How to… OpenDNS
Passo uma boa parte do tempo a procurar formas de optimizar a velocidade do Windows e do acesso à Internet. Há alguns meses descobri uma forma simples e fácil de melhorar bastante o tempo de resposta nos acessos à Web e servidores de e-mail, com a particularidade de não ter que instalar nenhum software, nem alterar chaves do registry do Windows. Trata-se apenas de mudar de servidor de DNS.
Para quem não esteja a par, o DNS serve para traduzir os endereços numéricos IP em nomes que são mais fáceis de recordar para os humanos. É mais fácil recordar um endereço com o nome www.pplware.com do que qualquer coisa como 72.232.52.74. Habitualmente no nosso acesso à Internet, temos configurado o protocolo TCP-IP de forma a usar o servidor de DNS predefinido do nosso fornecedor de Internet. No entanto os servidores de DNS dos nossos ISPs nem sempre são os mais rápidos que podemos usar.
Foi na sequência dessa constatação que há tempos descobri e passei a usar o OpenDNS. Trata-se de uma rede de servidores de DNS muito rápidos e fiáveis, de utilização gratuita e também mais seguros (têm um sistema de protecção contra phishing). Se o utilizador se registar no site, passa a ter acesso a outras funcionalidades, por exemplo, bloqueio de sites e domínios, definição de atalhos para endereços (ex: definir pw para aceder a www.pplware.com), correcção de erros na escrita de endereços, etc.
Em seguida passo a explicar como é simples passar a usar o OpenDNS, tomando como exemplo o Windows Vista:
- Seleccione o Painel de Controlo no menu Iniciar.
- Clique em Ver estado e tarefas de rede.
- Clique em Ver estado.
- Clique no botão Propriedades.
- O Windows Vista poderá pedir-lhe permissão para continuar. Clique no Botão Continuar.
- Seleccione Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), e clique no botão Propriedades.
- Clique na opção Utilizar os seguintes endereços de servidores DNS: e digite nos campos seguintes Servidor DNS preferido e Servidor DNS alternativo os endereços do OpenDNS, que são os seguintes:
- 208.67.222.222
- 208.67.220.220
- Clique no botão OK, depois no botão Fechar, novamente no botão Fechar. Feche a janela do Centro de Rede e Partilha.
Após esta operação o Windows passa a usar os servidores do OpenDNS em vez dos servidores do seu fornecedor de Internet. Além das diversas versões do Windows, também pode usar estes servidores em Linux, Mac, routers e até PDAs com acesso à Internet.
Nesta página poderá encontrar mais detalhes sobre a configuração nestes sistemas: https://www.opendns.com/start
Espero que esta dica lhe seja útil.
Este guia foi-nos enviado pelo nosso leitor Afonso Vicente. Obrigado pelo empenho e tempo que disponibilizou a partilhar com a nossa plateia.
Este artigo tem mais de um ano
Esta é daquelas dicas “priceless”! Os servidores de DNS da maioria dos ISP’s são, no mínimo, sofríveis. Esta pode muito bem ser a solução para andar pela net mais “à larga” 🙂
Estes dns sao portugueses?
E no meu caso que utilizo um ‘discador’ do provedor para autenticar, com ele já me vem (IP dinâmico aqui) todos os IP dos respectivos serviços (gateway, etc..) há também como mudar o DNS que já me vem automático?
boas!! e desde já, parabéns pelo vosso excelente trabalho!! queria saber se para utilizadores win XP basta alterar os endereços dos servidores DNS ou é preciso alterar algum protocolo!
continuação de um excelente trabalho!
Eu meti esses dados no meu e não houve nenhuma melhoria de velocidade.
Eu já uso o OpenDNS a uns meses e noto algumas melhorias referente aos servidores de DNS dos ISP.
Estes servidores não vai melhorar a velocidade de acesso aos sites mas sim, uma identificação mais rápida do servidor onde esta alojado o site.
Rafael Rigueiro: Basta mudar o endereço dos servidores DNS no protocolo TCP-IP.
Uma nota geral, esta dica apenas permite aumentar o tempo de resposta dos pedidos das páginas, imagens, etc. Naturalmente não altera a velocidade de transferência dos dados. Ou seja, quando digitamos um endereço de um site, o tempo que demora até o servidor de DNS encontrar o endereço é habitualmente menor que a velocidade do servidor de DNS do ISP que usamos.
Isto funciona de igual forma para endereços nacionais e estrangeiros.
Para voltar apor como estava e só voltar a ir as propriedades e por a opçao que estava certo?
preto: Sim, voltar a colocar os endereços anteriores ou colocar em automático.
Bom Work..
