu é um Samsung Innov8.. mas a entrada é igualzinha a essa e é comum nos Samsungs. É ligeiramente mais fina que os tradicionais “mini usb’s” 😉
Acabei por verificar as minhas fontes e se pesquisarem pelas especificações deste modelo, todas referem “microUSB v2.0”.
Encontrei neste site a especificação: http://www.globalspec.com/FeaturedProducts/Detail/AEMLLC/Micro_USB_Cable/76972/0
E parece-me que é uma entrada igual ao do Wave. Confirmem.
Já percebi o que é.. o pessoal está a fazer confusão entre MicroUSB e MiniUSB 😀
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Usb_connectors.JPG
Confirma-se.. é MicroUSB 😉 é igual ao meu
Boa análise
Tinha um Nokia E51 e a entrada que dizem ser Micro USB funciona perfeitamente no Wave, seja a carregar ou a ligar ao PC…
O Wave é fantástico e estou muito satisfeito.
Estou de facto maravilhado. Acho que a foi sem dúvida, a melhor review de um telemóvel (smartphone) que já vi até hoje (e já vi muitas mesmo).
Muito completa, com muitos e muitos detalhes, impecável ao fim ao cabo.
Quanto ao aparelho em si, e ao novo sistema operativo da Samsung BADA OS, gostei imenso mesmo, do que pude ver. Eu estou neste momento a tentar decidir para adquirir um smartphone em breve, e já estive a ver vários, nomeadamente este Samsung Wave, também, e por o SO ser algo recente, ainda tem algumas falhas. Gostava, já agora de saber alguma informação..
Relativamente às condições meteorológicas, estas funcionam só com ligação de dados os funcionam por GPS??
Dá para utilizar o telemóvel de forma “profissional” também (ou seja, como agenda e isso). Eu tenho o meu Nokia 5530, mas infelizmente foi um telemóvel mal pensado por parte da Nokia, mas enfim..
Obrigada pelo teu comentário. 🙂
Quanto à previsão meteorológica, é utilizada apenas a ligação de dados, 3G ou WiFi.
Utilizar de forma profissional… podes especificar melhor? Se te referes à sincronização de contactos com o Outlook, existe. Sincroniza ainda contactos utilizando o Exchange ActiveSync que funciona por exemplo com os contactos do Gmail ou de qualquer e-mail que use o Google Apps.
Se fores uma pessoa que usa a sua agenda como base da organização do dia: reuniões, compromissos e outros, o bada também é completo, sincroniza o calendário com serviços online como por exemplo o Google Calendar (ou qualquer outro que utilize Exchange ActiveSync.
Ler documentos do dia a dia também é muito rápido, mas não tem nenhum editor tipo “Office”.
Mas só se especificares o que pretendes é que posso dar uma resposta mais completa.
Olá e Parabéns pela análise!
Estou à espera do meu Wave… parece que anda esgotado em algumas lojas!
Entretanto gostava de uma ajudinha antecipada!?
Tenho todos os meus contactos na memória do meu telefone actual (LG-KS20) e gostaria de saber qual a forma mais fácil de os conseguir passar todos para o Wave, logo que este chegue!
Obrigado!
Não tens de quê 🙂
Hum, relativamente a meteorologia é pela ligação de dados 3G ou Wi-Fi.. é que no HTC HD 2 por ex, é atraves de GPS que aparece o estado do tempo (logo no ecrã inicial.
Sim, quando falo de utilizar de forma profissional refiro-me a agenda, utilizar como reuniões, tarefas, compromissos e por aí fora (isto é muito importante para mim num telemóvel). O facto de ler documentos office, é uma mais valia para mim, e para muitos, de facto (penso eu).
Queria também ser mais uma informação.. Relativamente às mensagens, eu posso ter as mensagens que quero, ou tenho um limite de 250mensagens, como sempre foi na Samsung, em todos os telemóveis?
Obrigado 🙂
EDIT: 1300 SMS, ver a minha resposta em baixo.
Esta na casa das 300 sms´s.
Na verdade são 1300 SMS.
Hoje descobri a navegar pelos menus do Wave os limites de armazenamento (Definições – Memória – Estado da Memória):
Limite de SMS: 1300 SMS na memória do telefone e 15 no cartão SIM.
Limite de MMS: limitadas à memória interna do telemóvel, bem mais de 500MB.
Mensagens Push: 30 no telefone.
Mensagens de difusão: 200 no telefone.
