Pplware

Qual o melhor canal wireless nos 5GHz para o meu router?

Já reparou que o seu novo router permite que tenha uma rede wireless a operar na banda dos 2,4GHz e outra nos 5GHz? A vantagem é que na gama dos 5GHz temos uma largura de banda superior, o que significa que poderá conseguir realizar downloads e uploads mais rápidos.

Mas quais as diferenças de uma rede que funciona nos 2,4GHz e nos 5GHz? Qual o melhor canal de comunicação na gama dos 5 GHz? O Pplware explica!


As tecnologias de comunicação sem fios têm evoluído significativamente no sentido de oferecer a melhor qualidade, mas também permitir que a informação circule de uma forma mais rápida.

No que diz respeito ao Wireless, em concreto ao standard IEEE 802.11, atualmente a utilização da banda dos 5GHz é bastante frequente, uma vez que oferece uma maior largura de banda… mas também há desvantagens.

Diferença entre a banda 2.4GHz e 5GHz

Falar em redes wireless é sinónimo falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network), que define um conjunto de protocolos. As normas disponíveis dentro do standard 802.11 são:

A frequência dos 2,4GHz é muito “congestionada”! Hoje em dia, dentro da nossa casa, existem outros dispositivos que operam na banda de 2,4GHz, como por exemplo o micro-ondas, sistemas de alarmística, sensores, etc., e que podem interferir com a nossa rede wireless. Além disso, o espaço coberto pela nossa wireless é muita das vezes “inundado” por outras redes wireless (redes dos vizinhos), que operam exatamente na mesma frequência (mesmo canal).

A gama de 5 GHz, como não é muito utilizada, é menos susceptível a interferências, não havendo assim degradação de sinal. Além disso, usando as tecnologias adequadas, é possível ter um maior throughput (taxa efetiva de transmissão) em redes que funcionam nos 5 GHz.

Mas nem tudo são vantagens… quanto maior a frequência usada, menor é o raio de cobertura. Além disso, as altas frequências têm um nível de penetração inferior em objetos e superfícies sólidas. Isto quer dizer que uma rede que funciona nos 2,4 GHz garante melhor cobertura que uma rede que funciona nos 5 GHz. No entanto, uma rede que funciona nos 5 GHz oferece uma maior largura de banda, ou seja, é uma rede mais rápida.

Para ultrapassar tais desvantagens, existe actualmente o standard 802.11ac, que recorre a técnicas de beamforming e a outras, para que exista uma  melhor penetração de sinal em determinados materiais de construção.

Mas qual o melhor canal dentro da gama dos 5 GHz?

Tal como acontece nos 2,4 GHz (que vai dos 2,400 até aos 2,4835 GHz, disponibilizando um espaço de 83,5 MHz para comunicações), não existe uma “resposta universal”. Como explicamos aqui, nos 2,4 GHz existem 11 canais de comunicação, sendo que apenas 3 canais RF não sofrem sobreposição de canais adjacentes. Esses canais são o 1, 6 e 11. Desta forma, é possível, por exemplo, o uso de 3 pontos de acesso (cada um operando num canal) dentro da mesma área física, sem qualquer tipo de interferências entres eles.

Os standards 802.11a/n/ac utilizam as bandas UNII de 5 GHz (1,2,2E, 3) com 20, 40, 80 ou 160 MHz de largura de banda larga. A largura de canal define o tamanho da ligação disponível para a transferência de dados. Um canal de 40 MHz designa-se normalmente por canal largo. No caso de um canal de 20 MHz, estes são designados de canais estreitos.

Como se pode ver, dentro das bandas UNII existem 24 canais de 20 Mhz, que não se sobrepõem.

Dentro da gama de frequência dos 5 GHz, os canais podem ser “agrupados” para oferecer maiores taxas de transmissão de dados. Por exemplo, o 802.11n pode suportar canais agrupados de 40 MHz, enquanto o 802.11ac pode suportar canais agrupados de 80 e 160 MHz.

Em Portugal, as frequências 5 GHz que poderão ser utilizadas com isenção de licenciamento radioelétrico são as faixas de 5150-5350 MHz e 5470-5725 MHz. Obviamente, nos routers, a melhor opção é indicar que seja o próprio equipamento a definir qual o melhor canal dentro da frequência dos 5 GHz para operar.

Se o vosso router permitir, vejam qual a largura de banda do canal definidas. Se conseguirem aumentem para o máximo.

Tem uma rede wireless nos 5Ghz a funcionar em casa?

Leia também

Exit mobile version