Pplware

Google: 9.000 km de cabo submarino que garante 60 Tbps

Nas comunicações transoceânicas grande parte dos dados entre Continentes passam por cabos submarinos. A notícia mais recente nesta área envolve a Google que fez parte de um projecto de telecomunicações, com o objectivo de ligar através de um cabo submarino os EUA e o Japão.

A ligação já funciona, tem 9.000 km e garante uma largura de banda de 60 Tbps.

Depois do anúncio de um projecto que visa ligar os Estados Unidos à Europa através de um cabo submarino e que garanta uma largura de banda de 160Tbps, a empresa das pesquisas faz parte de um outro projecto, que já está em funcionamento, e que liga os EUA ao Japão. O projecto custou 300 milhões de dólares.

O cabo submarino que foi passado entre os dois países tem 9.000 km e garantirá uma largura de banda na ordem dos 60 Tbps.

Baptizado de FASTER, Urs Hölzle da Google refere que este novo meio de comunicação tem um repetidor de sinal a cada ~60km e que é 10 milhões de vezes mais rápido que as tradicionais ligações via modem.

Internet users and our customers in Japan today should notice things seem to be moving a bit…FASTER. Today, our FASTER subsea cable between Japan and the U.S. officially entered into service.
Fun facts:
– FASTER has 60Tbps (terabits per second) total capacity — more than any active subsea cable, and 10 million times faster than your cable modem
– This cable is the first of its kind, with multiple colors (100) of light transmitted over various frequencies
– Every ~60km a repeater to re-energizes the light as it travels over 9,000km across the ocean floor
FASTER is one of just a few hundred submarine cables connecting various parts of the world, which collectively form an important backbone that helps run the Internet.
This is particularly exciting news for our GCP customers in the Japan, as we’ll be opening our Google Cloud Platform region in Tokyo later this year. Looking forward to a more reliable, more secure and FASTER public cloud!

Segundo o site TeleGeography, ao todo são 321 cabos que estão activos ou em implementação. Isto significa que cerca de 99% dos dados internacionais fluem por esses cabos garantindo a rápida comunicação das economias à escala mundial. O site disponibiliza imagens em grande escala e também uma versão interactiva (versão de 2016).

Os cabos submarinos são mais fiáveis que as comunicações de dados por satélite e garantem também uma maior largura de banda.

Portugal está também a estudar a viabilidade de instalar um cabo eléctrico submarino entre Portugal e Marrocos com o objectivo de exportar a energia em excesso a preços mais elevados.

Exit mobile version