Docx para todos!
Ainda me lembro de quando começaram a surgir os primeiros documentos .docx, que é como quem diz, em formato Office Open XML (OOXML). Como já vem sendo hábito, e para desespero dos utilizadores, a Microsoft cortou relações com versões anteriores, note-se, até da sua própria suite. E se eu não tiver o Office 2007 ali à mão, como faço?!
Vejamos então algumas aplicações e websites que lhe permitem visualizar documentos em formato OOXML sem ter que recorrer ao Office 2007.
Micosoft Word Viewer
Começamos com algumas alternativas da própria Microsoft. O Word Viewer permite-lhe abrir e imprimir diversos formatos do Word. Naturalmente, será com esta aplicação que obterá os melhores resultados.
No entanto, é bastante pesada (25MB) e por isso não muito útil em casos de emergência. Assim, previna-se: instale já e use quando necessitar!
Artigo completo: Viewer - O outro olhar da Microsoft
Micosoft Compatibility Pack
A instalação do Compatibility Pack juntamente com o Microsoft Office 2000, Office XP ou o Office 2003, permite-lhe abrir, editar e guardar ficheiros com os novos formatos de ficheiro do Word, Excel e PowerPoint 2007. O Compatibility Pack pode também ser utilizado juntamente com o Microsoft Office Word Viewer 2003, Excel Viewer 2003 e PowerPoint Viewer 2003 para permitir a visualização dos ficheiros guardados com estes novos formatos.
Artigo completo: Pacote de compatibilidade Office 2007
OpenOffice.org
Seguimos com uma das maiores alternativas à suite da Microsoft e talvez a mais óbvia. Utilizando o OpenXML/ODF Translator for OpenOffice, desenvolvido pela Novell, poderá importar ficheiros Open XML para o OpenOffice.
A partir da versão 3.0, actualmente em estado Beta, esta função estará já incluída nas diferentes aplicações desta suite.
Homepage: OpenXML/ODF Translator for OpenOffice
AbiWord
Depois de algum tempo na penumbra este excelente processador de texto volta em força. Desde a versão 2.6.0 que permite ao utilizador importar ficheiros .docx, com bons resultados. Se ainda não experimentou, fique a saber que pode está até disponível uma versão portable!
Artigo completo: AbiWord 2.6.0
docx4all
É a vez de fazermos a passagem das aplicações para as ferramentas on-line. Para isso, introduzo o docx4all, uma ferramenta escrita em Java que utiliza a biblioteca (library) docx4j para editar ficheiros em formato .docx! Sim, editar: com o docx4all poderá alterar o documento e voltar a guardá-lo, em formato Open XML ou HTML.
Embora bastante prática, já que não necessita de instalação, é algo limitada, não sendo para já capaz de lidar com imagens ou elementos mais complexos.
Homepage: docx4all
docx2doc
E estamos definitivamente no terreno dos serviços Web. Tal como deixa adivinhar a sua designação, o docx2doc é capaz de converter documentos do formato .docx para o mais velhinho .doc, que poderá então editar com versões mais antigas do Office. No entanto, se estiver com pressa, esqueça! Para diminuir a sobrecarga do servidor, o seu ficheiro só será convertido após 24 horas...
Homepage: docx2doc
Zamzar
O Zamzar é claramente a opção ideal para quem não quer esperar. Basta introduzir seleccionar o ficheiro, o formato de destino, um endereço de correio electrónico válido e em poucos minutos receberá o documento já convertido. Fácil e com um generoso limite de 100MB por ficheiro. Repare bem na lista de formatos suportados:
De: docx Para: doc, odt, pcx, pdf, png, ps, txt
De: pptx Para: html, odp, pcx, pdf, png, ppt, ps, swf
De: xlsx Para: csv, html, mdb, ods, pcx, pdf, ps, rtf, xls, xml
Recomendado!
Artigo completo: Converta ficheiros online
Docx-converter
Fechamos com mais um serviço Web, muito ao estilo do Zamzar, embora consideravelmente mais lento. No entanto, os resultados são bem próximos da perfeição, batendo toda a concorrência ao nível de serviços Web. Se é utilizador Mac OS, está também disponível um dashboard widget para que possa converter os seus documentos de forma fácil e rápida.
Homepage: Docx-converter
Este artigo tem mais de um ano
Boas,
O que me parece essencial é que os documentos das versões anteriores possam ser lidos em versões futuras.
