UNetbootin 319 – Crie o seu LiveUSB!
Está farto de gastar torres e torres de CDs/DVDs de cada vez que sai uma nova versão da sua distribuição de Linux favorita?
Não tem drive óptica de CD/DVD e apenas tem portas USB para instalar um sistema operativo (SO)? Está cansado de esperar eternidades enquanto instala um novo SO?
Mais uma vez, o Peopleware tem a solução para os seus problemas 🙂
Apresento-lhe o UNetbootin, um programa muito simpático que cumpre aquilo a que se propõe: criar de forma fácil e directa um LiveUSB, ao invés do já velhote LiveCD.
Para que serve?
Para os mais leigos, LiveUSB não passa de uma simples "pen" contendo a "imagem" de um CD de qualquer distribuição Linux. Em vez de gravar a imagem .ISO da distribuição, converte-a para uma pen, e arranca o computador através da porta USB e não do leitor de CD/DVD!
Veja aqui a lista de distribuições de Linux compatíveis, é muito extensa.
Vantagens:
- Maior mobilidade - ao correr a distribuição por LiveUSB, o acesso a uma sessão Live é rapidíssima, como se de um disco normal se tratasse, servindo assim como uma alternativa bem mais rápida ao LiveCD.
- Maior rapidez na instalação - como as pens usam memória flash, a leitura e gravação é muito mais rápida.
- Menos poluição e custo - seja am igo do ambiente e poupe discos.
Para começar precisa de:
- Programa UNetbootin instalado - ver em baixo, existe versão Windows e Linux, se esta última não funcionar bem, use a de Windows, que é mais fiável. Em Linux precisam dos pacotes adicionais: syslinux e p7zip-full.
- Pen USB de pelo menos 1GB, formatada em FAT32 - em Windows, n'O Meu Computador, clique direito na pen e seleccione Formatar..., escolha FAT32 e formate. Em Linux pode usar o GParted, por exemplo.
- Imagem .ISO da sua distribuição favorita - embora se não a tiver, o próprio programa faz download da imagem! (pode ver aqui uma série delas em download nacional).
Depois destes preparativos, vamos ao trabalho:
Abra o programa (eu tenho o meu em Linux, mas em Windows é semelhante), e depara-se com várias opções:
- Se não tem o ficheiro .ISO consigo, escolha a opção Distribuição e especifique qual é a distribuição que o programa vai baixar e instalar na pen.
- Se tem o ficheiro .ISO, escolha a opção Imagem e o correspondente ficheiro de imagem.
- Por baixo, em Tipo, escolha a opção Disco USB e em Disco, a letra da sua pen (em Windows, vê-se n'O Meu Computador).
- Inicie a criação do LiveUSB clicando em OK.
Espere que o processo acabe...
Escolha Reiniciar Agora se quiser arrancar pelo novo LiveUSB, ou Sair, para voltar ao sistema operativo.
Atenção que ao reiniciar, terá que escolher a opção de arranque através das portas USB (algo como USB Boot, Removable Device Boot, etc.) na BIOS.
Conclusão:
Experimente, não vai querer outra coisa 😀
Licença: GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux Download [Win]: UNetbootin 319 [3.87MB] Download [Linux]: UNetbootin 319 [3.98MB] Homepage: UNetbootin
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me óptimo. Vou experimentar pois já não conseguia fazer a boot com o ubuntu, vou ver com este método. Boa Páscoa.
Foi o que usei prar o meu EeePC
Foi o que utilizei para instalar o Ubuntu aqui no portátil sem drive de CDs. Gostava de saber é se existe alguma ferramente do género mas para os Windows… pois queria instalar o Vista 64 (agora que meti 4 gigas no portátil) e tenho tido problemas em meter o boot a funcionar na pen…
Eu para windows uso este WinSetupFromUSB 0.2.1 e funciona bastante bem
_http://www.mediafire.com/?nfkjxdyteut
Parece-me uma optima ideia, mas e se a BIOS não permitir o arranque por USB DEVICE?
pplware forever…
Esta é uma aplicação que dá mesmo mt jeito…
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Interessante era o programa permitir escolher quais os pacotes a incluir/excluir e depois sim criar um livecd ou pen!
