FlatPress 0.705 Crescendo
O FlatPress é uma plataforma open-source de blogging cujo principal atractivo é não precisar de base de dados para funcionar.
Como disse, com o FlatPress pode deixar o MySQL: todo o conteúdo é guardado em ficheiros de texto. Para correr esta plataforma basta ter alojamento com suporte a PHP4.
Todo o código do FlatPress cumpre com os standards (XHTML válido). Embora não conte para já com uma comunidade muito alargada, já tem alguns plugins e themes. Para além disso, é relativamente fácil adaptar o código escrito para o WordPress a esta nova plataforma.
Licença: GNU GPL 2 Download: FlatPress 0.705 Crescendo [329KB] Homepage: Flatpress
Este artigo tem mais de um ano
Sem base de dados…. documentos de texto….
Hum, penso que será uma boa solução para quem não quer ter um blog muito activo. É que quando a quantidade de informação aumentar, a diferença entre a velocidade de acesso ao disco e à base de dados vai-se fazer sentir…
————————————
http://www.revolucaodigital.net
Assim de repente, a única desvantagem que vejo na solução dos documentos de texto é que estes não podem ser indexados, ao contrário de um ficheiro de base de dados.
Mas já fiz aplicações em VB.Net que usam ficheiros .TXT e o “streamreader” e que funcionam muito bem, mesmo com os extensos ficheiros para a SIBS, por exemplo, com milhares de registos.
Alguém conhece um blog que use essa plataforma?
Duvido que seja fácil de encontrar.
Sinceramente não vejo utilidade. Há sempre um overhead por causa da leitura dos ficheiros. Já há imensos sites onde se podem criar blogs ou plataformas que se podem instalar nos nossos servidores.
Uma base de dados rápida e eficaz como o MySQL não é difícil de instalar ainda por cima. Não sei qual a motivação para o desenvolvimento disto 😀
Tentei instalar o Flatpress no meu blogue e não sei porque raio ele chega a meio do processo de instalação e morre, o que impede o blogue de funcionar com ele. Mas é curioso que também já tentei instalar o Movable Type 4, e também não deu… Sou “forçado” a usar o WordPress, podia ser pior…