Mensagens de configuração: 30 no telefone.
Tudo o resto partilha a memória interna, mais de 500MB.
Espero ter esclarecido a dúvida, ainda que tarde.
Bela review, Ana!
És oficialmente a principal responsável por me ter deitado às 4h40 a noite passada!! lol
Já agora, para quem quiser experimentar o Wave um pouquinho, está em exposição no El Corte Inglês, em Lisboa.
Estive a “brincar” um pouco com ele lá e fiquei bastante bem impressionado! 😉
É sempre um prazer provocar noitadas a quem lê as minhas noitadas. 😀
Ser proprietário é muuuuito melhor!!!!
Adorei a review. Grande Trabalho!
Eu tenho um e estou muito satisfeito com ele. Tenho é uma dúvida. No caso de o telemóvel n ter o wifi ligado, ao usar uma app ou widget que por exemplo se actualizem sozinhos, ele conecta-se à rede da tmn e isso gasta. Como é que eu posso fazer para bloquear isso sem eliminar o perfil da rede tmn? Obrigado.
Menu -> Settings -> Connectivity -> desactivar o “Use packet data”
Desta forma ele deixa de usar as ligações da Operadora
Acabei de descobrir como fazer um reset de fábrica no Samsung Wave!
Marcar o seguinte número no Teclado:
*2767*3855#
Bom para quem tem problemas, este código reinicia tudo para as definições de fábrica incluindo o firmware.
(por vossa conta e risco)
Caríssima, para ver o restante da bateria é: *#0228#
Dispõe.
Obrigada pela dica, Paulo 🙂
E entretanto descobri mais outros tantos códigos… será provavelmente o próximo artigo. 😉
olá… olha, no site da tmn diz 450h em modo de espera em 2G e 200h, tb em modo de espera, em 3G. Vc diz 600h e 550h respectivamente! O mesmo c o modo de conversaçao… vou poupar as teclas do meu pc pa dzr so k em vez de 15h, estao 12h e em vez de 7h, tão 6h, modo 2G e 3G respectivamente.
E agr?? Quem está certo?!
Segui as especificações oficiais da Samsung:
http://www.samsung.com/pt/consumer/mobile-phone/mobile-phone/style/GT-S8500BAATPH/index.idx?pagetype=prd_detail&tab=specification
Provavelmente é o site da TMN que está incorrecto.
entao, faça lá as contas cmg…
vc diz k dura, em utilizaçao normal, suponho 2G, 4 dias. 4 dias = 96h, o k é mt diferente das 600h = 25 dias (absurdo msm, pois nhum telemovel dura 25 dias sem s carregar, quase um mes sem ligar à ficha… impossible indeed!!!) já os anunciados pela TMN, 450h, aprox. 19 dias, já é um exagero.
explique-m lá isto, entao, sff.
Não. Eu disse que consegui que durasse 4 dias com utilização normal em 3G, usando esta ou aquela aplicação e ligando apenas o WiFi quando necessário.
Com utilização mais intensiva dura-me 2 dias.
É claro que há muitos factores que influenciam a autonomia, e os valores dados pelo fabricante raramente correspondem à realidade. Por isso mesmo, escrevi o que aconteceu no meu caso.
ah ok… pronto. assim ta mlhor, I guess! entao n posso contar c uma duraçao mais do k 5 dias, pois n?! isto, msm k eu nao use o wi-fi, visto s tiver k usar a net, uso o meu pc.
Outras aplicaçoes n sei, visto n ter o telemovel.
@Frederico
Consegues 5 dias se desligares o Wifi e usares apenas 2G. Mas se queres desligar tudo, para que precisas de um smartphone com tantas capacidades?
entao diz-m so uma coisa. eu n devo usar o wi-fi, por tanto desligo-o, mas quais são mesmo as diferenças entre usar 2G e 3G??
esquece o k eu disse no outro, pois esqueci-m d por um visto na caixa k diz pa receber a resposta no mail!
entao diz-m so uma coisa. eu n devo usar o wi-fi, por tanto desligo-o, mas quais são mesmo as diferenças entre usar 2G e 3G??
O 2G é muito mais lento que o 3G. Se pretendes aceder à Internet, usar 2G não é lá muito prático… no entanto gasta muito menos bateria.
“Aniversário – Apresenta os aniversários dos nossos contactos. No meu caso, como importei também os meus contactos do Facebook, aparecem aqui directamente os aniversários dos meus contactos.”
Já agora podes-me dizer como fizeste isso?
