Process Notifier – Saiba quando os processos acontecem
Todos os que usam os seus Windows para ter serviços ou funções críticas a correr sabem da necessidade de terem monitorização activa. Conseguem assim saber do estado destes processos e agir em conformidade sempre que for necessário para que estes não estejam inacessíveis.
Existem diversas ferramentas para gerir esses serviços e até o próprio Windows consegue tratar de os acordar e trazer para a actividade, mas limitam-se a isso mesmo, a serviços e não a processos.
Estes, os processos, devem ser tratados com ferramentas mais específicas, que garantam que não deixam de estar activos ou até que foram inadvertidamente activos. O Process Notifier serve para isso mesmo.
Com o Process Notifier vão poder ser alertados sempre que um ou mais processos acontecem, seja ele um iniciar ou um terminar deste, e de forma especial.
No vosso email, forma que o Process Notifier tem para vos alertar, para além da informação relativa a esse processo, recebem ainda um screenshot do ecrã da máquina onde está a correr, para que possam ver a informação de forma mais precisa.
O Process Notifier é uma aplicação sem interface, sendo apenas acessível pelas suas configurações, que ficam residentes da área de notificações da barra de tarefas do Windows.
O factor mais importante, para além do tempo de verificação dos processos, é a definição dos que devem ser monitorizados. Basta que escrevam o nome a ser procurado nos processos a correr, a condição para alerta (presença ou não do processo) e um comando, opcional, a ser executado aquando do alerta.
Um exemplo desse comando é o relançar do próprio processo para que o serviço não estejam em falta.
Depois de definidos os processos a serem monitorizados, devem configurar a conta de email para onde as mensagens de alerta vão ser enviadas e qual o seu conteúdo.
Podem definir com grande grau de detalhe os parâmetros a serem enviados na mensagem, com um conjunto de campos a serem usados.
É ainda possível definir o servidor de SMTP a ser usado ou deixarem que a vossa máquina trate do envio das mensagens.
Depois destes campos preenchidos e do Process Notifier configurado resta apenas esperar que um dos processos tenha um problema ou que seja lançado.
Nessa altura o Process Notifier irá tratar da sua parte e irá alertar o utilizador por email. À mensagem será anexado uma imagem do ecrã onde será mostrado o que estava a passar-se nessa máquina nesse momento.
O Process Notifier pode ser usado para monitorizar o que se passa numa máquina Windows, dando atenção especial aos processos que os utilizador definir como críticos.
As mensagens de alerta vão dar-vos a informação que definirem e ainda lhe adiciona um printscreen da máquina para que tenham informação adicional.
À parte desta monitorização esta pode ser uma excelente ferramenta para os pais controlarem as aplicações (jogos ou browser) que os filhos usam e assim terem um maior controlo sobre estes.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7/ 8
Download: Process Notifier 0.0.4 Beta [1.09MB]
Homepage: Process Notifier
Este artigo tem mais de um ano