PplWare Mobile

Gow – Comandos Linux no seu Windows

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. treco says:

    Bom artigo, mas isto “Para todos os que usam como sistema operativo o Linux, para além do Windows, por vezes é complicado estar a transitar entre eles, principalmente por as ferramentas que o Linux disponibiliza na linha de comando, serem muito mais interessantes e capazes que as que o Windows disponibiliza.” não corresponde à realidade.

    Só diz isso quem não conhece o PowerShell, que é uma ferramenta muito poderosa no Windows XP, Vista, 7 e depois 8.

    • Julius says:

      Coitadinho! Não deve conhecer 2% dos comandos no linux…
      PowerShell é uma tentiva porca da microsoft de fazer algo que lembre o Bash;
      Não tem como comparar!

  2. YaBa says:

    Muito bom! Para quem sempre gostou da linha de comandos dá sempre jeito 🙂

  3. mana says:

    Será que dá para fazer
    rm -rf c:\windows

  4. Carlos says:

    Só uma palavra: PowerShell.

  5. treco says:

    Eu vejo a informação que existem 4 comentários, um dos quais deveria ser meu, mas quando abro o artigo só vejo 2 comentários? lol

  6. carlos says:

    Dificuldades em ter mais de um S.O. no portátil, ao mesmo tempo, é coisa do passado, hoje a virtualização do Tipo 1 creio eu 🙂 permite ter a correr ao mesmo tempo vários sistemas , eu tenho no meu pc : Win7_64bits, win732bits, xp, ubuntu, ja tive para efeitos testes Mac OS X, Chrome os, windows 8.

  7. cajo says:

    A virtualização do tipo 1 resolve hoje o problema de ter mais do que um sistema no pc ao mesmo tempo, Linux e windows podem funcionar lado a lado.

  8. Preto says:

    Muito interessante essa ferramenta!!!
    Mas vejo muita gente falando no tal “PowerShell” é faço uma pergunta a eles,quantos administradores Windows usam ele???
    Creio que não preciso dizer mais nada…….

    Abraço a Todos

    • treco says:

      Ficas a saber que com o passar do tempo todo o tipo de automatização em Windows passará por PowerShell. O PowerShell está-se a tornar o motor central.

      O Windows PowerShell que sairá com o Windows 8 e que estará disponível também para o Windows 7, será muito mais avançado que a segunda versão.

      Empresas como a VMware já suportam o PowerShell. Acredito que futuramente muito mais será possível de automatizar.

      • Preto says:

        Boum….
        Falou falou e so disse que futuramente….
        O Powershell pode ser bom creio eu que deve ser ,mas nunca será nativo e bom como o Bash no LINUX,isso é fato……!!!!

        • treco says:

          O PowerShell é nativo ao Windows XP SP2/SP3, Windows Server 2003, Windows Vista/Server 2008 e Windows 7/Windows Server 2008 R2, etc

          Obviamente a Microsoft não podia modificar tudo de uma só vez, pelo que desde que foi introduzido no Windows, em 2006, tem sofrido um fase evolutiva, e na sua versão 2.0 já é bastante poderoso, mesmo. Na sua versão 3, sê-lo-á ainda mais.

          Apenas para perceberes a importância do PowerShell. Inicialmente, os programas que suportavam PowerShell, apenas atribuiam uma pequena parte da sua automatização ao PowerShell. Precisamente para que os administradores não tivessem que aprender tudo de uma só vez. Para não mencionar que tal também significaria que os próprios programadores tinha que refazer por completo os seus programas; algo impensável, acredito.

          Mas, hoje em dia, e futuramente, temos um esquema do género:

          Programa > Motor do PowerShell > GUI. Tudo o que é feito na GUI é efetuado pelo próprio PowerShell. Ou seja, é possível uma automatização completa do programa, sem usar a GUI.

          Com isto não digo que todos os programas suportam tal, pois tal como disse é um processo evolutivo; mas, posso dizer com 100% de certeza que o camimho não é o Gow.

          O Gow não vai ser o motor central, como é óbvio. O PowerShell é que será.

  9. gteles says:

    Eu pessoalmente nao uso powershell…o cmd continua a fazer o seu trabalho bem feito 😉

    Mas não comparar ao linux, até porque so nos ultimos 6 meses é que começei a trabalhar com linux (Red Hat/CentOS).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.