Pplware

Dicas para melhorar o Windows 8

Com apenas um mês de vendas e 40 milhões de licenças vendidas o Windows 8 começa a tornar-se, como era esperado, um caso de sucesso.

Nestes 30 dias os utilizadores tiveram já tempo para tomar o pulso ao que este SO tem para dar e quais os seus pontos fortes. Como qualquer sistema operativo, após a sua instalação existem pequenos pontos que podem ser melhorados com vista a torná-lo ainda mais optimizado.

As dicas que hoje vamos apresentar permitem que coloquem o vosso Windows 8 mais rápido e intuitivo de usar, podendo ser implementadas de forma isolada ou em conjunto.

são pequenas afinações que vão permitir que o Windows consuma menos recursos e por conseguinte que os possam usar onde fazem mais falta, nas aplicações.

Ferramentas administrativas acessíveis

Tal como nas versões anteriores do Windows, também o Windows 8 permite que criem um God Mode para terem debaixo de uma única janela todas as opções de configuração do Windows.

Para criarem este modo e o seu acesso devem apenas criar uma nova pasta e dar-lhe como nome o texto que apresentamos abaixo.

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Depois de criada podem aceder-lhe com um duplo clique e vão ter acesso a todas as opções de forma arrumada e ordenada.

Atenção aos recursos do sistema

Em qualquer sistema os recursos disponíveis são sempre um factor a ter em conta e que deve ser controlado. Encontrar as aplicações e os serviços que estão a consumir inadvertidamente esses recursos permite que tenham as vossas máquinas mais capazes de responder às solicitações que lhes fazem.

O Gestor de Tarefas do Windows 8 está muito diferente do que temos nas versões anteriores do Windows. Tem mais informação e consegue dar-vos em maior detalhe onde os recursos estão a ser consumidos.

O separador Desempenho tem agora muito mais informação e permite que controlem os principais recursos do vossos sistema. CPU, memória, disco e rede podem ser monitorizados com grande pormenor.

Mas se necessitarem de um detalhe ainda maior sobre a forma como esses recursos estão a ser consumidos e por que processos, existe sempre a possibilidade de recorrerem ao Monitor de recursos.

O acesso é feito pelo link Abrir o Monitor de Recursos que se encontra no final do separador Desempenho do Gestor de Tarefas.

O Monitor de recursos permite que verifiquem para cada processo quais os recursos de CPU, disco, rede ou memória quais os seus consumos.

Desligue os efeitos visuais

Os efeitos visuais são das funções que mais nos enchem os olhos. Sempre que mudamos de janela ou alternamos entre a Moder UI e o Ambiente de Trabalho estes efeitos entram em acção, consumindo recursos desnecessariamente.

Por esta razão este é das primeiras alterações que devem fazer ao vosso Windows 8. O desabilitar dos efeitos visuais remove alguma da beleza do sistema operativo, mas ganham de imediato em performance do sistema.

Para acederem a estas definições devem começar por aceder às Propriedades do sistema. Para isso basta que pesquisem por “Ver definições de sistemas avançadas” no vosso sistema, quer seja através da chamada da Charm Bar ou do atalho Win + Q.

Na nova janela devem escolher o separador Avançadas e depois a opção Desempenho, com o clique no botão Definições.

Na nova janela devem decidir de que forma querem alterar estes efeitos visuais. Ou desabilitam a sua maioria e escolhem a opção Ajustar para o melhor desempenho ou escolhem um a um e decidem quais os que pretendem manter.

Ponderem da necessidade de terem quaisquer efeitos visuais e se mantiverem alguns escolham apenas os essenciais. Esta é uma decisão de beleza versus desempenho.

Não faça indexação de ficheiros

Por muito útil e interessante que seja a função de pesquisa do Windows esta é outra ávida consumidora de recursos.

Para ter a indexação sempre actualizada e com as mais recentes alterações de ficheiros no sistema operativo, este serviço tem de estar constantemente a indexar os ficheiros e os dados que neles estão contidos.

Este processo tem de usar constantemente o processador para se manter actualizado. Por essa razão, se não fazem utilização frequente desta função o ideal é desactivá-la.

Para o realizarem devem executar o comando services.msc e procurar o serviço Windows Search na janela que for aberta. Depois de a acharem cliquem com o botão direito do rato e escolham a opção Propriedades.

Nessa nova janela devem procurar a opção Tipo de arranque e seleccionem a opção Desactivado.

Se esse for um serviço essencial para a utilização do Windows 8 existe então uma solução alternativa. Podem controlar em que pastas essa indexação é feita e assim reduzir o tempo deste processo e por conseguinte o consumo de recursos.