Indo a contactos, e depois ás opções, tem lá “Obter amigos”, mas nas redes sociais aparece apenas o twiiter e o myspace.
Cumprimentos =)
Adicionaste previamente a tua conta Facebook ao Wave?
Vai ao menu principal > Contas > Adicionar conta.
Depois de adicionar, selecciona a conta Facebook e marca tanto a sincronização de contactos como a sincronização da agenda. Força a sincronização manual – às vezes não dá bem a primeira, tenta até aparecer na área de notificação (topo do ecrã) a indicação de que está mesmo a sincronizar.
Depois disso já deve aparecer. Se não aparecer, podes sempre reiniciar o Wave.
Achei interessante tanto a descrição como a entrevista sobre o Wave e como aquiri um, recentemente, ainda gostei mais. De facto este smartphone é espectacular e ainda não usei todas as facilidades concedidas. E aparte o que já foi escrito por outros é referido em determinada altura o software para ligação ao PC o Kies – e aproveitando o balanço e a ousadia gostaria que se alguem disponivel se ajudasse neste software que conforme a página oficial da Samsung, fiz o download da última versão (1.5.1.10074_2_6 de 2010/08/03)para o meu PC com o windows 7 a 64 bits e até hoje não o consegui instalar. 1º ao extrair fica a “pasmar” sem concluir a instalação e apesar de várias tentativas e tambem de desligar a firewall e o antivirus o resultado foi o mesmo NADA. Será que alguem me pode dar uma dica? Desde já muito agradecia, reconhecendo que este blog não é um consultório técnico mas qualquer ajuda é benvinda.
Assimtrabalharia melhor com o meu Wave
Obrigado
Vitor Simões
O meu agora sempre que abro um jogo (qualquer um) diz-me que tenho pouca memória e pede para fechar os widgets.. Não percebo o porquê, visto ter cartão de 4Gb e tenho tudo no cartão! Acontece com mais alguem isto? Sabem-me dizer o que se passa?
Não tem a ver com a memória do cartão, tem a ver com a memória RAM. Jogos que utilizem por exemplo o 3D gastam muita RAM. Faz o seguinte:
1 – Carrega durante algum tempo no botão Home.
2 – Aparece uma lista de aplicações que estão a correr em memória. Deixa apenas a Ecrã Principal e Widgets abertas, o resto, mata.
3 – Tenta de novo abrir o jogo. Se não der das duas uma: ou repetes o ponto 2 e matas os widgets ou reinicias o telemóvel para limpar a RAM.
Obrigado pela resposta! 🙂
Eu já costumo fazer isso que descreves.. geralmente mato o widget do tempo, e depois consigo jogar. Mas antigamente não era preciso fazer para o mesmo jogo! Tou a ver que o Wave tem muito pouco RAM.. :S
Já agora, o software de navegação que já vem com o Wave, já o testei.. fiz o download do mapa de Portugal, mas quando pretendo iniciar a “viagem” o mapa não acompanha a Seta (que indica a minha posição)! Só com o dedo é que consigo arrastar o mapa para acompanhar a seta.. É alguma configuração que não estou a ver?
Já agora o Ndrive não fuinciona.. diz que o tlm não está autorizado! Segundo a Ndrive só os que foram comprados em PT é que estão.. mas o meu foi comprado na Fnac cá em PT.. logo.. WTF?!
Não és o único. Há vários sítios aí pela net onde utilizadores como tu se queixam do mesmo. Eu continuo sem conseguir utilizar o Ndrive.
O NDrive só está autorizado a quem compre o Wave pelos pontos da TMN. Quando houve o lançamento do Wave cá em Portugal e isso ainda não estava bem definido, os primeiros tiveram a sorte de ficar com o dispositivo autorizado e por isso usam o NNrive.
Boas.. Não sei se alguém aqui ja lhe aconteceu, mas tava a trocar mensagens e por acaso ja tava cheio de sono, e ao escrever, carreguei sem querer no botão das opções e no bloquear contacto! Acontece que agora todas as mensagens dessa pessoa vão para a caixa de spam, e ainda não percebi como é para a tirar da lista de bloqueados!
Até ja experimentei a apagar o contacto e criar d novo, mas continua igual..
Cumprimentos
Fácil 😛
Definições > Aplicações > Mensagem > Defin. Gerais > Bloquear mensagens.
