Hoje em dia são raras as habitações que não têm um router wireless. Por normal esses equipamentos são “doados” pelos operadores que fornecem acesso à Internet mas há quem tenha outros equipamentos, com firmwares alterados, que oferecem um conjunto de funcionalidades mais sofisticadas.
Hoje deixamos uma lista dos 4 firmwares alternativos mais populares para routers domésticos wireless.
OpenWRT
Para quem não conhece, o OpenWrt é um firmware, baseado em GNU/Linux e sob os termos da licença GPLv2, que adiciona novas funcionalidades aos nossos routers permitindo tirar a melhor performance dos mesmos.
Principais funcionalidades
- Suporte para VPNs
- QoS/Traffic shaping
- IPv4/IPv6
- Stateful firewall
- IDS
- UPnP (universal plug and play)
DD-WRT
O firmware open-source DD-WRT é também baseado no Linux. Este firmware é compatível com um vasto número de routers wireless.
Principais funcionalidades
- Wireless signal boost
- Suporte para QoS
- IPv4/IPv6
- SSH
- Wake-on-lan
- Dynamic DNS
- Suporte para OpenVPN
- UPnP (universal plug and play)
Gargoyle
O firmware Gargoyle é baseado no OpenWrt e desenhado para uma miríade de equipamentos com chips Atheros e Broadcom. Este firmware foi criado por Eric Bishop e tem vindo a ser desenvolvido por uma equipa de programadores.
Este firmware suporta a maioria das funcionalidades do OpenWrt.
Tomato
O tomato é um firmware que foi criado por Jonathan Zarate em 2008 sendo que o código era baseado no HyperWRT. Tal como os firmwares anteriores, o tomato oferece um conjunto vasto de funcionalidades especialmente para routers com chips Broadcom.
Principais funcionalidades
- QoS/Traffic shaping
- Suporte para VLans
- Suporte integrado para a rede TOR e bittorrent
- Estatísticas individuais por IP
Se tem um router que já não usa ou pretende dar uma nova vida ao router actual, escolha um dos firmwares anteriores e experimentem…isto se tiver suporte. No Pplware já testamos o DD-WRT e o OpenWRT e gostamos daquilo que vimos e da estabilidade do firmware.