A atualização de maio de 2019 do Windows 10 trouxe muitas novidades. A maioria é bem visível, mas algumas foram feitas pela Microsoft em áreas poucos acessíveis e com pouca visibilidade.
Na verdade estas acabam por ser até mais importantes e mais sensíveis para o Windows 10. O Menu Iniciar foi um dos visados e agora pode ser gerido de forma mais simples. Vejam como podem reiniciar o Menu Iniciar nesta nova versão do Windows 10.
Com a atualização de maio de 2019 do Windows 10 o bem conhecido Menu Iniciar foi alterado profundamente. Passou a contar com um processo específico e ficou assim liberto para ser controlado em caso de problemas graves.
Reiniciar o Menu Iniciar pelo Gestor de Tarefas
Esta liberdade do Menu Iniciar torna-o independente de qualquer outro processo ou de qualquer problema. Assim, caso necessitem, podem reiniciar o Menu Iniciar rapidamente. Chamem então o Gestor de Tarefas e escolham o separador Detalhes.
Ai dentro, e na lista de processos disponíveis, devem encontrar um com o nome StartMenuExperienceHost.exe. Devem então pará-lo, quer com o carregar no botão Terminar tarefa quer com esta opção no menu de contexto.
Usar o DOS para tratar o Menu Iniciar bloqueado
Uma outra forma, provavelmente mas simples, é recorrendo ao DOS. Basta um simples comando, numa shell com permissões de administrador, para que este processo seja terminado e lançado novamente.
O comando que vão usar é “taskkill /im StartMenuExperienceHost.exe /f” (sem as aspas). Assim que a mensagem de sucesso surgir, o processo do Menu Iniciar terá sido terminado e reiniciado.
Não é uma situação comum, mas por vezes até o Menu Iniciar terá problemas. Nesses casos, e com estas duas opções, vão poder resolver a situação, com um simples terminar de um processo. É esta a vantagem da decisão da Microsoft de criar um processo separado para o Menu Iniciar.