@ Delfim Mota
Hoje em dia qualquer motherboard tem essa opção disponível. As excepções são os desktops mesmo antigos, nesse caso, só há a hipótese do CD.
Mas na grande parte dos casos, gravar CD/DVD já nem faz sentido.
Escusado será dizer que a instalação de um SO via USB é muito, mas muito mais rápida que por CD/DVD.
@ Ana Narciso
E antigo quer dizer o quê, com 1 mês ou 1 ano?
Mas tudo bem, quem precisar mesmo de ensaiar várias máquinas é uma boa ferramenta.
Cump’s
@ Delfim Mota
Vários, mas vários anos.
Tenho um Desktop com cerca de 5 anos e a motherboard permite.
@ Ana Narciso
Acredito, mas esta aqui “http://www.asrock.com/mb/overview.asp?Model=775Dual-VSTA&s=775” não o permite, só não sei mesmo que idade tem!
Acabei de testar o programa instalando o ubuntu 8.10 live numa pen TDK com 8GB , quando vou tentar fazer boot diz que deu erro a ler da pen, sabem qual podera ser o problema? Ainda n testei noutro pc, so keria msm saber se alg teve probs do genero.
@ Shogun
Verifica se o formato do sistema de ficheiros da pen é FAT32 e não outro qualquer.
Usa o gparted para formatar a pen.
Se mesmo assim não conseguires, se puderes, vai ao Windows e formata a pen por lá e usa a versão Windows do Unetbootin.
O formato era ntfs, n havia indicacoes nenhumas para formatar a pen em fat32 e eu tou a usar a versao do windows.Isto podia era ter um botao para cancelar a instalacao.
@ Shogun
O meu guia refere o formato FAT32, lê lá melhor. 🙂
“Pen USB de pelo menos 1GB, formatada em FAT32 – em Windows, n’O Meu Computador, clique direito na pen e seleccione Formatar…, escolha FAT32 e formate. Em Linux pode usar o GParted, por exemplo.”
Tens toda a razao desculpa, ja consegui fazer boot, agora tenho varias questoes, isto n da para instalar como se estivesse instalado no disco? sem correr a versao live? Se a pen ta formatada em fat32 como copio ficheiros maiores k 4gb ?
@ Shogun
Ora essa, sempre às ordens.
Isto permite a criação de um liveUSB que, como o nome indica é uma espécie de liveCD mas numa pen usb. É apenas um suporte de instalação, o SO não fica instalado propriamente na pen, percebes?
Se queres ter uma instalação permanente, ou seja, usar a pen usb como se fosse um disco com a distribuição de Linux lá instalada, e poder guardar lá ficheiros, o processo já muda.
Por exemplo, para colocar o Ubuntu dessa forma, tens: https://pplware.sapo.pt/2009/02/23/usbuntu-live-creator-143/
Se queres instalar outra distribuição numa pen, é uma questão de pesquisa no google. 🙂
Ah e isso msm k eu keria é k versoes live digamos k n sao propriamente o must 😛 e o k eu pretendo e ter uma distribuicao linux instalada na pen, embora trabalhe 90% das vezes com windows, ás vezes da jeito ter uma distribuicao linux por perto k nos salve em algumas situacoes 🙂 Obrigado.
De nada.
Nem mais. Dá bastante jeito ter uma penzinha dessas sempre à mão.
