CupCarbon: Simulador para smartcities e rede de sensores
A área do IoT (Internet das Coisas) surgiu como a nova geração da Internet, onde os dispositivos passaram a ser inteligentes e a comunicar entre eles. É agora possível controlar ou monitorizar, remotamente, as mais diversas variáveis, como, por exemplo, temperatura ambiente, CO2, tráfego de uma cidade, nível de humidade, etc.
Se pretender simular algum ambiente e protocolos de comunicação, experimentem o simulador CupCarbon.
A implementação de vários nós de IoT é muito difícil, dispendiosa, demorada e pode ser impossível quando os nós têm de ser reprogramados frequentemente ou quando os nós são implantados em locais distantes, por exemplo, em diferentes cidades ou países.
Assim, o uso de software para simular a implementação, reconfiguração e monitorizar os algoritmos de comunicação dessas redes são muito práticos e úteis em determinadas fases de um projeto. A plataforma “CupCarbon” foi desenvolvida para esse fim.
CupCarbon
O CupCarbon é um simulador para smartcities e rede de sensores (WSN). Uma versão gratuita do simulador CupCarbon está disponível online, o software foi desenvolvido em JAVA e não necessita de instalação. Basta descompactar o ficheiro ZIP para uma pasta à escolha e abrir o ficheiro “cupcarbon.jar”. Claro, para isso necessita de uma versão do JAVA instalada.
Esta plataforma integra ainda a API do OSM (Open Street Maps) e Google Maps, se pretender simular em locais reais, ou utilizar um fundo uniforme.
A visualização 2D e 3D é muito importante para a implantação dos diferentes nós da rede. O 3D ajuda a fazer uma implantação precisa onde o ambiente e a elevação pode e deve ser tida em conta. Essa elevação gera propagação de rádio e interferências. O ambiente 2D é útil para a simulação, depuração e validação.
O ambiente 3D do CupCarbon é composto de edifícios e vários objetos como nós de sensores. A elevação do solo também pode ser obtida utilizando um serviço externo, como a API do “Google Elevation”.
Veja o CupCarbon em ação...
Arquitetura do simulador “CupCarbon”
Este simulador é desenvolvido em Java. A sua arquitetura consiste em duas camadas:
A primeira camada diz respeito aos módulos utilizados para construir a simulação. A segunda camada diz respeito à própria simulação. A Figura 3 mostra os diferentes módulos do CupCarbon.
Quatro módulos principais podem ser distinguidos:
- Agents Module: inclui dispositivos e eventos necessários para prototipagem de redes de sensores sem fio e para preparar e configurar o simulador.
- Map Module: permite desenhar o módulo sem fios num mapa OSM ou Google Maps.
- WiSen Simulator Module: permite simular redes de sensores sem fio.
- Solver Module: integra um conjunto de algoritmos de otimização como roteamento, cobertura, etc.
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de saber se me consegue dizer como programo um sensor no cupcarbon para avaliar as características da água dos rios?
obrigada
Luísa
Olá Luiza, você conseguiu realizar esse procedimento? Recentemente comecei a estudar esse simulador e estou com algumas dúvidas em relação a como posso usar o modo 3d. Você poderia me ajudar com Isso?
Olá! Comecei a usar o simulador Cupcarbon há pouco também. Vocês sabem me dize como usar o modo 3D?