OSFMount – Monte ficheiros de “imagens” a pedido
Actualmente existe um nicho de mercado de PC's que privilegia a leveza e o essencial para esses equipamentos. Os netbooks são equipamentos que são despidos ao máximo do hardware acessório e em que prevalece apenas o essencial. Uma das opções que foram tomadas aquando da criação destes equipamentos foi a não inclusão de qualquer drive óptica, fincando apenas disponível o acesso a dados através da rede ou de pen's USB.
Esta decisão leva a que seja complicado para os seus utilizadores instalar programas que lhes sejam disponibilizados em discos ópticos, tais como os CD's ou os DVD's. Estes utilizadores vêm-se obrigados a ter de criar imagens desses discos e a copia-los para os seus equipamentos. Posteriormente é necessário "montar" essas drives virtuais nos PC's e só assim elas podem ser acedidas. Existem vários softwares capazes de aceder e disponibilizar essas imagens. O OSFMount é mais um que apresentamos aqui no Pplware e que é uma alternativa válida.
O OSFMount permite que em qualquer PC possa ser disponibilizado o acesso a conteúdos que estejam num dos formatos de imagem, tornando-a uma drive virtual que o utilizador pode utilizar como se de uma outra drive fosse. Podem desta forma ter uma colecção de imagens e manter os seus discos guardados sem que eles venham a sofrer do uso e dos inerentes problemas associados.
Conseguem ainda contornar alguns problemas que certos softwares de gravação de CD's e DVD's apresentam e que os impede de aceder a esses discos, caso estes não estejam em sistema e como drives.
O OSFMount consegue aceder e montar diversos tipos de imagens, tais como os conhecidos ISO, Bin, IMG e NRG. Consegue ainda trabalhar com alguns formatos mais exóticos, tais como DD, VMDK e AFD.
A forma de utilização do OSFMount é extremamente simples. Depois de instalado e lançado, devem indicar apenas que pretendem montar uma nova imagem. Uma nova janela será mostrada e aí devem indicar a localização do ficheiro que pretendem aceder. Esta interface disponibiliza ainda um vasto conjunto de opções que não são habituais neste tipo de ferramentas e que são sem dúvida muito úteis.
Depois de montada uma imagem, ela passa a estar disponível na interface principal e no aí podem também interagir com ela. Podem aceder directamente ao conteúdo, desmonta-la e várias otras opções. Permite ainda que alterem as definições relacionadas com a própria drive.
Usem o OSFMount e vão facilmente aceder a todos os discos virtuais que têm guardados. A vantagem desta ferramenta face às muitas outras que existem é que permite uma muito maior parametrização do processo de montagem. Podem montar uma imagem como pen, cd ou DVD com apenas meia dúzia de cliques, e depois de montada podem alterá-la da forma que pretenderem.
Testem esta aplicação e vão com certeza preferi-la a outras que tenham instalada. Simples, rápida e bastante rica. É quase obrigatória no vosso netbook ou PC que não tenha drive óptica. O restantes podem também usa-la para aceder a imagens que recebam de amigos ou de outras pessoas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Server 2003/ Vista/ 7/ Server 2008
Download: OSFMount (32bits) [963.40KB]
Download: OSFMount (64bits) [990.59KB]
Homepage: OSFMount
Este artigo tem mais de um ano
Sempre usei drives virtuais (até porque actualmente nem tenho leitor de DVD/CD no meu computador…)
Pode ser que este vá substituir o UltraISO (apenas ao montar ficheiros de imagens)
por acaso uso o magic iso drive
E já agora qual o software mais interessante para criar os ISO ?
sim hoje em dia quem usa cdrom sao apenas utilizadores windows, apenas porque as aplicacoes sao todas ridiculamente enormes. Em linux se uma aplicacao pesar mais de 50megas e um achado. Para nao dizer que esta funcionalidade ja vem predefenida a uns bons anos em muitas distros de linux.
Não diria assim tanto um “achado”.
Sou utilizador, desde há muito tempo, do virtual clone drive e tem-me satisfeito as necessidades mas já instalei este para testar 😀
O que me seduz é o leque de opções mais alargado, nomeadamente os formatos de imagens suportadas, no software da Slysoft, estou um pouco limitado.
Mais uma vez, muito obrigado pela dica Pplware.
Será capaz de substituir o DAEMON Tools Lite? 😀
Sinceramente não me parece, funciona bem para a maioria das imagens.
Mas quis montar uma determinada imagem (*.bin) e foi incapaz de a montar a imagem e no DAEMON Tools funcionou lindamente. Atenção que o problema não é montar imagens *.bin mas aquela determinada imagem.
Parecia uma boa, (muito) leve e limpa alternativa mas como sempre que posso não tenho duas aplicações para fazer o mesmo. Fico-me pelo DAEMON Tools 🙂
offtopic.. tem imagens .scr que o windows pensa ser ficheiro de protecção de ecrã mas não o é. é um ficheiro retirado de um aparelho de um laboratorio ou seja ficheiro screen. alguem conhece algum programa que abra este tipo de ficheiros?
http://filext.com/file-extension/SCR
Alguém conhece algum software para montar imagens DMG?
Apesar do Magic ISO converter imagens DMG para ISO, dá erro ao converter, erro de leitura do formato de ficheiros do Macintosh.
Relativamente a este software, será mais uma alternativa ao Daemon Tools, visto que este software só emula imagens e não tem opções de conversão tal como o Daemon Tools.
Agradecia uma ajudinha 🙂
Já tentaste o Anytoiso?
Até agora (das poucas vezes que precisei) ainda não me deu problemas em converter dmg para iso.