Nesse ecrã só tens de eliminar a linha responsável pelo bloqueamento do teu contacto!
ahhh… ja tinha andado á procura disso, porque em tempos lembro-me de ter estado a ver isso, mas não tava a conseguir encontrar! 🙂 many thanks 😉
Já saiu a nova versão do bada, o bada 1.0.2.
– toque das sms e do email diferente,
– possuí indicador de potencia de sinal Wi Fi,
– actualizações OTA (Over the Air),
– o símbolo do alarme mudou,
– menu de ligação do Wave ao PC está diferente,
– sistema muito mais rápido
Em breve deve sair o bada 1.1 poiso Samsung Wave 723 que vai ser lançado este mês já trás o 1.1.
Obrigada pela informação 😉
Alguém me sabe dizer no samsung wave 723 quais os tipos de escrita das mensagens? se é só estilo teclado de computador ou se também possui o tradicional dos telemóveis que não são Touch Screen?
Boas, ha alguma novidade sobre o NDrive para a grande maioria em que nao funciona?
Pelo que se vê no site da YMN parece que quem comprar online têm direito ao Ndrive. Na própria aplicação da NDrive afirmam que apenas IMEIs autorizados pela Samsung terão acesso.
Os restantes têm de esperar (meu caso) e acredito que quando abrir a Samsung Apps Portuguesa dará para comprar o Ndrive.
*TMN (lol)
Quando vou á Samsung Apps diz para actualizar o software através do Kies. Alguém sabe como actualizar o software do telemóvel através do Kies?
Diogo, é muito fácil. Depois de o Kies estar aberto lá embaixo tens uma barra com vários items. Passa o rato pelos últimos do lado direito e tens o item para actualizar o software. Espero que sirva.
humm… o que é de actualizar o firmware? Da última vez que actualizei, deu erro durante a actualização!
Parabéns pela analise do wave, estou para receber o meu mas ainda não sei se fico com ele ou o sony mini 10, pois o wave não abre doc pelo q pude ver… e custa mais.
Obrigada 🙂
O Samsung Wave abre documentos .doc sim, e .docx também e tantos outros…
eu tenho os dois x10 mini e samsung wave..nao da para comparar! x10 mini nao tem camara frontal nao tem como bloquer o telefone sem ser esperar 30seg (a muito tempo)ponho no bolso e ligava sozinhoentre outras coisas, a bateria nao aguenta mais que um dia sem mexer muito se mexo muito tenho de carregar 2x dias…o bleuthoo é um problema para eviar nao sei se o problema é do telefone ou do so Android..apenas no gps o x10 mini a ver ganha muito simples e rapido)
o wave tem de molhor resistencia, ecra, resulução da camara camara frontal a bateria é bastante boa nao precisa carregar todos os dias o bleuthoo ainda nao experimentei mas deve ser ok…é o meu ponto de vista..apesar do wave ser maior é mais caro, compensa
ola gostei muito da anlise, obrigado pelo trabalho.
Comprei um htc wildfire tenho mais dois dias para trocar estava pensar ir buscar esse..mas ja ouvi dizer tem alguma carrencia de software flash..e que fico um pouco limitada a navegar na net e ver filmes. confirma se? se sim a hipotese de instalar ?
mais uma pergunta..ele deve ter alguma aplicação tipo MARKET como os androids (nao?), axas quee tem assim tao poucas aplicaçoes?há algum site onde possa ver todas as aplicaçoes sem o tele movel? obrigado
Existe o Samsung Apps Store, descrito nesta análise. Para veres o vídeo de analise, vai a https://www.youtube.com/watch?v=cpKSx-kNlKc.
As aplicações não irão ser poucas, pois na loja em França têm 1900… e no Reino Unido 1800…., portanto, resta esperar que elas hão-de vir para portugal.
estive agora mesmo a ler um comentario aonde diz ke ele uma uma appstore mas ainda nem esta em funcionamento…nao sere muito fiavel esperar…e esse novo software bada nao vem nas novas series de wave?podera ja vir com appstore em funcionamento…???????
Não está em funcionamento? Claro que está!
