Pplware

“Reset the Net” – é hora de todos estarem protegidos

Junte-se ao movimento e utilize aplicações robustas e de confiança.

Foi há precisamente 1 ano que Edward Snowden iniciou a revelação de informação confidencial relativa à NSA, onde evidenciava a recolha de informação privada num operador de telecomunicações, sabendo-se mais tarde que se tratava do PRISM. Muitas outras revelações foram surgindo daí em diante até que foi instaurado o caos no que diz respeito à privacidade online.

A data da primeira revelação pública ficou marcada e hoje pretende-se assinalar o dia com o movimento Reset The Internet. O objectivo é sensibilizar para a necessidade de cifrar toda a informação.

Hoje publicámos um artigo onde é colocado em questão o motivo que terá levado à suspensão do suporte à aplicação TrueCrypt. Existem fortes evidências que apontam numa intervenção do governo dos EUA, inclusive um leitor publicou em comentário de vários factos relativos a investigações criminais onde estiveram envolvidos dados cifrados pelo TrueCrypt, aos quais nunca foi possível aceder.

O movimento “Reset the Net”, além de pretender assinalar este dia, pretende também reforçar a necessidade da protecção de dados privados utilizando métodos de criptografia robustos, sobre os quais não haja suspeita de intervenção de meios governamentais.

Assim, as sugestões passam por:

Existe depois um conjunto de conteúdos, como badges, splash screen e covers no sentido de identificar que o serviço, site ou aplicação estão devidamente protegidos contra a vigilância externa.

 

Privacy Pack

É ainda sugerida a utilização de conjunto de aplicações seguras. A sua utilização é um passo importante no sentido de proteger a liberdade e evitar a vigilância governamental em massa.

Smartphone

Podem ser encontradas outras sugestões para Android aqui e para iOS aqui.

 

Computador

Podem ser encontradas outras sugestões para Windows aqui, Linux aqui e Mac aqui.

 

Acessos e palavras-passe

Garantir a segurança e complexidade das palavras-passe é “meio caminho andado” para não haver acessos inesperados. Existem várias ferramentas capazes de gerar palavras-passe de elevada complexidade e gerir tudo num único local. Temos 5 sugestões interessantes que podem ser utilizadas. O Master Password é também uma solução a ter em conta.

A par destas aplicações adicionais, existe a verificação de dois passos em serviços como Google, Facebook, Twitter, Yahoo, Dropbox e muitos outros. Recomendamos vivamente que utilize esse tipo de autenticação.

 

Estas são as principais recomendações deste movimento. Veja mais informação no site oficial.

Reset the Net    

Que outras sugestões tem para garantir a privacidade?

Exit mobile version