Pplware

Windows 10: Saiba quais os portos abertos no seu sistema

Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo TCP ou UDP.  Os protocolos TCP e UDP pertencem à camada 4 do modelo OSI (camada de transporte) e em traços gerais, em conjunto com o porto e IP da máquina, definem como uma determinada informação é transmitida na rede.

Sabe quais os portos abertos no seu Windows 10? Nós ensinámos!


Portos lógicos

Numa máquina existem 65.536 portos TCP que podem ser usadas pelas mais diversas aplicações/serviços, o que (teoricamente) poderíamos ter 65.536 aplicações/serviços distintos a correr em simultâneo na nossa máquina.

Relembrando o que foi referido em artigos anteriores: o IP identifica a máquina e o porto identifica a aplicação/serviço. Além das portos TCP temos também 65.536 portos UDP. Mas como saber quais o portos abertos num PC?

Usar a linha de comandos para saber quais os portos abertos

Uma das ferramentas mais usadas para saber as ligações estabelecidas entre a nossa máquina e outras é o Netstat. Com esta ferramenta podemos saber ainda, detalhadamente, quais os portos de comunicação TCP e UDP abertos na nossa máquina, ver tabela de encaminhamento, estatísticas das interfaces, etc.

Para saber todas as ligações TCP e UDP estabelecidas entre a nossa máquina e outras basta que use o comando netstat –a

Podem ver mais exemplos aqui.

Para quem não gosta muito da linha de comandos, pode sempre recorrer a uma aplicação gráfica como o TCPView da Microsoft. Esta ferramenta apresenta-lhe o nome de todos os processos do sistema, o respetivo PID (Process ID), Protocolo usado, porto lógico local, estado, entre outras informações. A ferramenta pode ser obtida aqui.

Com estas dicas esperamos que conseguiam identificar todas as comunicações que o vosso PC estabelece e recebe. Como referirmos, com esta informação podemos também ficar a saber se há comunicações “estranhas” da nossa máquina com máquinas remotas.

Exit mobile version