Se o software tem evoluído ao longo dos anos, os processos de instalação têm também acompanhado. Hoje, de uma forma muito simples, é possível instalar software com apenas um clique.
Hoje damos a conhecer o Bitnami. Esta plataforma consiste numa biblioteca de instaladores ou pacotes de software prontos a usar. Saiba, por exemplo, como instalar o WordPress.
O WordPress é o CMS (Content Management System) mais utilizado em todo o mundo e é uma das soluções mais simples e interessantes para criar o website da sua empresa ou marca.
Alguns dados, curiosidades e estatísticas do WordPress (WP)
- Utilizado em 19.500.000 websites em toda a internet;
- A keyword “WordPress” é “googlada” cerca de 2,8 milhões de vezes por mês;
- 22.111 sites do TOP 100k de websites utiliza WordPress;
- 8% do TOP 100 de blogs é gerido via WP;
- É utilizado por marcas como o Pplware, CNN, The New York Times, Time.com, TED, TechCrunch, Nasa, Spotify, etc.;
- Em média, a cada 152 dias, são lançadas “major versions” do WP;
- A versão 4.8 do WP teve mais de 60M de downloads;
- Mais de 50,000pluginsno diretório oficial.
- Saber maisaqui
Instalação fácil do WordPress usando o Bitnami
Instalar o WordPress usando Bitnami é uma tarefa relativamente simples. Para tal o utilizador apenas tem tem procurar pelo software que pretende instalar e depois escolher onde o vai instalar/executar. O Bitnami oferece três opções: Na cloud, em Containers ou localmente na sua máquina (seja instalado ou numa máquina virtual).
Por exemplo, se pretender instalar localmente na máquina, no caso do WordPress este está disponível para Windows, Linux e macOS.
Depois de descarregado, é só dar ordem de instalação como se fosse uma “simples” app.
Por fim basta arrancarem os serviços e está pronto a funcionar. Como podem ver, a app “disponibilizou” o IP 192.168.64.3 para acedermos ao WordPress instalado.
E está feito! Todo o funcionamento é igual ao que já explicamos em vários artigos no Pplware – ver aqui.
Se procuram uma solução de instalação de plataformas Web e pacotes de software sem complicações espreitem se há no Bitnami. Desta forma poupamos tempo e também alguns chatices que o software às vezes arranja.