Opera 9.60 Beta 1 RC
A equipa do Opera não pára! Dois dias depois do lançamento da versão final do Opera 9.52, surge já o primeiro snapshot da versão 9.60, cheio de novidades!
O Opera é conhecido como um browser completo, pequeno e rápido. Será, certamente, a primeira opção para as pessoas que usam PCs antigos com o Windows 95. É uma brilhante alternativa ao predefinido Internet Explorer da Microsoft.
O Opera é em primeiro lugar um cliente da World Wide Web, quer isto dizer que é um programa para extracção de informação da World Wide Web. Com baixos requisitos de sistema, funciona até nos computadores 386 com 6MB de memória RAM. Com a interface MDI o utilizador pode abrir sem especiais necessidades de memória, qualquer quantidade de janelas dentro da mesma janela, podendo alternar a vista das janelas em cascata ou em separadores.
Bem-vindo ao Opera 9.60 E o que nos traz de novo esta versão? Muita coisa, especialmente muitas melhorias e alterações ao cliente de correio electrónico Opera Mail. Além disso o Opera Link, serviço que guarda online os dados do utilizador, é agora capaz de armazenar o histórico da barra de endereços e motores de pesquisa. Por último, uma pequena alteração mas que irá satisfazer as necessidades de muitos: é agora possível ver o conteúdo de um RSS Feed antes de o subscrever.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Opera 9.60 Beta 1 RC [6.92MB] [Win] Download: Opera 9.60 Beta 1 RC [4.92MB] [Win - Versão Clássica] Download: Opera 9.60 Beta 1 RC [13MB] [Mac] Download: Opera 9.60 Beta 1 RC [Unix] Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Muitas melhorias interessantes são sempre introduzidas pelo Opera e imediatamente copiadas pela concorrência, isto só prova a qualidade do Opera na inovação, o que é bom é sempre copiado.
No caso do Opera nem precisa de ser “bom”, basta ter coisas mais user-friendly para chamar mais a atenção… Só nao uso Opera porque nao gosto do gestor de downloads e da ideia de ter torrents incluidas no browser 😛
@Sepas
O gestor de torrents pode ser desativado.
Tem umas melhorias fixes, principalmente para UNIX.
Vamos la ver como fica a versao final.
O Opera é um browser muito fixe e faz cenas fixes e faz as cenas primeiro (às vezes) e não sei quê. Mas o que é mesmo MESMO fixe é que ninguém o usa 😆
Ok, algumas pessoas usam, mas nem a 1% do mercado chega. Será que não diz algo sobre o que o Opera realmente é?
O que ele é é o segundo melhor browser do mercado. E como o mercado está basicamente divido entre duas partes, aqueles que não sabem o que um browser é e usam o que vem com o sistema operativo (IE, Safari), e aqueles que usam o melhor browser que conseguem encontrar. Aparentemente 20% do mercado acha o Firefox melhor, e nem 1% acha o Opera… Eu digo que isso mostra como o Opera tem falhas, e digo-o porque prefiro o Firefox ao Opera. Para já, é mais leve, e mais rápido. Mas depois não vem com funções que eu não uso, dá para personalizar totalmente, e tem extensões. Penso que a maior parte das pessoas esteja na minha posição.
O opera é tão bom ou melhor que o firefox. O firefox só tem a popularidade que tem por causa da gigantesca máquina de marketing, e porque hoje em dia é informaticamente cool usar firefox.
O firefox é um bom browser claro, mas não é melhor que o opera. Nem em velocidade, (na qual o opera é claramente superior) nem sequer em peso para o sistema (eu fiz testes…) e muito menos em standards compliance (acid test…)
O que não quer dizer que o opera seja melhor… Cada browser tem a sua posição… O firefox e melhor para alguns, o opera para outros, o internet explorer para outros, e o safari e o chrome para os restantes. Depende daquilo que se queira do browser…
E isso da % é como tudo… pode-se sempre argumentar que a generalidade das pessoas tem mau gosto… (o que não deixa de ser verdade…)
E só para que se saiba… neste momento uso firefox…
@Morbus
1- O FF também tem falhas como qualquer outro.
