Pplware

Router Fiber Gateway MEO: Como mudar o nome das redes Wi-Fi

A MEO tem um novo e poderoso router que foi concebido pela Altice Labs em Aveiro e que garante comunicações 10x mais rápidas no Wi-Fi.

Designado de Fiber Gateway, este é um dos primeiros routers a suportar a norma 802.11ac Wave 2 podendo oferecer uma largura de banda na ordem dos 1,73 Gbps. A interface de gestão também foi renovada e hoje vamos mostrar como mudar facilmente o nome das redes Wi-Fi.


Como sabemos as redes Wi-Fi têm associado um SSID (Service Set IDentifier) – vulgarmente referido como nome da rede. Este nome consiste num conjunto máximo de 32 carateres (números e letras) e o utilizador atribuir-lhe o nome que pretender (veja aqui algumas sugestões).

Para procederem à mudança do nome da rede Wi-Fi no novo Router Fiber Gateway devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Para começar devem aceder à página de administração do router, usando o endereço http://192.168.1.254, e introduzir as credenciais de acesso (meo/meo). Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router. Logo na página inicial devem carregar sobre o ícone do Wi-Fi 2,4 Ghz ou Wi-Fi 5 Ghz para acederem às configurações da rede Wi-Fi.

Nota: O Fiber Gateway da MEO tem suporte para a mais recente norma técnica Wi-Fi (802.11 ac wave 2) com ligações simultâneas na banda de 2.4 Ghz e 5 Ghz, possibilitando acesso a velocidades 10x mais rápidas do que as ligações anteriores apenas a 2,4 Ghz (802.11 b/g/n). Sempre que possível o utilizador deve ligar-se à rede que funciona nos 5Ghz.

Passo 2) Já dentro da interface de configuração, escolhemos se pretendemos alterar o nome da rede nos 2,4 Ghz ou nos 5Ghz. Para este exemplo vamos escolher a rede dos 5 Ghz. Para alterar o nome e outras configurações basta carregar em Editar.

Passo 3) Em seguida, como mostra a figura, há vários parâmetros que podem alterar no que diz respeito à rede a operar nos 5Ghz. É possível definir:

Depois de efetuadas as alterações é só gravar e ver se o novo nome da rede já aparece.

E pronto, está feito. Esta é uma configuração relativamente simples de realizar. Desta forma, podem dar um novo nome à vossa rede Wi-Fi que até pode servir de publicidade no caso de estar afeta a uma superfície comercial. Em nossa casa, basta darem asas a imaginação. Não se esqueçam que agora passam a ter dois SSID de redes Wi-Fi (um para a rede 2,4 Ghz e outro para a rede 5Ghz).

Qual a sua opinião sobre o novo router da MEO e respetiva interface?
Exit mobile version