Por João Pinto para o PPLWARE.COM
Objectivo: Aprender a trabalhar com a função VLOOKUP (PROCV em Português)
Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.
Tal como já referimos aqui, a função VLOOKUP (PROCV em Português) é uma função muito interessante e muito utilizada pois permite procurar por um valor numa tabela/matriz e devolver o valor que está na coluna ou na coluna à direita, indicando-se para isso o índice.
Imaginemos que temos a seguinte tabela de dados:
Se, numa célula, colocarmos um ID, queremos ir buscar o nome correspondente a esse ID. Para isso, o Excel tem uma função chamada PROCV (VLOOKUP na versão inglesa).
A sintaxe para esta função é a seguinte:
PROCV(valor_proc,matriz_tabela,núm_índice_coluna,[procurar_intervalo])
No exemplo em baixo, temos o ID a procurar na célula B14 e queremos colocar, na célula B15, o nome correspondente da nossa tabela.
Assim, colocamos nessa célula, a seguinte fórmula:
PROCV(B14,A2:B12,2,FALSO)
De volta à nossa sintaxe, temos então os seguintes parâmetros para a nossa função:
- valor_proc: este é o valor a procurar. Neste caso, é o ID que está na célula B14;
- matriz_tabela: aqui temos a tabela aonde vamos procurar o nosso valor, assim temos as células A2:B12;
- núm_índice_coluna: este é o número da coluna aonde está a informação que queremos receber da função, caso encontre o valor a procurar. Neste exemplo queremos retornar o nome, o que corresponde à coluna 2;
- [procurar_intervalo]: este é um argumento opcional. Caso optemos por o usar, este pode ser apenas VERDADEIRO ou FALSO. Colocar VERDADEIRO se quisermos uma correspondência aproximada e FALSO se quisermos uma correspondência exacta. Neste exemplo queremos uma correspondência exacta pelo que colocamos FALSO.
Assim, a nossa fórmula encontra o ID 1002 na linha 4 da nossa tabela e retorna o nome correspondente (“Ted Dawson”).
Se o ID a procurar não existisse na nossa tabela, a fórmula iria devolver um erro de “#N/D” (não disponível).
Por hoje é tudo…esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
- [1] Operações básica: SOMA, MÉDIA, MÁXIMO, MINIMO
- [2] Actualização da formula de acordo com a linha e coluna
- [3] Referências fixas
- [4] Utilização de formulas e valores em várias folhas
- [5] Destacar facilmente valores em Excel
- [6] Dividir uma String (frase) em partes