Acha que a sua internet é rápida? Quantos Gbps tem de download e upload? Se tiver 1 Gbps de download já tem uma “super internet”, mas vai ficar surpreendido com o feito alcançado no Japão.
De acordo com informações recentes, o recorde da internet mais rápida do mundo foi batido! Já imaginou fazer um download a 319 terabits por segundo?
Multiplexagem e amplificadores óticos para atingir 319 terabits por segundo
De acordo com um documento apresentado na Conferência Internacional sobre Comunicações de Fibra Ótica em junho de 2021, o Japão conseguiu atingir uma taxa de transmissão de dados de 319 terabits por segundo (Tb/s) num cabo de fibras óticas com mais de 1.864 milhas de comprimento (cerca de 3km de distância).
A fibra ótica de quatro núcleos usada tinha um diâmetro de 0,125 mm. A elevadíssima velocidade foi alcançada através da combinação da tecnologia de multiplexagem por divisão de comprimento de onda (WDM) e amplificadores óticos.
A multiplexagem por divisão de comprimento de onda é uma técnica de modulação geralmente utilizado em redes de fibra ótica que permite que, numa mesma comunicação, sejam utilizados sinais óticos com diferentes frequências.
Não será um eufemismo dizer que a velocidade de transferência de dados é absolutamente insana quando sabemos que recorde anterior estabelecido em 2020 era de 178 Tb/s, e o recorde anterior antes disso era de 44,2 Tb/s. A título de comparação, a internet da NASA tem uma largura de banda de 400 Gb/s, que é “minúscula” em comparação com a apresentada pelos engenheiros japoneses.
Este tipo de tecnologia é sem dúvida uma excelente opção para comunicações entre centro de dados e não só. Os investigadores consideram que o seu potencial pode mesmo chegar ao público em geral se o seu custo for suficientemente baixo e a tecnologia for compacta para poder ser usada comercialmente. O futuro promete!