Está aí uma grande confusão… o Samsung Wave vem equipado com o sistema operativo “bada” que entre muitas aplicações, vem com a aplicação que dá acesso à Samsung Apps Store, onde é possível descarregar aplicações.
instalei agora a aplicação kies da samsung para ver se conseguia ver as aplicaçoes..mas nao abre todo o resto do programa trabalha menos samsung apps é normal sera por nao ter telemovel conectado?
http://www.samsungapps.com/topApps/topAppsGate.as
Podes vê-las todas aqui.
http://www.samsungapps.com/about/onPc.as
JÀ comprei realmente o telefone qualidade/ preço esta muito bom os equivalente sao mais 150 200 euros exelente qualidade de imagem e camara. desculpa os comentários anteriores nao me fiz entender muito bem 😉
ola estou ter problemas em instalar o software kies…grande parte das vezes tenho de terminar a tarefa forçadamente..e kuando acaba por arrangar nao sincroniza fica a procura sem resultados ,preciso actualizar o telemovel para instalar app e nao consigo alguem pode ajudar?alguem esta a ter o mesmo problema?
VERSÃO DO KIES KE ESTOU A UTILIZAR:1.5.1.10074_45
NO WINDOWS 7 pc é novo não tem problemas nenhum…
Já alguém actualizou o firmware através do kies? da unica vez q tentei deu erro..
mas chegar te conseguir conectar o telemovel?eke eu nem isso o programa kies parece muito instavel
sim isso consigo sem problemas nenhuns. O problema foi quando tentei actualizar o firmware. E quando entro na Samsung Apps, diz para actualizar o software do telemovel.
Menu -> Definições -> Actualização do Software
“Inicie sessão na sua conta Samsung para transferir a actualização do software” <- aparece-me esta mensagem quando seleciono "Actualização do Software"
Apareçeu-me esta opção de actualização do software depois de actualizar o firmware pelo Kies. Onde é feito esse login na conta da Samsung para se poder efectuar a actualização?
na samsung apps mesmo por baixo do icon do telemovel diz abrir conta ou criar conta se nao me engano talvez seija isso…esprimenta tambem podes fazer directamente pelo telemovel nas samsung apps tem la uma opeção de iniciar seção ou abrir conta uma coisa assim….como fazer para conectar o telemovel?tem de estar em akgum menus ou de alguma forma especial?
o meu tambem pede para actualizar kuando kero instalar algumas aplicaçoes..so é possivel actualizar atravêz do pc?
Parabéns pelo esplêndido review.
Relativamente ao software de GPS, o Route 66, a funcionar em modo A-GPS, tenho tido uma experiência completamente diferente! Detecta a posição em poucos minutos ( em situação de pouco céu visível é mais lento, mas não demasiado – numa janela de um hotel de Lisboa com 1/4 ? do céu visível terá demorado uns 4 minutos). Depois de detectar a posição é infalível. Os recálculos são rapidíssimos pedindo meças a qualquer sistema GPS. Uma maravilha. Um potencial problema: em navegação aquece imenso. Será que resiste a muitas horas de aquecimento?
É a primeira vez que visito o site e o fiz por causa do celular em tela que quero comprar.
Ótimo review, bastante completo e entusiasmado.
Tens um leitor do Brasil, ou diria mais um, acredito que eu não seja o único por aqui.
Ainda bem que foi do teu agrado. 🙂
Para saberes sempre das últimas novidades, aplicações, tutoriais acerca do bada, dá uma olhada na nossa categoria: https://pplware.sapo.pt/category/smartphones/bada-smartphones/
O GPS do meu Wave não funciona, porque será?
Também estou falando do Brasil, e aqui já tem programas de capacitação para desenvolvedores em BADA.
http://www.cesar.org.br/prorrogadas-inscricoes-para-residencia-em-bada-da-samsung-e-c-e-s-a-r/
Ola!
Eu tenho um sansung wave que foi comprado no exterior… e por isso nao tem a opcao de colocar “portugues”… E é muito importante para mim poder ter pelo menos a opcao do “T9 ” para escrever mensagens em portugues… Alguem sabe como eu posso fazer com que tenha tb portugues neste telemovel??????
Boa tarde. Estou com o meu Wave e estou bastante contente com o aparelho. No entanto eu não consigo marcar a opção de “escrita inteligente”, tentei de várias formas, mudando os tipo de teclado/escrita mas a opção permanece inativa. Alguma dica? Por favor. Obrigado!
Wagner, quando inicia a sms tem nas teclas de baixo a que que diz “T9”, clicas nela e passa a escrita inteligente. abraço- para passar a normal clicas de novo.
