Pplware

Quer ter o seu correio em formato digital? Adira ao viaCTT… É grátis

A ViaCTT é uma Caixa Postal Eletrónica segura e fiável, disponível num portal seguro, que permite a receção do correio em formato digital. Este serviço funciona como sistema de notificações do Fisco e é obrigatório desde 2012 para os contribuintes independentes e também empresas.

Hoje ensinamos como podem aderir facilmente ao serviço ViaCTT e assim evitar coimas.


Ontem informamos aqui que Autoridade Tributária (AT) está a emitir cartas com coimas para os contribuintes que não aderiram ao serviço ViaCTT. A Autoridade Tributária já admitiu que >pode haver dispensa do pagamento da multa caso a inscrição seja regularizada e se comprove um “diminuto grau de culpa”. As multas podem ir dos 50 euros, aos 250 euros.

Para que no futuro não venha a receber uma coima, hoje ensinamos como podem aderir ao serviço  via CTT.

 

O que é a viaCTT?

Complementar à caixa postal física (correio tradicional), permite a receção do correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes à ViaCTT, desde que autorizadas pelo titular da caixa.A ViaCTT não tem qualquer custo para os destinatários. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio. Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica ViaCTT, durante toda a vida ou existência jurídica.

Os CTT são os consolidadores deste correio eletrónico, tendo a responsabilidade de ligação entre as entidades emissoras e os destinatários, assumindo, no mundo eletrónico, o mesmo papel que no correio tradicional.

Principais característica do serviço via CTT:
  • A ViaCTT é fiável e garante privacidade
  • A ViaCTT permite a liberdade de escolha
  • A ViaCTT é segura
  • A ViaCTT tem valor legal
  • A ViaCTT é gratuita
  • A ViaCTT está sempre acessível

 

Como aderir?

A adesão ao serviço pode ser efetuada de três modos distintos:

Registo no site 

Registe-se no site ViaCTT em “Adira Já” e depois envie os documentos de identificação pessoal indicados no registo para o serviço ViaCTT. Só após a validação da sua documentação pessoal, a sua caixa ficará ativa, o qual ser-lhe-á confirmado através de um alerta enviado para o endereço de email indicado no registo.

Para saber com detalhe os documentos a enviar e como enviar, clique aqui.

Estação de Correios

Dirija-se a uma Estação de Correios, identifique-se presencialmente e receberá um Código Temporário de Utilizador. Aceda ao site do serviço e introduza o Código Temporário de Utilizador em “Acesso”. A sua caixa ficará ativa.

Portal das Finanças

A adesão efetuada por este modo garante automaticamente a identificação pessoal do titular da caixa (seja pessoa particular ou pessoa coletiva), não sendo necessário qualquer identificação adicional.

 

Como aceder à Caixa Postal?

O acesso é realizado através do próprio site do serviço na zona lateral direita. A autenticação pode ser realizada com as credenciais criadas anteriormente, aquando da adesão, ou com usando o Cartão de Cidadão.

Depois de acederem as funcionalidades são semelhantes à de um serviço de e-mail tradicional. Além do acesso ao correio, é possível saber que entidades temos subscritas, podemos subscrever novas entidades (ver aqui lista de entidades), partilhar documentos, gerir alertas, etc.

Num próximo tutorial iremos explorar todas as funcionalidades permitidas por este serviço.

O serviço disponibiliza ainda apps para Android e para o iOS, como o objetivo do facilitar ainda mais a interação do utilizador com este serviço. Como referimos, a adesão a este serviço é totalmente gratuita para o utilizador final. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio.

Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica, durante toda a vida ou existência jurídica.

Exit mobile version