Apesar de actualmente os discos terem uma boa capacidade de armazenamento, é verdade que quem tem hardware mais antigo tem ,normalmente, problemas relacionados com falta de espaço. A falta de espaço afecta a performance do Windows, ainda mais em alturas como as que atravessamos, com a chegada do Windows 10 e das primeiras actualizações.
O Windows faz uma gestão criteriosa deste espaço mas, por vezes, não consegue impor-se à vontade dos utilizadores mesmo quando recebem vários alertas. Hoje vamos dar uma dica simples e tentar libertar mais de 20 GB.
Esta dica deve ser aplicada não apenas por quem já recebeu um alerta de falta de espaço, mas sim por todos os que realizaram recentemente a actualização para o Windows 10 ou para a primeira grande actualização deste.
O que vai acontecer é que o próprio Windows vai eliminar ficheiros que não precisa, ganhando assim o tão desejado espaço.
Pode não parecer lógico que o Windows mantenha tanto espaço em disco ocupado com elementos temporários, mas a verdade é que estes podem acabar por ser úteis.
ALERTA
Caso apliquem esta dica vão ficar impossibilitados de reverter para a versão anterior do Windows
Como libertar espaço no Windows 10?
Esta dica vai apenas adicionar uma opção à limpeza de disco, que na verdade faz toda a diferença na hora de limpar o “lixo”. Na prática vão ser removidas versões anteriores do Windows e que não fazem qualquer falta.
Comecem por abrir a pesquisa e escrevam disco. Vão ver surgir a opção Limpeza do disco. Escolham essa opção e acedam à interface do Windows para limpeza compulsiva dos ficheiros desnecessários.
Já nessa interface de limpeza do disco vão poder ver os ficheiros que têm marcados para remoção. Mesmo podendo ter aí um volume considerável, devem aceder a uma segunda zona, onde vão descobrir muito mais.
Escolham então a opção de acesso aos ficheiros do sistema para que a pesquisa seja ainda mais exaustiva.
De imediato o Windows vai “olhar” para os seus ficheiros e identificar aqueles que podem ser eliminados, sem que isso influencie o comportamento do sistema operativo.
Esta pesquisa demorará o tempo necessário para que todo o disco seja avaliado e determinar quais os ficheiros que podem ser eliminados.
Depois dessa pesquisa a janela de limpeza do disco vai voltar a surgir, mas agora com os elementos do sistema disponíveis. Desçam na lista e procurem a opção Instalação(ões) anterior(es) do Window.
No nosso caso estavam mais de 24GB disponíveis para serem eliminados, o que é um ganho considerável de espaço. Estes valores podem variar, dependendo das instalações anteriores que existirem.
Podem aproveitar e avaliar outros itens que estejam nessa lista e que vos permitam ganhar mais espaço. Após uma avaliação criteriosa o PC do Pplware conseguiu libertar perto de 32 GB de espaço.
Esta é uma manutenção que se pode habituar a fazer periodicamente e assim garantir que todo o espaço que o Windows ocupa está limitado ao que realmente necessita, evitando ter ficheiros temporários desnecessários ou outros que estão apenas a ocupar espaço que tanta falta faz.