Pplware

“Esqueça” as redes 4G! Rede móvel 5G será 20x mais rápida

Quem é que ainda se lembra das ligações a 56k, que nos obrigavam a esperar uma eternidade para fazer download com poucos MB (e até KB)?

Desde essa altura, as infra-estruturas de comunicação e as próprias tecnologias têm evoluído significativamente e hoje em dia temos taxas de download e upload que, na generalidade, cumprem os requisitos mínimos necessários para utilizadores/serviços.

Num momento em que as redes 4G começam a ser amplamente usadas (especialmente em Portugal), a ITU já definiu oficialmente que as redes 5G oferecerão velocidades que poderão chegar aos 20 Gbps.

As redes 5G não são propriamente uma novidade. Em 2014 informamos aqui  que a Coreia do Sul estava já a planear disponibiliza aos seu utilizadores uma rede móvel com tecnologia 5G (quinta geração), cenário que depois foi confirmado pela União Europeia já que havia uma parceria de comunicação pelo meio.

Recentemente a International Telecommunication Union (ITU) debateu algumas especificações preliminares para a tecnologia 5G, num evento que decorreu em San Diego, tendo já definido que esta tecnologia deverá oferecer taxas de transmissão na ordem dos 20 Gbps, ou seja (teoricamente) velocidades 20x superiores  à tecnologia 4G a 1 Gbps.

O aumento da velocidade de comunicação e largura de banda na rede móvel, “abrirá” as portas às tecnologias 4K e holográfica. As redes 5G darão também, obviamente, suporte à nova internet das coisas, podendo suportar até um milhão de dispositivos, numa área de 1 km2, com uma velocidades constante na ordem dos 100 Mbps.

Recentemente a empresa de telecomunicações Coreana KT também apresentou a sua própria tecnologia móvel (GiGA LTE), que garante comunicações até aos 1.7 Gbps (digamos que é um estilo de 4,5 G).

As especificações finais  do standard 5G deverão estar prontas em Outubro deste ano, sendo depois aprovadas por mais de 193 países membros da ITU. A implementação (em massa) do 5G está prevista para 2019/2020, mas é provável que esta tecnologia possa a vir a ser usada, em modo experimental, já em 2018, nos Jogos Olímpicos de Inverno que vão acontecer em Pyeongchang (Coreia do SUL).

Exit mobile version