2- Em windows o Opera é de longe o mais leve.
3- Tem 1% porque a empresa não aposta em marketing(veja-se o Chrome).
4- O melhor browser será sempre o q nós usamos,mas deixa os outros decidirem por si mesmos,e não deitar abaixo todos os outros.
5- Quanto á rapidez coloco-os ao mesmo nivel.
6- Posso personalizar do modo q eu quero.
7- È tão seguro como o FF.
8- Em relação ás extensões do FF é a única mais valia face ao Opera,embora já haja bastantes widgets que preencha em parte essa diferença.
9- Não me incomoda nada estar nesse 1%,não vou em ondas, ou como dizem:”ao sabor do vento”.
Como vês,é tudo uma questão de preferência e eu prefiro o Opera como browser principal e o FF como backup que já me desenrascou várias vezes(v. 2),a versão 3 já não entra num site importantissimo para mim.
Ou seja, ambos são bons.
Só uma nota: detesto fanatismos.
cumps,
tijó
@Tijó
Discordo compleatmente de ti no teu ponto 4.
Em primeiro, porque o melhor é definido segundo vários critérios e não pelo que o utilizador conhece. Caso contrário, tu tens o melhor software do mundo mas… e aquele que tu ainda não conheces!? E isto aplica-se à vida real também.
Em segundo, não me parece que o Morbus tivesse ofendido ninguém… apenas expressou a opinião dele à maneira dele ( “ninguém o usa” – claro que ele e todos nós sabemos o que ele quis dizer com isso) mas sem impor forçosamente a sua ideia.
Em terceiro, na minha opinião, o Pplware ganharia mais se as pessoas tivessem algum cuidado com a forma como escrevem e expressam as suas ideias. Ninguém é perfeito e aqui é fácil escrevermos o que nos apetece sem darmos a cara, mas quem perde mais somos nós próprios porque não nos melhoramos, não evoluímos o nosso raciocínio e forma POSITIVA de criticar.
Por isso, fizeste bem nos outros pontos em apresentares argumentos válidos e concretos. 😉
—-
Agora, a minha opinião sobre os browsers:
Conheço algo sobre cada um:
– Uso o firefox e é a minha eleição ( não tem tudo mas é mto completo, rápido e seguro )
– O IE melhorou muito mas vem por arrasto e não sinto vontade, para já, de usá-lo.
– O Opera tem a sua originalidade
– O Maxthon é uma boa alternativa
– Tenho o Chrome instalado apenas para ir acompanhando a sua evolução
Tal como a maioria, não gosto de monopólios e a google provou ser diferente. Cresce por seu mérito, ganhando adeptos e alavancando de forma sábia a sua estratégia de marketing (todos usam marketing !). Sabendo que a Google é a empresa com crescimento mais rápido da história devido à sua originalidade e criatividade fornecendo grande parte dos serviços gratuitos, o Chrome promete e MUITO… isto é apenas o início. Não se esqueçam que tudo tem de começar de alguma maneira.
Última dica: fiquem atentos, leiam ( mas não se percam excessivamente pelos meandros da web ) e experimentem um pouco de tudo até estarem satisfeitos! Não desejem a perfeição porque isso poderá causar-vos ansiedade e inquietação… AHAHAHA… esta última parte foi um desabafo! Abraço !!! 😀
Como disse o @Morbus
“(O Opera) Tem 1% porque a empresa não aposta em marketing.”
Estou inteiramente de acordo. Aliás, quando um produto é bom, não precisa de publicidade.
E sim, o Opera é e sempre foi o meu browser.
o opera no geral é o mais rapido e mais maneirinho sem duvida