RegFromApp 1.21 – Vigie o que escrevem no registo
Por Vítor Silva para o PPLWARE.COM O RegFromApp é um pequeno software da Nirsoft que permite monitorizar o registo do sistema isolando por aplicação as alterações efectuadas. A maior partes das aplicações guardam as suas definições no registo (aka regedit), assim como toda a estrutura do Windows está lá presente, estas mudanças não ficam visíveis e perceptíveis ao utilizador comum.
É totalmente gratuito e poderá ser útil para, determinada aplicação, fazer backup das alterações feitas no registo e, mais tarde se necessário, voltar a restaurar essas linhas no registo. Além disso, poderá servir também para vigiar o que está "programado" no registo a aplicação executar no sistema.
O funcionamento é simples: executa o RegFromApp, escolhe o processo do software a "vigiar" ou a sua localização e depois basta executar o mesmo e configurar a seu gosto.
Depois disso, RegFromApp, captura toda a informação original colocada pela instalação da aplicação e registará também o que foi alterado no registo, poderá fazer um backup sempre que achar pertinente. A aplicação automaticamente colocará as alterações num ficheiro de extensão .REG, bastando assim fazer duplo clique sobre o mesmo para restaurar as definições guardadas no ficheiro.
Em segurança, temos a possibilidade de ver qual o tipo de informação que o software em causa, guarda na nossa máquina. Podemos também verificar se o mesmo se posicionou no arranque do sistema, além de outras informações importantes.
Num exemplo meramente académico, por curiosidade alteramos algumas definições de um determinado programa, mas que desconhecemos as devidas consequências desse acto causa. Podemos tornar "essa aventura" num processo seguro. Capturamos, com o RegFromApp, as definições do programa antes de lhe mexermos e guardamos no tal ficheiro .REG. Depois executamos as tais alterações e... caso dê para torno, apenas temos de dar dois cliques e restaurar as linhas de registo que foram modificadas nesta nossa aventura. Deixará de ser necessário recorrer ao restauro do sistema.
Este software também pode ajudar na contrução das aplicações portateis. Se temos uma ideia do que o software faz no registo do sistema, durante a sua inatalação ou executação, podemos criar um ficheiro executável que coloca essa informação no registo e depois, quando o mesmo for terminado, voltar a eliminar as modificações feitas.
E como qualquer software da Nirsoft, este também permite ser executável por linha de comandos. Com apenas um ficheiro podemos tornar a nossa máquina segura durante a instalação de software que desconhecemos...
É uma ferramenta muito interessante mas sem uma aplicação transversal, tem um nicho de utilizadores muito específico.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/win7
Download: RegFromApp 1.21 [280.53KB]
Homepage: Nirsoft
Este artigo tem mais de um ano
regedit sera o nome da interface do windows q permite ver e editar os registos e nao o nome registo (em ingles)
Parece bastante interessante!
Será que isto vai dar a possibilidade de poder reinstalar os programas que finalizaram o prazo “dos 30 dias” e que ficaram limitados as suas funcionalidades para depois com esta ferramenta repor a situação?
Estando aqui a hipótese de isto vir a ser útil para construir programas portáteis, já estou a imaginar as consequências. LOL
Posso-te dizer que tudo o que é da Nirsoft, pode ser considerado uma “hack tool”. 😉
Por isso é que sou fan destes software. Simples, leves, e funcionam por linha de comandos, o que torna tudo mais “automatizado”… 😛
“A maior partes das aplicações guardam as suas definições no registo (aka regedit)”
Só uma correcção: o regedit é o Registry Editor, o programa usado para editar o Registry e não o próprio arquivo 😉
Essa aplicaçãozinha da Nirsoft, como de costume, tem mais potencial para o mal do que para o bem 🙂
mas é mais vulgarmente conhecido por regedit, na giria…
http://www.nirsoft.net/utils/regfromapp.zip 32 bits
http://www.nirsoft.net/utils/regfromapp-x64.zip 64 bits