EA8500: Primeiro router Wifi Linksys doméstico a 2.53 Gbps
Três vezes mais rápido que o anterior standard N e com uma maior eficiência energética e segurança robusta, o 802.11ac é a forma perfeita de acelerar uma rede doméstica multimédia e resolver os congestionamentos causados por vários dispositivos ligados à rede. Mas isto é se estivermos a falar na norma 802.11ac Wave 1.
Recentemente a Linksys, actualmente uma divisão da Belkin Electronics, apresentou o seu primeiro router com suporte para a norma 802.11ac Wave 2.
A Linksys anunciou recentemente o seu primeiro router com a tecnologia 802.11ac MU-MIMO (multiple-user, multiple input, multiple output), o EA8500. O suporte para esta tecnologia é sem dúvida uma importante parte na evolução dos routers wireless e um primeiro passo para a “nova” geração do 802.11ac Wave 2 que suportará velocidades até aos 3.6 Gbps.
O Linksys EA8500 tem suporte para operar nas frequências dos 2,4 Ghz e 5GHz, oferecendo velocidades na ordem dos 800Mbps e 1733Mbps, respectivamente o que dá um thoughput combinado na ordem dos 2.53 Gbps.
Este router traz um CPU a 1.4GHz dual-core, uma porta USB 3.0 e porta USB 2.0/eSATA e quarto portas LAN a Gigabit. De salientar que o Asus RT-AC87U (que já apresentamos aqui) foi primeiro router a integrar a tecnologia MU-MIMO 4×4 (4 antenas para enviar e receber dados).
Está a chegar…
Este artigo tem mais de um ano
eu tenho um tp-link AC1750 com openwrt e hoje chegou a minha casa o meu router da cisco um 2651XM 🙂 e nos próximos dois dias uteis receberei um switch 2950G com 4 SFPs. o tp-link vai ficar a fazer-se de AP ou IDS/IPS não sei 🙂
Nada melhor que um cisco.
Pedro Pinto tens que fazer um artigo para o RV250 da cisco (acho que é assim)
Eu preciso de saber como fazer um clone de mim próprio? 😀
Ainda aguardo e pela continuação do tutorial do mikrotik…
Reparem nas antenas “para inglês ver”. A melhor empresa de pontos de acesso do mundo, Ruckus Wireless, não usa antenas externas e mesmo assim nos benchmarks aniquila toda a concorrência incluindo a cisco.
As anteninhas de fora é psicológico. Mas pronto como é “doméstico” é que o que a malta quer. Se tivesse antenas internas tinha 99.9% do desempenho mas não vendia metade sequer.
isso é bom, mas super caro…
Sim! O seu produto ZoneFlex R710, um AP 802.11ac Wave 2, custa US$ 1295!!!
essas velocidades são uma treta! e não há aparelhómetros k as aproveitem!
Boas,
estou a precisar trocar o meu router adsl, por um que tenha voip, e que seja em condições…
tenho um Dlink DVA-G3170i/PT , mas isto é um stress para fazer encaminhar trafego..
internet—>dlink(a natar os ips, e a fazer firewalling)—>openwrt(router com outra firewall para diversas redes..)–>swicth(onde tenho o servidor openvpn).
quero enviar os pacotes destinados a porta 1194(default) que veem da net, para o ip do meu server..que está atrás dos dois routers..
No dlink(1º router) não posso usar o” virtual server”(para fazer DNAT), porque a porta ethernet está conectada noutra rede, salvo erro /30, e ele “entra em parafuso”, (sendo que o ip do servidor está 2 redes a frente, ou seja tem dois routers no meio)..
Alguém me sabe dizer se existe alguma possibilidade que não estou a ver, ou se por exemplo o router Technicolor TG784nv3 permite fazer DNAT facilmente?
thanks
Mais radiação dentro de casa = Cancro!
Num futuro muito próximo vão começar a saltar estudos sobre este tipo de radiação.
E a radiação que entra pela casa dentro das telecomunicações Etc etc? Então num prédio onde se apanha dezenas de redes?? O Cancro não é só das radiações, se não o pessoal das aldeias e idosos que nem TLM usam não tinham certo?? E também apanham.. Olhemos para os químicos dos alimentos, das farinhas que se dão aos animais e aí sim já podemos começar a conversar.. Agora atribuir só a culpa às radiações…
“Num futuro muito próximo vão começar a saltar estudos sobre este tipo de radiação.”
És tu que os estás a fazer? Os telemóveis emitem bem mais radiação e no entanto não os deixas de utilizar.
Mais velocidade não implica mais radiação… Pesquisa por eficiência espetral….
A verdade é que a tecnologia wifi actual é para inglês ver, e a não ser que saltemos para Router profissionais, os router caseiros não fazem milagres.
Os Gbps são uma teoria muito longe da realidade: os router ligam -se a aparelhos inferiores, e 99.9% mesmo AC e cumprindo a norma raramente ultrapassam transferências unidireccional 300 mbps reais e bidireccional ainda pior.
O único que estes router trazem é permitir sem demasiada quebra vários aparelhos aí mesmo tempo, mas mesmo assim o melhor portátil ou usb wifi não passam dos 300 mbps reais constantes, muito longe dos 1000 mbps constantes duma ligação por fio. Quanto à radiação, tudo soma, e telemóveis, telefones sem fio, router etc … está bonito.
Int3: “Nada melhor do que Cisco” Especialmente os que trazem backdoors e botnets da NSA 🙂