Uma das questões que mais se lê por essa Internet fora é se as baterias estão sempre a receber energia quando o portátil está ligado à rede eléctrica, ou se deve o portátil estar desligado da corrente eléctrica mesmo quando estamos a trabalhar junto a uma tomada. Será que faz mal? Será que faz bem?
Quem tem um computador portátil, para além de cuidar do desempenho do processador, do espaço de armazenamento e da quantidade de RAM disponível, deve preocupar-se com a vitalidade da bateria, até porque sem aquela fonte de vida… o portátil só por si vale de pouco. As pessoas questionam-se se devem descarregar sempre a bateria antes de a carregar totalmente, questionam-se se devem ter sempre a bateria ligada à corrente quando estão ligados no seu local de trabalho e se devem sempre carregar a bateria até aos 100%. Dúvidas legítimas que ao longo dos anos exigem respostas novas, até porque as tecnologias das baterias vão evoluindo.
As respostas a essas questões não são simples e não há uma “chapa 5”. Há vários factores que influênciam os resultados mesmo com comportamentos ditos “correctos”.
Bateria – Alguns princípios básicos
A maioria das baterias dos portáteis é de iões de lítio ou de polímeros de lítio. Estas baterias são projectadas para suportar vários ciclos de carga e não podem ser sobrecarregadas, o que significa que, logo que atinjam os 100% de carga… têm de parar de carregar. Isto quer dizer que a tecnologia actual faz com que a fonte de alimentação, depois de saber que a bateria está totalmente carregada, ignora a necessidade de carregar a bateria e leva apenas a energia ao seu portátil que, a funcionar, necessita desse recurso. Assim, as baterias dos portáteis actuais não sofrem qualquer aquecimento por ter sempre o computador ligado à corrente eléctrica. Mas, existem outros factores que iremos abordar mais à frente.
Depois há outro conceito que deve sempre ter em conta. Existem boas práticas que estendem a vida da bateria do seu portátil. A bateria tem um número finito de ciclos de carga-descarga, assim, descarregar a bateria completamente e de forma repetida… irá reduzir a sua vida.
São conceitos rápidos e directos, sem entrarmos em pormenores mais técnicos, que o podem ajudar a responder logo a várias questões.
Calor é o maior inimigo da sua bateria!
Muitas pessoas desconhecem o verdadeiro inimigo das baterias e acham, quer num portátil quer num smartphone, que o maior inimigo é carregar e descarregar, que este comportamento causa algum certo tipo de desgaste. Não, fique a saber que o maior inimigo das suas baterias é o aquecimento. Este é o factor mais crítico quando se trata da vida prolongada da bateria.
Dissemos em cima que manter o seu computador portátil ligado permanentemente à corrente eléctrica não vai matar a sua bateria. E é verdade. Mas, também precisa de estar atento ao aquecimento excessivo que é causado pelo hardware do portátil.
Facilmente pode comprovar que muitas vezes o portátil está febril e isso deve-se à energia térmica libertada pelo CPU e por outros componentes que levam a que a temperatura dentro da máquina atinja 40ºC ou mais. A própria fonte de alimentação é uma fonte de aquecimento pelo facto de gerir a energia que lhe chega e para onde esta terá de ser enviada.Os discos mecânicos geram calor e mesmo os motores das ventoinhas produzem calor.
É também sabido que o calor baixa o desempenho da máquina. O calor é inimigo da produtividade. Assim, se a sua bateria for de remover e estiver a usar o computador portátil de forma intensiva, remova a bateria para que esta não sofra com o calor gerado pela própria máquina. Esta será a razão mais importante que justifique remover efectivamente uma bateria do portátil quando este está a trabalhar ligado à corrente eléctrica.
Então o que devo fazer? Remover, desligar ou manter ligado?
Actualmente está a desaparecer a possibilidade dos portáteis terem as baterias removíveis. Pese o facto de alguns ainda trazerem essa possibilidade, mas o futuro mostra que cada vez mais vem tudo lá dentro e nada se remove. Assim, remover fica limitado aos que o podem fazer e deixará de ser uma opção. Desta forma, a opção viável é utilizar um método simples que pode ajudá-lo a prolongar a vida útil da sua bateria de uma maneira diferente.
De acordo com os testes realizados pelo site Battery University, uma bateria que é carregada a 100% terá apenas 300-500 ciclos de descarga. Por outro lado, se apenas for carregada a 70-80%, irá conseguir aguentar com 1000-2000 ciclos de recarga.
Baseado no que foi dito no artigo, retenha estes pontos:
Evite descarregar a bateria do seu portátil completamente para a seguir o ir carregar. Para melhorar o desempenho da sua bateria, mantenha-a entre os 40% e os 80% de carga. Há até fabricantes que disponibilizam uma opção, na BIOS ou nas ferramentas de gestão do computador, que permitem que a carga da bateria seja suspensa assim que forem atingidos os 80%.
Certifique-se que o seu portátil não está sempre a funcionar com temperaturas muito elevadas. Fiscalize as estruturas de refrigeração para aumentar a saúde do seu portátil, e retenha também que a sua bateria depois de atingir os 100% de carga… não recebe mais energia.