TrueCrypt 6.3a – Para encriptar a sua PenUSB
Hoje em dia cada um de nós deve ter umas 5 pensUSB espalhadas pelo gabinete ou pela mesa do escritório. Ora transportamos documentos numa, transferimos mas não os apagamos, dias depois pegamos noutras e vamos espalhando informação privada por pensUSB que deixamos por lugares onde facilmente podem ganhar asas. Depois há sempre o risco de as perdermos... não será melhor proteger a pen com uma password?
Já que vamos falar deste assunto, volto falar no que de melhor pode usar... gratuitamente.
Software open-source de encriptação em disco para Windows, Mac e Linux. Esta aplicação tem a capacidade de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Flashdrives USB) como se de um disco real de tratasse. Pode encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como uma flash drive.
Encripta automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma transparente. Possibilita dois níveis de protecção caso seja obrigado, a revelar numa adversidade, a password. Neste link pode ver alguns screens. Muito simples de usar, mesmo em modo portátil na sua pendrive USB.
Fantástica forma de proteger os seus dados, pode cifrar a sua pendrive USB e sem a correcta senha de acesso ninguém conseguirá visualizar o seu conteúdo.
Alterações na versão 6.3 e 6.3a:
- Total suporte para o Windows 7
- Total Suporte para o Mac OS X 10.6 Snow Leopard
- Outros pequenos melhoramentos e correcções de problemas. (Windows, Mac OS X, and Linux)
- Podem ver aqui mais alterações.
Licença: Open-source Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: TrueCrypt 6.3a [3.20MB] Download [mac]: TrueCrypt 6.3a [7.80MB] Download [linux]: TrueCrypt 6.3a [2.5MB] Download [outras versões]: TrueCrypt 6.3a Homepage: TrueCrypt
Este artigo tem mais de um ano
@offtopic
Uma noticia interessante:
Internet Explorer 9 To Get GPU Rendering, CSS3, HTML5 Support
“The most interesting improvements is that Internet Explorer 9 will move graphics and text rendering to the graphics chip, using DirectX’s Direct2D. Sinofsky showed several demonstrations, one of which showed the difference between non-GPU and GPU rendering: Bing Maps did about 14fps without using the GPU, and up to 60fps while using the GPU.”
boas, falando em pens e normal 1 pen de 8g trazer de capacidade 7.52g ? um amigo meu diz que a dele tem 7.92 e tivemos a ver a minha só tem 7.52g de armazenamento !!!obrigado a todos eu uso o kruptos 2 e super fácil encripta a 256bits
Boas!
é normal, quando dizem x gigas, na realidade a pen não têm essa capacidade… só k como sempre eles arredondam para cima!!!
Portanto, 7.52gb, arredondando 8gb!
Na verdade ela tem 8GB, precisa é de alguns sectores para poder indexar a pen por isso é que nunca usas essa capacidade em pleno.
E se calhar perguntas “entao porque não acrescentam uns megas para ficarmos mesmo com 8?”: porque as capacidades são baseadas em binário logo trabalha-se em forma de potencia: 2^1;2^2…2^23 = 8Gb (corrijam-me se me tiver enganado nas contas 😉
O que eles fazem é isto:
8,00Gb = 8.589.934.592 bytes
7,45Gb = 8.000.000.000 bytes
Dizem que 8.000.000.000 bytes são 8Gb, mas não são…é fazer as contas.
Gb é giga bit. GB é giga byte, o que querias dizer acima (1 byte = 8 bit para quem não sabe).
Portanto 8,00GB = 8.589.934.592 bytes
7,45GB = 8.000.000.000 bytes
obrigado a todos pelo esclarecimento e bom fim de semana
Também uso o TrueCrypt… Porque é cross platform. Alguém sabe de mais alguma ferramenta deste género que dê para Windows e Linux?
NÃO ESTOU A CONSEGUIR POR PASS NO MEU DISCO EXTERNO 2.5
SERÁ QUE ME PODES DAR UMA AJUDA SFF.?
OBRIGADO..
upssss.. “caps lock”
sorry..
o que considero acima de todos devido a sua extraordinaria rapidez e flexibilidade é o FOLDER PROTECTOR
excelente noticia….vou faze-lo ja a minha
http://inftecnologia.blogspot.com/
O TrueCrypt é um dos melhores Freewares que conheço. Já o uso há cerca de 3 anos uma vez que lido com informação “sensível”, não sendo “apenas” um software que protege o acesso a uma pasta com uma password, é uma real encriptação dos dados. Flexível, fiável, rápido e, o melhor de tudo, gratuito.
É sem dúvida uma excelente ferramenta.
A adicionar ao facto de ser leve e freeware, tem o facto de ser multiplataforma.
É open-source, my mistake.
Eu cá sou adepto de Truecrypt. É freeware e têm encriptação muito forte. Digamos que é preciso ser alguem “muita crominho” para conseguir quebrar a encriptação, mesmo na sua versão mais fraca (AES).
Agora se tiver encriptado como AES-Twofisf-Serpent com SHA-512 e passowrd alfanumérica forte + uma keyfile, quem é que dá a volta a isso?