Pplware

NOWO: Como ter um servidor web dentro da sua rede de casa

Com cada vez melhores e mais rápidos acessos à Internet, é normal que muitos optem por alojar nas suas redes de casa os seus servidores pessoais, com os seus sites e com toda a informação que querem partilhar com o mundo.

O router da NOWO permite que possamos configurar a nossa rede para que todo o tráfego para esses sites alojados dentro da rede seja encaminhado para o sítio certo.


Já por diversas vezes explicámos a forma simples de ter um servidor web, recorrendo a máquinas mais antigas ou a um simples Raspberry Pi. O problema é que ficam limitados à rede local, não estando acessíveis.

Na rede NOWO este processo é simples e com uma simpels configuração no router podemos passar a ter o nosso servidor acessível a todos na Internet. Isso será feito via o encaminhamento dos portos do router para o servidor

Aceder à configuração do Port Forwarding no router da Nowo

Comecem por aceder ao router, no endereço http://192.168.0.1 e autentiquem-se. De seguida naveguem nos menus da barra de topo e acedam a Gateway -> Advanced -> Port Forwarding.

Esta zona de configuração deverá estar livre de qualquer encaminhamento, estando assim preparada para as alterações e configurações que vão fazer.

Para iniciarem o processo devem carregar no botão Add, para assim terem acesso à configuração dos encaminhamentos.

Como adicionar um novo serviço ao encaminhamento de portos

A primeira informação necessária é o endereço ip da rede onde o servidor web está alojado. Podem obter essa informação no servidor ou no próprio router.

Depois devem indicar os portos onde o serviço vai ser acedido externamente. No caso de um servidor web deverá ser o porto 80 (HTTP) ou 443 (HTTPS). Devem indicar também a mesma informação, mas para a parte interna. Tipicamente os portos são os mesmos, mas podem alterar se configuraram o servoço de forma diferente.

Nos 2 casos podem indicar um conjunto de portos, se forem sequênciais ou apenas 1, repetindo no início e no final. Por fim indiquem o protocolo (TCP, UDP ou ambos) e se querem ou não a regra ativa de imediato.

Ao carregarem no botão Add adicinam a regra que construiram e esta é de imediato carregada, ficando ou não ativa dependendo a escolha que fizeram antes.

A gestão das regras pode ser feita nessa mesma interface, ativando-as ou removendo-as com a simples selecção e aplicação, com o botão Apply.

Depois de definidos os portos e aplicados como pretendem, só têm mesmo de apontar o browser para o endereço externo do router, visível nessa página e acederaos vossos conteúdos web.

Claro que esta configuração tanto pode ser usada para um servidor Web como para outro qualquer serviço, seja FTP, SSH ou um que queiram alojar dentro da vossa rede de aceder da Internet.

Exit mobile version