Real Temp 3.56 Beta – Temperaturas febris?
Há uns meses, o meu computador de trabalho encomendou a alma ao criador. Era uma das minhas máquinas de trabalho, tinha já 5 anos de idade com muitas horas de esforço físico, por isso não me pareceu "anormal" e inesperado o percalço.
Um dos males que andava assolar a máquina era o calor. Andei durante alguns dias a verificar a limpeza dos dispositivos de refrigeração, retirei a massa térmica antiga e coloquei nova, mas mesmo assim e depois de penar 3 dias, a board e ou processador deram de si.
Uma das ferramentas que me sugeriram foi o Real Temp. Esta aplicação portátil é uma óptima ferramenta de monitorização, além de estar atenta e dar informações em tempo real, permite ajustar alguns valores que o utilizador entenda como normais e optimizar a ferramenta a emitir alertas sonoros sempre que esses valores sejam ultrapassados.
Real Temp é um programa desenhado para monitorizar a temperatura dos chips Intel Core, Dual Core, Quad Core e Core i7 . Cada núcleo sobre estes processadores digitais tem um sensor térmico (DTS) que informa os dados relativos à temperatura TJMax que é a segurança máxima de funcionamento para a temperatura do CPU.
Conforme o seu CPU aquece, a distância TJMax diminuirá. Se esta chegar a zero, o processador irá iniciar uma técnica de compensação podendo abrandar o processamento optimizando a distância TJMax que ajudará o computador a funcionar à velocidade máxima com toda a segurança.
Mas há mais informações que poderá retirar desta ferramenta, veja na página da empresa, responsável também pelo nosso conhecido CPU-Z.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/Sete [32 e 64bits] Download: Real Temp 3.56 Beta [273.07KB] Homepage: TechPowerUp
Este artigo tem mais de um ano
Boa noite,
Já que falaste num componente do computador, aproveito para dar uma ideia para um eventual post: Tenho andado a pesquisar sobre hardware para construção de um computador de qualidade e barato, mas como os meus conhecimentos de hardware são quase nulos sugeria que se falasse aqui no Pplware sobre isto mesmo.
Espero que a minha dica tivesse sido útil.
Cumprimentos.
Uhm……. boa ideia.
Já estive para escrever algo do género aqui para o pplware.
Vou pensar nisso, tipo rubrica mensal ou talvez mais trimestral….
E já agora se quiseres algo nada barato e mesmo potente -> http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=4505
😛
Isso é escusado… É bastante caro!
Eduardo, já chegamos a fazer um nessa base:
https://pplware.sapo.pt/informatica/pc-anti-crise-nos-temos-a-solucao/
Vê se te ajuda.
Abraço.
Vítor,
Muito obrigado! Espero que me possa ajudar!
Cumprimentos.
Podes sempre visitar um dos melhores fórums sobre o assunto
http://forum.zwame.pt/
Se for contra as políticas do pplware, eliminem o post sff.
Cumprimentos
Não meu caro, a zwame é o que nós iremos fazer do nosso fórum 😀 😉
Em aspecto o fórum já é melhor. 🙂
Outra vez?!
Bem este dito “computador” farta-se de avariar lolol
😀 de facto, coitado. Já alterei o texto não vá o actual sentir ciumes 😉
Abraço e obrigado pelo reparo.
Sempre as ordens =)
Não era má ideia todos os meses fazerem uma config com determinados price tags. Fica a sugestão.
Conhecem algum sensor para verificar a temps no ubuntu dos determinados componentes?
Obrigado.
Olá!
Tens o lm-sensors disponível para instalação no Gestor de Pacotes Synaptic.
Desc.:
“Lm-sensors is a hardware health monitoring package for Linux. It allows you
to access information from temperature, voltage, and fan speed sensors. It
works with most newer systems.”
Cumps
Viva,
Este programa é bastante interessante, mas não existe alguma versão para AMD?
Boas pessoal, epá tenho uma duvida e talvez haja pessoas que me possam dar uma ajudinha. Acham normal um computaddor, um portatil sem estar a jogar a temperatura ser de 64, 66 graus!?!?!?
Claro jogo 5 mim e desliga-se….exprimentei o soft acima e quando estava a ir para o jogo madou-se para os 75 GRAUS…..nao é normal pois nao!?!?!
Obrigadão
Isso é prefeitamente normal, claro vai depender do portatil se mais ou menos, doute um exemplo, o meu asus G1Sn em idle cpu62º GPU70º e a jogar cpu82º gpu95º
Dou uma dica tens um software “RightMark CPU Clock Utility” que permite fazer undervoltage/underclock que permite reduzir a temperatura com a performance <=100% e aumentar a bateria, claro que podes sempre aumentar:P
Já agora dou a dica para um post sobre esse assunto, undervoltage em portateis, se quiserem fasso eu o post, se algum Moderador mo pedir.
esse portátil deve dar para fazer tostas mistas com essa temperatura.
o processador a 82º e a gráfica a 95º é um exagero joga numa arca congeladora que isso resolve lol
e reduzir a voltagem/clock perdes performance nos jogos não percebo a utilidade???
Jogares com a qualidade máxima deve dar uns 15 fps o melhor é continuares a jogar só solitário 😛
Agora para usar o word e ir a net já é útil para alem de baixar a temp também baixa o consumo da bateria.
1.se procurares o G1Sn foi e para mim ainda e dos melhores portateis de jogos (gaming series da asus)
2.reduzir a voltagem de um processador nao reduz a funcionalidade, no maximo reduz a estabilidade, exemplo o meu cpu intel7600 tem um range de voltagem entre os 0.998 e 1.345 isto dito pela intel, o stock dele na minha MB e de 1.320v, cheguei a baixar para 1.010v e mantive os meus 80fps no HL2.
e baixei 17C
Eu por exemplo nao consigo jogar mais de 5 mim, parece-me que devo ter uma ventoinha mal!!!!Como esta na garantia vou la dizer-lhes o que passa, ainda para mais é tambem um portatil gaming 😉 por isso nao devia passar isto…..digo eu!!!!
A grande vantagem deste programa em relação “à concorrência” é que permite ver o “delta to tjunction max” que é a diferença entre a temperatura máxima segura para o funcionamento do CPU que é na realidade o unico valor enviado pelo cpu e “captável” pelo software.
Todos os outros valores são calculados por estimativa pela diferença ao tjunction max, valor este que é “adivinhado” pelos autores dos programas.
Por isso é que as temperaturas relatadas variam de programa para programa.