Um dos problemas dos smartphones, em geral, está relacionado com a autonomia. Enquanto que há uns anos tínhamos telemóveis com baterias que duravam semanas, hoje, a grande maioria dos smartphones não dura nem um dia! É perfeitamente normal que essa realidade se tenha alterado de forma tão drástica, tendo em consideração o tipo de tarefas que se executam hoje em dia.
Ainda assim, há formas de melhorar a autonomia do smartphone através de pequenos truques. Hoje mostramos alguns mais focados na utilização do iPhone com iOS 9.
Depois de darmos a conhecer alguns mitos relacionados com as baterias dos dispositivos móveis, de termos falado sobre algumas apps que são as mais consumidoras de baterias de smartphones Android, chega a altura de deixar algumas dicas de poupança de bateria para utilizadores de iOS, com particular destaque para a nova versão iOS 9.
1. Active a função Modo de baixa potência
O iOS 9 traz uma gestão de energia muito melhor que nas versões anteriores. Agora, quando a bateria do iPhone atinge os 20% é solicitado que seja activado o Modo de baixa potência.
Neste modo, o consumo de energia é temporariamente reduzido até poder carregar o iPhone. Quando está activa esta opção, a obtenção de correio, a actualização de aplicações em segundo plano, as descargas automáticas e alguns efeitos visuais são reduzidos ou desligados, aumentando um pouco mais a disponibilidade da bateria.
Mas pode fazer isso sempre. Se for para um sítio onde sabe que não vai ter durante muito tempo acesso a energia para carregar o iPhone, active logo este modo e o iPhone dura muito mais. Para isso vá a Definições, Bateria, e dentro da janela active o Modo de baixa potência. Verá que o ícone da bateria passa de verde a amarelo.
2. Analise quais a aplicações que mais bateria estão a consumir
Para ter acesso à lista de apps que mais consomem a energia da bateria deverá novamente aceder às definições de bateria, onde, por ordem decrescente de consumo, conseguirá ver quais as aplicações que mais contribuem para a fraca autonomia.
Será que não passa sem algumas delas?
3. Livre-se da aplicação do Facebook
Como pode ver pela imagem a cima, a app do Facebook é que mais consome bateria no iOS 9. Esse problema já foi relatado aqui no Pplware e a própria empresa dona da rede social já reconheceu o que a aplicação continua a gastar demasiada bateria.
Se não é assim tão adepto de redes sociais, poderá valer a pena remove-la do seu iPhone.
4. Desactive o Airdrop
O serviço Airdrop da Apple permite, desde o iOS 7, partilhar conteúdos entre os dispositivos da marca de uma forma mais eficiente, mas este é apontado também como um dos grandes consumidores de energia.
O melhor é mantê-lo desligado.
De uma forma rápida, aceda ao Centro de Controlo, que encontra ao deslizar o ecrã da extremidade inferior para cima, e desligue-o, activando só quando for realmente necessário.
5. Desactive o Centro de Notificações
Necessita mesmo de receber todas as notificações que recebe minuto a minuto?
A receção de muitas notificações diariamente, muitas vezes associadas a aplicações de pouca relevância, como jogos ou redes sociais, é por si só uma consumidora de bateria, é um toque, uma luz que acende, uma vibração… Aceda às definições das Notificações e faça uma gestão de acordo com as suas necessidades.