Lembreime agora, e criar um ghost de uma particao k tenha instalada num disco kk com linux e colocar na pen? Axas k resultava? N sei se alg ja testou se alg ja tiver testado postem os resultados. 🙂
@ Shogun
Não faço ideia. Porque não crias um tópico relacionado com o assunto no fórum? Aposto que terás mais respostas. 🙂
Lá me fazes ir ao forum 😛 Mas ya boa ideia.Olha e vdd sabes kual a melhor ferramenta para fazer webcasts em windows? ( Dsc la tar a fazer estas perguntas todas aki mas como tou a ver k tas a responder “on live” aproveito 🙂 )
@ Shogun
O fórum é bastante “on live”, também, eu recebo uma notificação de cada vez que é criado um novo tópico, por isso…
Faz lá a pergunta no fórum, sim? 🙂
Por várias razões: 1 – estamos a encher o artigo com offtopic, 2- se colocares no fórum, muito mais gente vê, tanto pessoas que te podem responder, como eu, como pessoas com a mesmíssima dúvida.
Força aí, não custa nada, e a nós também não.
@ Delfim Mota
pesquisa por:
PLoP Bootmanager
depois diz se funcionou.
@ana tarciso….espetacular !!!! kudos pra vc !
estou postando da minha kingston 2gb. Eu pensei que minha mobo gigabyte p35ds3 não butava pela pen drive.Consultei e encontrei a sollução que pode servir para outros..colocar boot pelo hard drive,apertar f12,aí aparecem as opçççoes e entre elas a sua pen, aí só alegria ! pela primeira vez conseguí tal feito.estou usando aqui o ubuntu 9.04 ainda beta(qque quer dizer versão 09.04.2009)uma maravvilha.deixei de propósito a repetição dos caracteres para ver se alguem me diz a solução.Ana,parabens,pois mesmo que o post seja de uma outra fonte mas vc o trouxe para nós e isso é dividir informação e mostra sua inteligência.
Falta-me agora aprender a usar mesmo o ubuntu, mas gostei do que vi….
Felicidades para todos…\feliz Pascoa e repiiiiiiiiito estou postando do ubuntu na pen drive ::-) 🙂
http://www.delaorden9.com
@amigo delfin mota , tenta da maniera que eu fiz….coloca butar pelo hard drive , aí fica apertando o f12 para ver se aparece a opção de sua pen drive. Claro qu cada mobo tem suas especificações, mas de qualquer maneira coloca o mmodelo de sua mobo no google questionando o boot pelo pen…valeu e boa pascoa…………………. 😉
só para informar, estou ainda postando pela pen drive….realmente excitante…lolol
@ carlos rajas
Ainda bem que o artigo lhe foi útil. 🙂
Qualquer dúvida na utilização do Ubuntu, é só passar pelo nosso fórum.
perdão, quis dizer Ana Narciso…beijo pra vc !!!!
@ana , vc quer dizer o forum do pplware ?
@ carlos rajas
Esse mesmo. Na secção dedicada a Linux. 😉
Ja estou a abusar o pessoal bacana de Portugal e Brasil, mas tenho que faze-lo….Então eu instalei o ubuntu 9.04 na minha pen.O sistema ocupou 50 e poucos por cento do meu pen de 2 gb. Eu tenho ferramentas que uso para manutenção mas que não sei como se instala e nem sei se são compatíveis com o ubuntu, pois são para windows. A pergunta : No espaço vazio da pen drive, posso colocar essas ferramentas ? VAi tomar o espaço livre caso haja alguma actualização, tem algum problema ?
depois de dois ou três posts sobre o unetbootin, advinhem só… 😀
Este já conhecia, realmente uma aplicação de utilidade grandiosa! Já havia tentado outros softwares deste tipo, mas este é o melhor!
http://www.gotasdeinformatica.blogspot.com
Alguém pode me ajudar? Tentei instalar o Ubuntu no vista atravez
teste programa unetboontig, ela nao instalou o Ubuntu e nao deixa mais o vista iniciar, ele assumiu o boot, e o vista não inicia,
eu gostaria de saber se tem como removelo sem ter que formatar o HD
pois assim perderia todos os meus arquivos.
Obrigado e no aguardo de uma resposta.