No que toca ao armazenamento das criptomoedas, existem várias opções para os utilizadores. Anteriormente já abordámos as diferentes carteiras existentes, sendo que as Ledger Nano são das mais reconhecidas.
Estas hardware wallet estão protegidas através de uma chave de recuperação de vinte e quatro palavras… Conheça um truque para a proteger de forma perspicaz e reduzir assim a probabilidade de a ter exposta!
Aquando da compra de uma Ledger Nano S ou da recém-lançada Ledger Nano X, poderá verificar que consta na caixa um a três folhetos para escrever a sua chave de recuperação. Caso queira imprimir novas folhas de recuperação da Ledger, pode aceder ao documento clicando aqui. A chave de recuperação, também denominada de seed, é crucial para o acesso à sua carteira de criptomoedas.
No caso de perder o acesso à sua Ledger, a seed garante que não perde o acesso às suas criptomoedas, servindo como último recurso para as recuperar. Deste modo, a importância deste conjunto de vinte e quatro palavras é evidente!
Comummente os utilizadores escrevem a seed num papel e armazenam-na num local seguro e de confiança. Contudo, pode acontecer algum imprevisto com esse papel e ele perder-se, ou até mesmo alguém ter acesso indevido a ele. Desta feita, há uma técnica que sugerimos para se salvaguardar destas situações.
Ao invés de escrever a sua seed num único papel, escreva em três papéis. Não obstante, em nenhuma das réplicas consta a totalidade da chave de recuperação!
Ao seguir a configuração descrita nesta tabela poderá conferir que nenhum dos papéis, por si só, consegue conceder o acesso à sua carteira de criptomoedas. Assim sendo, são sempre necessários dois papéis para ter acesso total às vinte e quatro palavras necessárias! Caso perca um dos papéis, terá o acesso às suas criptomoedas salvaguardado, de igual modo que caso alguém tenha acesso a um dos papéis também não terá acesso às criptomoedas!
A nossa sugestão é que deverá manter os três papéis em localizações seguras, mas distintas. Contudo, siga este procedimento por sua conta e risco!