Personal Renamer – Renomear ficheiros de forma fácil
Imaginem terem de renomear de uma assentada todas as fotos que tiraram durante as últimas férias de Verão. Se forem comedidos no disparo do gatilho da máquina então essa tarefa leva-vos pouco tempo e não vos dá muito trabalho. O problema é quando disparam a tudo o que mexe e ficam com muitos gigas de fotos ou vídeos para renomear.
A solução para esse problema passa pela utilização de um software que automatize esse processo. O Personal Renamer permite-vos fazer isso de forma simples e rápida.
Quando o problema é renomear um volume grande de ficheiros, não existe alternativa viável que não seja a utilização deste tipo de software. Desta forma não têm de se preocupar com os pormenores de sequências de números, capitulações de letras ou outros detalhes. Basta que definam os parâmetros de alteração e carreguem no botão que executa as alterações.
E com o Personal Renamer passa-se exactamente o mesmo. Apenas têm de definir a pasta onde residem os ficheiros a renomear, o padrão que os distinguem dos demais (*.jpg, *.mp3, etc), escolher a pasta de destino e, muito importante, o novo formato do nome do ficheiro.
Porque não se devem avançar sem testar as alterações, é ainda possível ver o resultado final do que se propõem fazer, bastando para isso que carreguem no botão Test. Quando tiverem acertado com as configurações e alterações pretendidas só têm de carregar no botão Start Rename. Existe a possibilidade de serem mantidos os ficheiros originais.
As hipóteses de alteração que o Personal Renamer permite vão desde a conversão dos caracteres do nome do ficheiro em maiúsculas ou minúsculas, a remoção/adição de números, a remoção de espaços, a substituição de caracteres específicos por outros ou a adição de texto ao início ou fim do ficheiros. Pode ainda ser feita a substituição da extensão dos ficheiros.
Outra característica única desta ferramenta é a possibilidade de colocarmos uma directoria sob monitorização e sempre que seja colocado lá um novo ficheiros ele é renomeado segundo as regras previamente definidas.
Esta é uma excelente ferramenta para utilizarem quando têm de renomear ou alterar a extensão de um grande grupo de ficheiros, pois permite que o façam de forma fácil e simples. A funcionalidade de pré-visualização das alterações que vão efectuar permitem que controlem, de forma fácil e segura, todo o processo.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download: Personal Renamer 2.2 [263.82KB]
Homepage: Personal Renamer
Este artigo tem mais de um ano
E permite e renomeação+renumeração completa? Como o Métamorphose, por exemplo. Ou seja, “pegar” em todos os ficheiros e, independentemente do seu nome, renomea-los tipo “Imagem001.jpg”, “Imagem002.jpg”, “Imagem003.jpg”, etc…
Já tentei “entender-me” com o Métamorphose mais ainda não consegui a 100% essa “façanha”.
Obrigado.
Eu uso o ReNamer e não me queixo. 🙂
Já somos dois.
três
4
E o equivalente para MAC também podia ser publicado:
http://web.mac.com/mickeyroberson/MRR_Software/NameChanger.html
Dão muito jeito estes programas!
O windows faz isso muito bem. Seleccionem todas as fotos, musicas, outros ficheiros e no 1º ficheiro com o botão direito do rato façam “Mudar o nome”, escrevam o nome que desejam e todas as restantes que estão seleccionadas automaticamente ficarão com a numeração seguinte, tipo: imagem (1) imagem (2) etc.
Mas não podemos controlar o “output”, ou seja, o Windows adiciona um número de ordem entre parêntesis. Para renomear estilo 001, 002, 003… há que se utilizar programas específicos. Agora resta saber qual o mais amigável mas, ao mesmo tempo, completo.
Boas tardes.
Já agora alguem sabe de um programa deste tipo mas para Linux? É que como os utilizadores deste tipo de sistema sabem não é possivel renomear vários ficheiros.
No Linux quase tudo é possível 🙂
Eu já sei que alguns vão “reclamar”, por causa da “linha de comandos” 😛
Existe uma exelente ferramenta com o nome de funcoeszz
http://funcoeszz.net/index.html
zznomefoto
“Renomeia arquivos do diretório atual, arrumando a seqüência numérica.
Opções:
-n apenas mostra o que será feito, não executa
-i define a contagem inicial
-d número de dígitos para o número
-p prefixo padrão para os arquivos
Uso: zznomefoto [-n] [-i N] [-d N] [-p TXT] arquivo(s)
Ex.:
zznomefoto -n -i 10 -p ppware- *.JPG
ppware-10.JPG
ppware-11.JPG
ppware-12.JPG
…”
As funções ZZ que eu mais utilizo mais…
zzdos2unix Converte arquivos texto no formato Windows/DOS para o Unix
zzarrumanome Renomeia arquivos do diretório (pasta) atual, arrumando nomes estranhos (aqueles com espaços, acentos etc… )
E a zznomefoto 🙂
Um verdadeiro “canivete suíço”.
Eu não vou mandar vir contigo, porque tambem faço a maior parte das coisas na linha de comandos.
Mas o que queria mesmo era por exemplo Filmes+Legendas raramente têem o mesmo nome e é uma beca chato estar sempre a ir a linha de comandos para renomear (para ficarem os dois com o mesmo nome.
Mas não deixa de ser muito bom, vai já para os favoritos =)
Cumps
Nuno
Já experimentas te o botão direito do rato para fazer isso?
OFF TOPIC
Boa tade,
Alguém sabe com ultrapassar o problema da actualização do Microsoft Live Essentials Beta, dado que agora pede uma actualização que não é encontrada e faz com que o messenger nao funcione.
🙂
Cumps
e algo do mesmo genero para directorios (pastas)???
O problema é que dá o mesmo nome a todos os ficheiros! eu tenho uma pasta com mais de 500 mp3 assim,por exemplo:
Zé Maria – Ó sole mio
Zé maria – El toro y la luna
Zé Maria – Boa viagem
e muitos outros de varios outros artistas.
Eu queria numera-los antes de Zé Maria,ou seja assim:
1 – Zé Maria – Ó sole….
2 – Zé Maria – El toro….
no entanto,ao fazer isso no primeiro ficheiro,todos os outros ficheiros aparecem depois com o mesmo nome do primeiro,embora com a numeração correcta,e as musicas diferentes! Como fazer para numerar sem alterar mais nada?
Obrigado a quem responder.