Esperamos por mais 🙂
———————-
http://www.sounatural.com
Esse tutorial acima funciona para quem NÃO tem rede roteada. para esses, seguir esses passos: https://www.opendns.com/start/?device=router
Abraços
É uma boa dica poderá acelerar o processo, nomeadamente qual o caminho mais perto para chegar ao site.
É como usar o GPS !!!!
———————
http://ittechblogers.blogspot.com
Não havia uma possibilidade de obter um IP de forma rápida fazendo com que o ficheiro “hosts” actualizasse os IPs de forma automática?
Acho que já vi esse “truque” algures e eu pergunto se alguém se lembra.
Já procurei nas extensões do Firefox mas não encontrei nada. Um servidor DNS primário (127.0.0.1) interno no nosso PC era mais rápido. Pelo menos para aqueles que são mais utilizados diariamente.
Excellente dica.
Redin: A tua ideia era boa, se não fosses perder tantos recursos do PC para correr o servidor de Dominios que não irias ganhar nada (para nao falar dos updates).
O que deves ter visto foi isto:
http://www.mvps.org/winhelp2002/hosts.htm
Assim pode-se travar o acesso a certos sites.
Boas!
Bom post, vou já estou a testar…
Só uma nota, no site o DNS alternativo e 208.67.220.220 e não 207.67.220.220 como está neste post. (na imagem esta correcto)
Cumprimentos
Excelente! 😀
Olá!!
Depois de ter posto os dns’s recomendados, quando entro aqui no pplware apareçe uma mensagem a dizer: “Estamos de mudanças, aguarde 1 segundo para ser encaminhado para o novo site.”
E o endereço que apareçe em cima é: pplware.locais.net
Porquê?????
Rui Couto,
penso k nao tem nada k ver kom a alteração
eu inda nao mudei nada e tb me apareceu o mesmo
mas nao sei o k se passa
fikem bem
hasta
Rui estamos a alterar (de novo) a nossa casa. Mas queremos impacto ZERO. Por isso estamos a fazer um “desvio”.
Mas está tudo a normalizar, dentro de horas os DNS devem estar a apontar para o servidor correcto.
Abraço e boa navegação 😉
tirem-me uma duvida pf se temos IP dinamico, então a unica maneira de o nosso pc saber qual o servidor do ISP é pelo dns. Certo?
Se eu tenho um IP dinamico o meu sistema não se pode agarrar a ele para autenticar porque está em constante mutação. Então, se eu lhe mudo o DNS onde o meu sistema apanhar o IP?
Desculpem a ignorancia mas isto confunde-me
Vitor,
obrigado pelo esclarecimento.
Cyrus,
penso que através do dns podes saber o teu isp, isto se estiver tudo dinamico.
Mas se puseres um dns estático, o teu ip pode continuar dinamico, simplesmente quando estiveres a navegar, o teu pc irá saltar os servidores de dns do teu isp para procurar endereços da net nos servidores de dns estático, logo “correrás” menos nós na rede para chegar às páginas desejadas.
Corrijam-me se estiver errado.
cm estes IPS da pra ver os jogos no bwin??
Também já experimentei o OpenDNS por algum tempo e não notei diferença alguma na velocidade de resposta dos sites. Provavelmente isso aconteça porque meu DNS Server tenha tempos de resposta bastante satisfatórios…
@Cyrus, não sei se a resposta do Rui Couto foi clara, então respondo novamente: quando você conecta à internet, ganha um IP, fornecido pela sua operadora de internet. Esse é o número da SUA CONEXÃO, única e exclusiva, e que serve para identificar você na rede.
O OpenDNS é um servidor de DNS que serve para resolver os endereços das páginas que você acessa, ele converte https://pplware.sapo.pt em 104.15.245.120 ou qualquer coisa do gênero. Porque na verdade você nunca acessa https://pplware.sapo.pt, você acessa 104.15.245.120. O OpenDNS, ou qualquer outro Servidor DNS, é o que descobre qual é o número do https://pplware.sapo.pt.
É como se você dissesse “Quero falar com o João” e o OpenDNS respondesse “o número do João é tal, fazendo a ligação para você”.
Não sei se mais ajudei ou atrapalhei, mas a intenção foi a melhor possível…
Tenho usado o OpenDNS com diversos clientes, ao invés dos dns “dados” pelos ISP, até hoje nunca tive nenhuma queixa.
Pelo contrário, temos vários clientes da Pluricanal, que volta e meia ficam sem acesso à net, após a re-configuração para OpenDNS, nunca mais se queixaram.
Ó Vitor, lá na Ciberconceito esqueceram-se de alterar a taxa do IVA.
Olha que se o Honório Novo descobre….
http://ciberconceito.com/registodominios.php
Aposto que metade das pessoas que aqui postaram a dizer que já mudaram o DNS, nem sabe para que serve/o que é. 🙂