Não sei em relação ao windows, mas para MAC a Microsoft lançou um converter para poder-mos visualizar os docx em versões anteriores
Saudações.
Por um lado nao concordo muito com a descontinuação dos outros formatos office, mas face a todas estas soluções, não vejo qual seja o problema…
a primeira vantagem que reparei em relaxao a formatos anterioes, é a grande difrença de tamanhos… alguns xegam a menos de metade do tamanho…
custou a mudança, mas valeu apena 😀
paragens ao pllware por estre grande post… bom trabalho 😉
A IBM está abandonando formatos proprietários da MS como este e adotando ODF. Todo o planeta deveria seguir o mesmo caminho.
Já agora ao contrário, se se quiser converter em massa ficheiros Word (doc para docx), Access, PowerPoint (ppt para pptx), Visio , Excel (xls para xlsx) e ficheiros Microsoft Project – diz, hoje, o Digital Inspiration:
http://www.labnol.org/software/bulk-convert-office-documents-in-2007-format/4291/
Pode ser útil se se quiser uniformizar formatos de ficheiros (claro que aqui não se põe a questão de ler os formatos anteriores com o Office 2007)
Muito sinceramente, em termos práticos, ou seja, fazendo o balanço entre, por um lado, o tempo que se perde a reaprender o que já se sabia fazer antes e a aprender as poucas coisas novas e, por outro, as novas funcionalidades, tenho as mesmas reservas quanto à utilidade de passar do XP para o Vista como a passar do Office 2003 para o Office 2007.
Pelo que sei a grande diferença de tamanhos deve-se ao novo formato usar compressão. As versões anteriores do office também nunca foram muito boas a não guardar lixo dentro dos documentos diga-se. Isto da compressão é um pau de dois bicos, se por um lado se fica com documentos mais pequenos, por outro se houver qualquer problema de corrupção do ficheiro é mais difícil recuperar alguma coisa.
Quanto à evolução para o office 2007 … pelo menos temos de conseguir ler documentos no novo formato pois há muita gente que mesmo que não precise insiste em mudar e ter a ultima novidade do office, mas como foi dito no artigo o openoffice 3 ja vai suportar nativamente a abertura do novo formato, sendo assim não há grande problema para quem o usar.
O OOXML é bem melhor que o formato antigo
Ainda assim é uma cópia rasca e feita é pressa e com erros propositados do OASIS (ODF para os amigos)
Pode fica sussegado , que vc terá pois existem sites que dão de graça, se é que voce me intende….então relaxa…. sem crise , por-que até o mais noob em informática consegue baixar free da net soft que mal lançaram!.
Desculpem o Offtopic, mas julgo que nunca é demais lembrara que a Água é vida .Dêm uma vista de olhos a este link http://www.time.com/time/photogallery/0,29307,1724375,00.html , e descarreguem o livro Blue Planet Run, que contem informação e imagens espectaculares. Tão espectaculares como as das 6ª feiras aqui no Pplware.
@aver
Continuo aqui com XPSP3 e Office2003 com o CP2007OS ( http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=941b3470-3ae9-4aee-8f43-c6bb74cd1466&displaylang=en ) e como módico usuário me dou por satisfeito.
Abraço
Iv@n
Iv@n
Um abraço também para ti.
Já agora para os mais curiosos tentem com um descompressor, descomprimir um documento do office 2007. Seja ele word, excel ou powerpoint.
Sim porque para os mais distraidos, os documentos são ficheiros ZIP que tem la dentro varias pasras e ficheiros xml e outros. 🙂
DUVIDA: kd instalo o corel draw 13 aparece um erro C:\WINDOWS\INSTALLER\BR.msi acerca disto, n sei o k fazer, e preciso de trabalhar c o programa o quanto antes :S
HELP PLEASE :S
@Portugal maior grande: Telefona a quem compraste o software, o representante, e pede ajuda.
Parece que a Microsoft vai vender, online, para estudantes, o Microsoft Office Ultimate 2007 por 60 dólares (custa habitualmente 700 dólares), no âmbito do chamado programa “The Ultimate Steal” para a educação.
http://www.labnol.org/software/buy-microsoft-office-2007-for-college-students/4297/
O Zamzar já experimentei inúmeras vezes e nunca funcionou.