Pplware

Tem um router da MEO? 5 coisas que pode fazer

Foi em 2016 que a operadora MEO lançou o seu novo router, o TG789vac v2. Este equipamento da Technicolor traz já Wi-Fi de última geração, garantindo assim um significativo desempenho comparativamente ao seu antecessor.

Mas o que podemos fazer com este equipamento? Aqui ficam 5 dicas.


Criar uma rede para os amigos

Com o router TG789vac v2 é possível criar mais duas redes com SSIDs diferentes (uma nos 2,4 Ghz e outra nos 5Ghz). Esta opção é interessante, por exemplo, quando temos visitas por casa e não queremos dar as credenciais da nossa rede principal (até porque depois de ligado à nossa rede até é possível controlar remotamente a nossa box da TV).

Outro cenário é, por exemplo, numa loja comercial, onde passa a ser possível criar uma segunda rede para clientes ou fornecedores.

Ver como configurar aqui.

Como mudar o nome da rede sem fios?

Como sabemos, as rede wireless têm associado um SSID (Service Set IDentifier) – vulgarmente referido como nome da rede. Este nome consiste num conjunto máximo de 32 carateres (números e letras) e, ao contrário do SSID que vem definido por omissão, o utilizador pode dar-lhe o nome que pretender (veja aqui algumas sugestões).

Ver como mudar o nome da rede sem fios aqui.

Partilhe o conteúdo de uma PEN/Disco USB

O objetivo é partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma ótima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).

Veja aqui como configurar.

Como bloquear pornografia e outros conteúdos?

Através do router MEO podemos bloquear tudo o que pretendermos.

Com o router da MEO é possível bloquear o acesso a sites Web com base num conjunto de parâmetros:

Se pretender bloquear algo, veja aqui como fazer.

Associar o endereço público do router MEO a um equipamento

A questão que se coloca é: Porquê atribuir um IP público a um dispositivo? A resposta a esta questão depende daquilo que pretendemos. Basicamente, ao associar o endereço público do router Technicolor a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável “diretamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada. Tenha atenção às credenciais configuradas no mini PC.

Veja aqui a configuração.

E são estas algumas dicas que sugerimos hoje. Estejam atentos pois, em breve, teremos mais tutoriais sobre este assunto. Se tiverem tutoriais que pretendam sugerir, deixem nos comentários as respetivas sugestões, que nós prometemos responder a todos.

Que funcionalidades usa no seu router MEO?

Exit mobile version