Olá Ana, simplesmente o trabalho que está a fazer em volta do Wave tem sido fenomenal. Como ainda estou à procura do smartphone ideal (ou por aí perto), tenho visto muitas opiniões e análises sendo as suas as que mais informam o publico sobre este smartphone. Sinceramente ainda só não comprei uma vez que estou um pouco renitente relativamente à plataforma bada. Aquilo que gostava de lhe perguntar são duas coisas:
1º – Uma vez que a Ana está bem por dentro do mundo dos smartphones (pelo menos melhor do que eu de certeza), diga-me sinceramente: vale a pena investir neste smartphone que apesar de ter caracteristicas espectaculares tem SO bada? E se este SO terá sucesso competindo com os outros já existentes.
2º – Uma vez que tem acesso priveligiado a informação, sabe se a sapo está a desenvolver aplicações para bada como desenvolveu para todos os outros SO’s? É que dá um jeitão ter cine sapo, banca de jornais (as noticias do daily briefing são estrangeiras), sapo futebol, etc…
Mais uma vez muitos parabens pelo seu trabalho incansável e que tanto jeito dá a quem tem um wave (ou pode vir a ter).
Cumprimentos
Muito obrigada pelo apreço. 🙂
1 – O SO bada é sem dúvida um SO muito robusto, com muito poucas falhas ou bugs, tendo em conta a sua tenra idade. Quanto à sua capacidade de competir num mercado dominado pelo iOS e Android… já não tenho tanta certeza. O bada está a perder para estes SOs em termos de aplicações, o que afinal de contas, é a base para a propagação de um SO.
2 – Não não sei, e duvido que estejam a desenvolver. O mercado das aplicações, tal como disse no ponto acima, está ainda numa fase muito inicial. Até tem muitas, mas muitas delas são pagas e nem têm assim tanta qualidade quanto isso. Se se pretende utilizar intensivamente apps desse género ou outras bastante conhecidas no iOS e Android, o bada não é uma boa escolha.
Resumindo, eu acho o Wave uma máquina excelente, com muito boa performance, qualidade de ecrã, de fotos, vídeos excelente, mas peca realmente nessa questão das aplicações. Esperemos que a Samsung avance com força na massificação do bada. Caso contrário, será mais um.
Obrigada mais uma vez, o trabalho é feito com todo o gosto para vós, leitores deste site. 😉
Existe alguma aplicaçao,(de preferencia a custo 0),do MSN para este telemovel, onde posso encontrar?
Galera,
Consigo configurar a memória interna do wave?
Não posso mais instalar aplicativos pois ele possui apenas 300mb para isso, e o restante para emails e mensagens.
Se pudesse alterar e colocar menos para mensagens e mais para aplicativos, seria interessante.
vlw
Olá!
Eu comprei um tablet da sansung. Quando entro na SANSUNG APPS para poder baixar aplicativos, etc, aparece a seguinte informação:
“ATUALIZAÇÃO DE APLICATIVOS SANSUNG DISPONÍVEIS. ATUALIZAR?”
Ai tem as opções: OK ou CANCELAR
Quando eu clico em CANCELAR, ele sai do Sansung apps, e quando eu clico em OK, ele aparece a seguinte informação: POR SEGURANÇA, O SEU TELEFONE ESTÁ CONFIGURADO PARA BLOQUEAR A INSTALAÇÃO DE APLICATIVOS QUE NÃO FORAM OBTIDOS A PARTIR DO ANDRIOD MARKET. E mostra as opções CONFIGURAÇÕES ou CANCELAR. Sendo que quando eu clico em cancelar, ele sai do sansungo apps, e quando eu clico em configurações, ele abre uma janela chamada APLICAÇÕES, que tem varias opções: FONTES DESOCNHECIDAS, GERENCIAR APLICATIVOS, SERVIÇOES EM FUNCIONAMENTO, DESESNVOLVIMENTO, SANSUNG APPS.
Nao sei o que faço, pq nao sei como desbloquear essa aplicação, e não consigo entrar na sansung apps.
Você poderia me ajudar???
Muito obrigada!
ana eu sou de Angola pertece ao comtinete Africano ok.
tenho um problema.
e seguente ñ conssigo baixar o jogos para este telefone, com posso baixar os jogo para samsung bada wave,e ñ cosssingo configurar o skype sera que da para fazer isto?
porfavor ajuda-me, o meu samsung é novo e nao tem nada.
Os jogos devem ser descarregados através da aplicação Samsung Apps, disponível no menu principal.
Quanto à configuração no skype, não sei, qual é o problema em concreto?
Ola,
Fiz atualização do meu samsung, e agora quando recebo mensagens elas ficam no cartão em vez de ficarem no telefone. sabem porque?