Chamem a pesquisa de aplicações (Lupa na Charm Bar) e coloquem o texto Opções de indexação. A aplicação mostrada permite que definam quais as pastas onde pretendem que a pesquisa seja efectuada.

Adicionem as pastas pretendidas e filtrem as que pretendem que sejam ignoradas. Podem ainda ver alguns detalhes de pormenor se acederem às opções Avançadas.

Opções de energia para melhorar a performance

As opções de energia é outro local onde podem afinar um pouco a vossa máquina. Não tem uma acção directa sobre os recursos, mas consegue que obtenham um pouco mais da vossa máquina nas situações em que necessitam de a usar de forma mais intensiva.

Cada um dos planos de energia que acompanham o Windows está desenhada para agir em momentos específicos. Devem no entanto seleccionar o plano certo para cada momento e activá-lo sempre que necessário.

A mudança desses planos faz-se de forma simples e rápida ao carregar no símbolo da bateria na barra de tarefas do Ambiente de Trabalho. Apenas são mostrados 2, os mais comedidos, mas facilmente podem aceder ao restante.

Cada um dos planos pode ainda ser melhorado por cada utilizador para que tenha activas ou inactivas determinadas funções e/ou propriedades.

Mas para as situações mais particulares e com maior detalhe podem sempre criar o vosso plano de energia.

Tenha em atenção o seu disco

Dos muitos recursos que o vosso sistema tem disponíveis um dos mais sensíveis e que deve estar a ser monitorizado é o vosso disco.

Para um bom desempenho de qualquer sistema operativo este é um elemento fundamental e também propenso a problemas. Deve por isso ser tratado com algum cuidado adicional.

À parte dessa monitorização devem também realizar alguma manutenção preventiva para que o possam manter muito mais tempo e sempre em bom funcionamento.

Em baixo encontram três simples dicas que podem permitir dar-vos um pouco de prevenção activa e de controlo. Devem fazer periodicamente cada uma destas verificações.

Desfragmentar

O desfragmentar dos discos está mais que provado que melhora o comportamento do sistema operativo e até a vida do próprio disco. É um processo que arruma o disco e os blocos de ficheiros que nele se encontram espalhados.

Ao ter essa arrumação feita o vosso disco vai aceder de forma mais rápida aos dados e vai ter um menor desgaste.

Para acederem à desfragmentação dos discos devem apenas clicar com o botão direito do rato em cima do disco pretendido, no explorador de ficheiros, e escolher Propriedades.

Na nova janela escolham o separador Ferramentas e depois Optimizar. A opção que pretendem é Optimizar.

Podem também configurar a verificação periódica e automática deste processo e assim evitam ter de o repetir manualmente

Limpeza do disco

A limpeza do disco é outro ponto que devem ter em atenção. Os dados que não necessitam podem ser eliminados do vosso sistema, garantindo assim que está disponível mais espaço para outros dados mais importantes. Eta limpeza permite ainda eliminar a criação de fragmentação do disco, o que reverte para a melhoria geral do sistema.

Existem muitas ferramentas especializadas neste processo, mas o próprio Windows tem uma função para realizar essa limpeza.

Para lhe acederem devem apenas mudar para o separador Geral, da mesma janela onde fazem a desfragmentação, e escolham a opção Limpeza do disco.

Devem apenas escolher quais os itens que pretendem eliminar e assim o Windows tratará de os remover. Podem de imediato ter acesso ao espaço que vão ganhar.

Devem apenas escolher quais os itens que pretendem eliminar e assim o Windows tratará de os remover. Podem de imediato ter acesso ao espaço que vão ganhar.

Procure erros no disco

Por fim, e talvez o mais importante, é a detecção de erros.no próprio disco. A pesquisa desta função trata de verificar problemas em ficheiros e tenta de imediato corrigir eventuais problemas que detecte.

No final é apresentado um relatório ao utilizador onde são mostrados os erros encontrados e o estado da sua solução.

Esta funcionalidade é particularmente útil para todos os que têm por hábito desligar os computadores no botão sem seguir os procedimentos normais.

O acesso a esta função é feito através da mesma janela usada nas funções anteriores, no separador Ferramentas. Escolha a opção de Verificação de erros e depois escolham a verificação de erros.


Estas pequenas dicas podem ajudar a tornar o vosso Windows 8 um pouco mais funcional e com mais recursos disponíveis onde realmente interessam e com uma muito melhor gestão dos mesmos.

Desafiamos os nossos leitores a partilharem connosco outras dicas que usem no vosso Windows para o tornar mais rápido!

Exit mobile version