A linguagem de programação Phyton é uma das mais populares da actualidade. Esta é uma linguagem de alto nível (VHLL – Very High Level Language), interpretada e interactiva, que foi criada pelo holandês Guido Van Rossum.
Se quer aprender a programar em Phyton, reveja os nossos tutoriais.
O Phyton é uma linguagem orientada a objectos, modular, com uma sintaxe muito intuitiva e muito simples de aprender. Tal como o Perl, o código fonte do Python está disponível sob a licença GNU General Public License (GPL).
Primeiro programa em Python
Tal como diz a história, se vamos iniciar numa linguagem de programação, a primeira aplicação a criar é o Hello World.Caso não seja esta a vossa primeira aplicação, então dizem os sábio que nunca serão bons programadores nessa linguagem. Veja aqui como criar o seu primeiro programa em Python.
Depois de criarem o vosso primeiro programa em Python, devem começar a aprender alguns elementos/sintaxe que fazem parte desta. Há mais informação aqui.
Estrutura de um programa em python
Um programa em python bem estruturado deve:
- Estar devidamente comentado para que tanto terceiros, como vocês próprios possam perceber os vossos programas;
- Estar estruturado pela seguinte ordem:
- A importação de módulos deve ser sempre no início. Análogo ao “include” em C;
- Depois de importados os módulos deve sempre seguir-se a definição das funções necessárias. Embora possam não precisar das funções que definem até um momento mais tardio do vosso programa é uma questão de organização muito importante, em particular em programas grandes
- Só depois o corpo do programa propriamente dito. E nunca esquecer de manter sempre o programa devidamente comentado
Saiba como importar módulos, incluir comentários no código, criar funções, etc. Saber mais aqui.
Ciclos e decisões
A capacidade de repetir uma operação e a capacidade de tomar uma decisão baseada nas mudanças das condições dos dados apresentados ao programa é também (obviamente) possível no python. Saiba como usar o ciclo for, If, elif, else:, função range(j,k,l):, ciclo while, etc. Saiba tudo aqui.
Funções recursivas
Em muitas línguas de programação existe a possibilidade de uma função na sua execução se chamar a ela mesma para alguma coisa. Este facto embora pareça circular, não o é e é muito útil nos mais diversos casos de programação. Saiba como usar funções recursivas.
Este ano iremos preparar mais alguns tutoriais sobre python e convidamos desde já todos os nosso leitores que dominam esta linguagem a participar. Se quiserem escrever um artigo sobre esta linguagem, basta que me enviem um e-mail.