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Como fazer boas compras online?

Sair de casa para comprar bons produtos tecnológicos há muito que deixou de ser um hábito na vida de muitos portugueses. Com a magia de um clique é possível fazer excelentes compras a preços muito interessantes.

Mas há dúvidas que os consumidores ainda têm e riscos que não podem correr. Haverá uma fórmula para fazer boas compras online?


Comecemos por responder à questão: Haverá uma fórmula para fazer boas compras online?

Não, não há uma fórmula, mas há boas práticas e algumas dicas que poderão fazer a diferença na hora de comprar e é sobre elas que hoje vamos falar.

Neste artigo iremos apenas deixar dicas para compras em lojas no mercado nacional. Para compras online no estrangeiro existem mais pormenores a ter em consideração e que serão analisados posteriormente.

 

Compare especificações e preços

Quer comprar um smartphone com pelo menos 2 GB de RAM, um ecrã de 5″ e com câmara com pelo menos 12 MP, com um orçamento de até 200€. Tem ideia de quantos existem no mercado e quantos preços diferentes pode encontrar?

Neste caso, aconselhamos sempre a fazer a pesquisa num comparador de preços. Depois de ter uma ideia do modelo que efetivamente quer comprar analise os preços.

 

Deve comprar na loja que faz melhor preço?

A resposta é simples. A compra deve ser feita na loja onde terá maior confiança para o fazer. Existe um grande número de lojas online que praticam preços muito baixos, mas que não são capazes de oferecer um serviço ao cliente de acordo com as suas exigências.

 

Então, o que fazer antes de comprar?

Analise os sites das lojas: Verifique se têm número de telefone e morada física disponível. Pegue no telefone, ligue e esclareça as suas dúvidas. Se a loja não tiver morada física ou não conseguir contactar via telefone, escolha outra.

Verifique se tem sistema de avaliação: Se a loja não tiver um sistema de avaliação por parte dos compradores, então, recorra a fóruns e até mesmo grupos de Facebook para conhecer o feedback de outros compradores poderá ser uma vantagem antes de comprar.

No mercado nacional existem nomes que se destacam quando falamos em bom serviço de atendimento e de processamento das encomendas de produtos tecnológicos, como é o caso da PCDIGA, que além do excelente serviço que presta online e das quatro lojas físicas já existentes, abriu recentemente uma nova loja em Braga, assegurando também um bom serviço a mais clientes que ainda preferem fazer compras na lojas físicas.

Nova loja PCDIGA em Braga

 

Como efetuar pagamentos

Em Portugal, existe um grande número de métodos adotados pelas várias lojas para que possa efetuar os seus pagamentos. O ideal é que opte por opções mais seguras, entre as quais destacamos o serviço MB WAY ou PayPal, ou mesmo os dois em conjunto. Saiba mais sobre o serviço MB WAY aqui.

O PayPal é atualmente um dos métodos de pagamento mais utilizado em compras online, pela sua segurança, simplicidade e fiabilidade. Neste contexto há também cada vez mais lojas a adoptá-lo, como é o caso do exemplo da loja que demos anteriormente, da PCDIGA que o fez recentemente.


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A garantia dos produtos comprados online

As lojas online nacionais têm que praticar o regime de garantia legal em vigor na União Europeia. Ou seja, no mínimo, as lojas terão sempre que dar 2 anos de garantia. Neste período se um bem adquirido num país da UE tiver um defeito, não tiver a aparência ou não funcionar como anunciado, o vendedor tem de o reparar ou substituir gratuitamente, proceder ao respetivo reembolso ou fazer um desconto no preço.

No entanto, só poderá pedir um reembolso total ou parcial nos casos em não seja possível reparar ou substituir o bem.

 

O momento do arrependimento

Fez as suas compras online, mas quando o produto chegou a casa, arrependeu-se. O produto não tem qualquer defeito, serve exatamente o propósito anunciado, mas simplesmente (afinal) já não o quer… Pode devolver sem dar qualquer justificação à loja. Tem direito a cancelar a compra e devolver os bens adquiridos no prazo de 14 dias, independentemente do motivo.


Leia mais sobre Garantias e Devoluções

Além destes prazos estipulados por lei, é importante ler as condições de cada loja, já que alguns deles poderão variar (sempre com a premissa de benefício para o consumidor).

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