Windows Server 2008 em Workstation – Parte 2
Ainda ontem aqui apresentámos o Windows Server 2008 enquanto alternativa ao Windows Vista. Hoje continuamos o nosso guia para lhe ensinar a personalizar da melhor forma este sistema operativo.
Informação de Proprietário O Windows Server 2008 vem, por omissão, registado para Windows User, na informação de proprietário. Porque não queremos colocar de parte qualquer detalhe, e para que possa personalizar ao máximo o seu novo sistema operativo, abra o Editor de Registo, digitando regedit na janela Run (Win + R).
Aí, navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion e, com um duplo clique na chave RegisteredOwner, altere o seu valor. Poderá também, opcionalmente, alterar o valor da chave RegisteredOrganization.
Digite winver na janela Run para confirmar a alteração.
Mude o nome do Computador Quando iniciou pela primeira vez o Windows Server 2008 certamente terá reparado numa aplicação com o nome Initial Configuration Tasks. O mais provável é ter clicado em Do not show me this window at logon. No entanto, precisamos dessa ferramenta para alterar o nome do seu computador na rede!
No menu Start digite oobe na caixa de pesquisa e prima Enter. Aí, clique sobre Provide computer name and domain e surgirá então uma nova janela com o nome System Properties - na verdade, poderá aceder a esta janela directamente digitando sysdm.cpl em Run.
Basta clicar em Change para alterar os valores de Computer name e Workgroup. Clique em OK e reinicie o seu computador.
Desactive o Ctrl + Alt + Del no Logon Bem, é exactamente isto. Para não ter que utilizar esta combinação de teclas ao iniciar sessão, no menu Start, em Administrative Tools, execute a ferramenta Local Security Policy. No menu à esquerda clique em Local Policies e, de seguida, em Security Options. Aí, procure o item Interactive logon: Do not require CTRL+ALT+DEL.
Com um duplo clique abra a janela de propriedades e seleccione a opção Enabled.
Active o som de ínicio de sessão Saudades do harmonioso som do Windows durante o logon? Mais uma vez, abra a janela Run, premindo Win + R no seu teclado, ou através do menu Start, e digite gpedit.msc para aceder ao Local Group Policy Editor.
No menu à esquerda navegue por Computer Configuration, Administrative Templates, System, Logon. Com um duplo clique em Turn off Windows Startup Soundr, para abrir a janela de propriedades, altere esta definição para Disabled.
Miniaturas de imagens no Windows Explorer Tem uma larga colecção de imagens e tudo o que vê são ícones em vez de miniaturas? Prima Win + R ou abra a janela Run através do menu Start e digite SystemPropertiesPerformance.
Marque a opção Show thumbnails instead of icons e clique OK.
Active o aspecto Aero No guia de ontem, enquanto activava a ligação sem fios, sugeri-lhe que instalasse também a opção Desktop Experience. Se o fez, digite agora services.msc em Run e deslize até Themes. Com um duplo clique, para abrir a janela propriedades, defina Startup type para Automatic e clique no botão Start.
Por fim, basta clicar com o botão direito do rato numa zona livre do seu ambiente de trabalho e escolher Personalize. Aí, clique em Theme e escolha Windows Vista. Se, por alguma razão, não encontrar essa opção, escolha Browse e na pasta Windows\System32\Resources\Themes seleccione o ficheiro aero.theme.
Mas falta ainda activar a transparência característica deste tema. Para isso, clique sobre Window Color and Appearance, ainda na janela Personalization, e escolha Windows Aero.
Este artigo tem mais de um ano
@Ricardo Ferreira
Como poderei comunicar, para resolver a situação?
Antivirus Free para o Server 2008?
