O lançamento de novos smartphones pelas duas grandes empresas concorrentes no mundo dos dispositivos móveis é sempre motivo para estas tentarem promover a migração de utilizadores entre as plataformas.
Com a chegada do novo Android e com o novo Nexus 6 a caminho foi a vez da Google mostrar aos utilizadores do iOS o simples que é mudar do sistema operativo da Apple para o seu.
E para dar uma ajuda a todos os que pretendem fazer essa mudança, lançou agora um site onde podemos ver todos os passos explicados e bem detalhados.
Estas “instruções” que a Google agora lançou mostram de forma detalhada como qualquer utilizador de iOS e em particular do iPhone pode passar para um dispositivo Android sem perder qualquer dado e usando no SO da Google as mesmas funcionalidades que o SO da Apple proporciona.
Todas as instruções estão divididas em áreas distintas, passando pela migração dos ficheiros multimédia, desde a música às fotografias, dos contactos, as contas de email e até às aplicações.
E cada uma destas diferentes áreas está também dividida em vários pontos distintos, diferenciando a forma como cada utilizador pode fazer a transferência dos dados para a nova plataforma.
Na maioria dos casos a Google faz uso das suas próprias aplicações para transferir os dados, sendo que nestes casos quase nem é preciso a intervenção dos utilizadores, bastando instalar as aplicações, configurá-las para sincronizar os dados para dentro dos serviços Google.
Um ponto que pode ser mais crítico seria a oferta de aplicações semelhantes, mas a Google faz questão de mostrar que com mais de 1.3 milhões de aplicações dificilmente não vão se encontradas aplicações semelhantes.
Até mesmo nas que o utilizador ter serviços pagos vai ser tão simples como descarregar a versão Android e configurar a conta associada para que o serviço fique a funcionar.
O pormenor da descrição dos passos da migração entre o iOS e o Android é de tal forma detalhado que a Google chega ao ponto de indicar aos utilizadores que estão a fazer esta mudança para não se esquecerem de desligar o iMessages antes de terminarem a migração.
O lançamento destas novas instruções de migração do iOS para o Android, apresentadas por parte da Google não é inocente e revela os planos da gigante das pesquisas para o seu novo SO.
Dias depois de dar a conhecer ao mundo o Android L e os seus novos dispositivos Nexus é a altura certa para tentarem convencer os utilizadores a experimentarem o Android e todas as suas novidades.
Pode também ser encarada como uma resposta a um guia similar apresentado pela Apple dias depois de ter dado a conhecer o novo iPhone e o iOS 8, e onde mostrava a forma também simples de migrar do Android para o iOS.
A verdade é que estas guerras entre a Google a Apple vão ser sempre produtivas para os utilizadores pois permitem o acesso a guias e manuais úteis agora ou no futuro!
Sentem-se tentados a mudar? As instruções mostram que este é um processo simples!