Certamente que já ouviram falar em serviços/aplicações que usam o protocolo de transporte TCP ou UDP. Na prática, para a sua máquina comunicar com outros sistemas necessita de um IP, mais um porto lógico TCP ou UDP (também vulgarmente designadas de portas) que identifica o processo (aplicação em execução) de uma máquina.
Portos lógicos são canais virtuais através dos quais os dados podem ser enviados e recebidos numa rede. Desempenham um papel crucial na comunicação entre dispositivos de rede, permitindo que múltiplos processos ocorram simultaneamente sem qualquer tipo de interferência. Cada porto lógico é identificada por um número, que varia entre 0 a 65535.
Tipos de Portos Lógicos
- Portos Bem Conhecidos (Well-Known Ports): São os portos que vão de 0 a 1023. Esses números são reservados para serviços e protocolos bem conhecidos, como, por exemplo:
- 80: HTTP (HyperText Transfer Protocol)
- 443: HTTPS (HTTP Secure)
- 25: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
- 21: FTP (File Transfer Protocol)
- Portos Registados (Registered Ports): Variam entre 1024 a 49151. Esses portos são normalmente utilizados por processos específicos. Alguns exemplos:
- 3306: MySQL Database
- 5432: PostgreSQL Database
- Portos Dinâmicos ou Privados (Dynamic/Private Ports): Variam de 49152 a 65535. Esses portos são geralmente atribuídos, de forma temporária, pelo sistema operativo para que os processos possam ter ligações temporárias.
65536 Portos lógicos TCP + 65536 Portos lógicos UDP
Numa máquina existem 65.536 portos TCP que podem ser usadas pelas mais diversas aplicações/serviços, o que (teoricamente) poderíamos ter 65.536 aplicações/serviços distintos a correr em simultâneo na nossa máquina.
Relembrando o que foi referido em artigos anteriores: o IP identifica a máquina e o porto identifica a aplicação/serviço.
Quando um dispositivo deseja se comunicar com outro através da rede, precisa de especificar tanto o endereço IP de destino assim como o porto de comunicação. Por exemplo, para aceder a um site web, um browser enviará uma solicitação ao servidor onde o site está alojado, para o porto 80 (HTTP) ou 443 (HTTPS).
Se quer saber quais os portos lógicos abertos na sua máquina veja como fazer em Windows, Linux e macOS.