Neste caso tenho medo, na minha empresa já tive problemas no server por causa de ter um AV para Desktops…
Não queria ter problemas com serials e afins, por isso se alguém conhecer um free que desenrasque bem agradeço, para colocar no meu 2º portátil. 😀
@Ricardo Fernandes
Por e-mail para ricardo -at- pplware -dot- com
@Pedro85
Spyware Terminator com o ClamAV é o único que testei e encontrei funcional. Tanto o AVG Free como o Avira se recusam a instalar no Server 2008. No entanto, basta pesquisares um pouco e encontrarás forma de os instalar… 😉
@Ricardo Ferreira,
Tem toda a lógica os antivírus free não funcionarem em sistemas server. Se fabricasses software livre, de certeza que não querias que empresas (apenas as empresas compram licenças server) metessem dinheiro ao bolso com o teu software (em vez de o ganhares tu).
Continuo a dizer que nao é boa ideia um sistema server para utilizadores finais…
@fdp
Software grátis e software livre são coisas diferentes. 😉 O ClamAV é software livre e é um dos antivírus mais utilizados (se não mesmo o mais utilizado) em servidores. 🙂
Nem este Windows me convence. Linux FTW ! Vou esperar para ver o 7
Heheh tá quase a ser transformado no Vista lol
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
@Pedro85
Quando configurei um Win2008, andei a procura e o que encontrei é o ClamWin: http://www.clamwin.com/ . Embora na página não venha lá referido o Windows 2008, o que é certo é que permite instalar.
Não posso conprovar a eficiencia deste anti-vírus, porque apenas o tenho instalado em 4 ou 5 servidores. O que é certo é que num servidor não é normal alguem trabalhar directamente nele como posto de trabalho, ou seja, interactivamente, e daí o facto de não ter anti-vírus não seja tão grave quanto num posto de trabalho. A Symantec e a Panda, e McAfee têm antí-vírus de rede especificos arquitecturas de dominio, muito bons.
Pelo menos quando temos hipotese de observar um desktop num banco, seguradora, hotel, ou outros serviços de alta disponibilidade, é normal eu reparar no icone do antívírus….
http://invisibleflamelight.wordpress.com/
A grande questão de os AV “normais” não permitirem instalações em S.O. Servidores é óbvia. Quer dizer, se tens 800Euros para pagar uma licença de um SO Servidor, é porque tambem tiveste 2000Euros para comprares um servidor. E não vais ter 50E para comprar uma licença de um AV em que, a falta dele pode comprometer todo o sistema e fazer para a tua empresa? Alem do mais os Anti-Víris de servidores são melhores pois permitem uma gestão centralizada de toda a rede…
http://invisibleflamelight.wordpress.com/
Tem muita coisa a se arredondar no 2008 para ter um entretenimento aceitável.
Mas gostaria de saber se ele vai conseguir entender toda a memória ram. Tenho um Acer que na placa-mãe diz suportar até 4gb de memória, coloquei os 4Gb em dual-channel. Mas o Vista e o Seven não usam de forma plena. Ja o 2008 com arquitetura para rodar em mais de 4Gb, xeon’s, scsi’s, etc, talvez o entenderá. Ou terei de actualizar a bios para um uso total dos 4Gb?
Excelente tutorial Ricardo. Podes fazer uma parte 3 do mesmo?
Nessa parte falavas de coisas como seguranca ou como mudar a lingua do windows server.
Mais um grande post!!! Parabéns!
Abraço,
——–
http://www.best-cine.com/
O “Server” também atende os home users….Vejam…
http://www.microsoft.com/windows/products/winfamily/windowshomeserver/default.mspx
@Danilo
Essa quantidade de RAM só com S.O. de 64bits, seja XP, vista, ws2008, seven, ubuntu, mandriva, debian etc.
“Please note that ClamWin Free Antivirus does not include an on-access real-time scanner. You need to manually scan a file in order to detect a virus or spyware.”
xguest um av para um servidor nao custa 50 euros, custa bastante mais.
Atençao quando falam num AV para servidores..que as coisas não são assim tao lineares como um AV para desktop. Existem muitas mais versões. Um AV para servidor nada tem a ver com um sistema de administração centralizada de Anti Virus.