Ter boa cobertura de sinal Wi-Fi em todos os cantos da casa nem sempre é possível. No entanto podemos sempre melhorar em diversos aspetos e perceber até como está o espetro Wi-Fi (na zona).
O router da MEO tem algumas ferramentas interessantes que nos podem ajudar a posicionar o nosso equipamento e assim oferecer a melhor cobertura. Vamos conhecer essas ferramentas.
Antes de aceder ao router, há algumas dicas básicas que o podem ajudar a melhorar a cobertura Wi-Fi. Aqui ficam algumas sugestões:
- Na maioria das casas, o router é a única fonte de sinal Wi-fi. Para alcançar uma cobertura de qualidade, coloque-o na localização mais central possível;
- O router deve também ser posicionado o mais alto possível, como no topo de uma estante, para oferecer a melhor distribuição do sinal;
- Assegure-se que o seu dispositivo Wi-Fi não fica escondido atrás de um jarro de flores ou móvel. Talvez deixe a divisão mais bonita, mas cria um obstáculo significativo no seu desempenho Wi-Fi;
Mais e melhor Wi-Fi! Dicas de topo para redes sem fios
Análise de equipamentos da rede Wi-Fi no router MEO
Para aceder à ferramenta “Análise de equipamentos da rede Wi-Fi” basta entrar na interface de gestão do equipamento (abrir o browser e inserir o endereço 192.168.1.254 com as credenciais meo/meo) e depois no menu escolher Rede doméstica > Interfaces /WLAN: SSID do cliente > Análise de equipamento da rede Wi-Fi.
Através dessa interface é possível saber se a qualidade de sinal é boa para um determinado dispositivo e também saber a atual velocidade em Mbps.
Carregando num dos clientes Wi-FI é possível ver detalhadamente as informações da ligação como mostra a figura seguinte.
Mas há mais! No menu Rede doméstica > Interfaces existe uma opção que se chama “Analisar ambiente da rede Wi-Fi”.
Tal como a ferramenta inSSIDer, esta funcionalidade dos Technicolor TG784n permite visualizar a ocupação do espetro Wi-FI tanto na frequência dos 2,4Ghz como nos 5Ghz.
Como podemos ver pela seguinte imagem, é possível ver a ocupação por canal, o endereço MAC de outros hotpsots, o sinal (RSSI) em dBm (O sinal wireless, tal como todos os sinais rádio são normalmente medidos em dBm. No caso do wireless este são medidos numa escala negativa devido à baixa potência dos sinais).
Se quiserem ver a ocupação do espetro 5Ghz, devem selecionar a interface dos 5Ghz em Rede doméstica > Interfaces
Como podem ver, a gama dos 5Ghz é normalmente mais livre (ou seja, comparativamente aos 2,4 Ghz não há tantos equipamentos a funcionar nesta gama).
Mas nem tudo são vantagens… quanto maior a frequência usada, menor é o raio de cobertura. Além disso, as altas frequências têm um nível de penetração inferior em objetos e superfícies sólidas. Isto quer dizer que uma rede que funciona nos 2,4 GHz garante melhor cobertura que uma rede que funciona nos 5 GHz. No entanto, uma rede que funciona nos 5 GHz oferece uma maior largura de banda, ou seja, é uma rede mais rápida. Saber mais aqui.
Se é um cliente que tem um pacote fibra, avalie estas funcionalidades e descubra eventuais problemas da sua rede Wi-Fi. Outras dúvidas ou questões não hesitem em deixar nos comentários que nós tentamos ajudar. Certamente que o router MEO pode não ser a solução para levar internet a toda a casa mas há várias soluções que podemos sugerir.