O GitHub é uma plataforma que permite aos programadores alojarem os seus projetos. Esta plataforma pode ser vista também como uma rede social à escala mundial virada para programadores, uma vez que é possível seguir os utilizadores e acompanhar projetos, bem como contribuir e informar a existência de bugs ou até mesmo sugerindo eventuais correções ao código.
Novo Ano, novo GitHub! Vamos conhecer as interessantes novidades desta plataforma.
O GitHub é provavelmente a plataforma para partilha e disponibilização de código fonte mais popular do mundo. Recentemente foram anunciadas duas grandes novidades para tornar o GitHub ainda mais acessível aos programadores.
Primeiro passa a existir a possibilidade de criar repositórios privados gratuitos ilimitados e passa a ser disponibilizada também uma oferta corporativa unificada e mais simples.
GitHub Free
GitHub Free é a primeira novidade anunciada no blog da própria GitHub. Pela primeira vez, os programadores podem usar o GitHub, gratuitamente, para os seus projetos privados, e ter até três colaboradores por repositório. Os utilizadores podem criar repositórios privados ilimitados.
São muitos os programadores que querem usar repositórios privados para se candidatar a um emprego, trabalhar num projeto paralelo ou experimentar algo em particular antes de publicá-lo publicamente. A partir de hoje, esses cenários, e muitos mais, são possíveis no GitHub sem qualquer custo. Os repositórios públicos continuam gratuitos e podem ser adicionados um número ilimitado de colaboradores.
GitHub Enterprise
GitHub Enterprise é o novo produto unificado que junta o Enterprise Cloud (anteriormente designado de GitHub Business Cloud) e o Enterprise Server (anteriormente GitHub Enterprise). As empresas que desejem usufruir da flexibilidade de usar o GitHub num cenário de cloud ou numa configuração de alojamento próprio, podem usar agora fazê-lo a um preço mais interessante.
De relembrar que a Microsoft anunciou a compra da plataforma que aloja código-fonte por 7,5 mil milhões de dólares, cerca de 6,4 mil milhões de euros, em junho de 2018.
Conheça as linguagens de programação que mais cresceram no GitHub
O GitHub mantém os seus direitos e opera de forma independente para fornecer uma plataforma aberta para todos os programadores em todos os setores.
Os programadores continuam a poder usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operativos à sua escolha para os seus projetos – e ainda poderão implementar o seu código em qualquer sistema operativo, qualquer cloud e qualquer dispositivo.