Insync – o sincronizador de ficheiros da conta Google
O armazenamento na cloud é actualmente indispensável. Esteja onde estiver, seja qual for o dispositivo disponível, pode aceder a toda a sua biblioteca de conteúdo digital. A fasquia está elevada e não falta concorrência nesta área (e ainda bem), mas se quer um bom serviço com muito espaço disponível, há um preço a pagar.
O Dropbox é o serviço rei nesta área, ainda mais com o acumular de ofertas se espaço que têm surgido, no entanto caso o espaço gratuito disponível não seja suficiente será necessário pagar para obter mais espaço, onde neste caso 50GB custam $99/ano! É caro, sim, mas na Google há mais por muito menos, considerando por exemplo os pacotes de 20GB por $5/ano ou 80GB por $20/ano.
A oferta da Google é bastante aliciante mas falta um sincronizador para PC... Faltava! Agora existe o Insync!
O Insync possibilita a sincronização de todo o conteúdo do Google Docs com uma pasta no PC, à semelhança do que faz o Dropbox. Após instalar o sincronizador, surge imediatamente uma página no Browser que pede permissão para aceder à conta. Assim que a permissão é dada (na conta escolhida), resta apenas identificar o computador e tudo fica imediatamente a funcionar.
Todos os ficheiros do Google Docs são descarregados automaticamente para a localização Documentos\Insync\email_google@gmail.com
nas respectivas pastas, com a mesma organização já estabelecida. A partir daqui, resta apenas usar esta pasta e colocar-lhe o que bem entender para poder aceder a esse conteúdo a partir de outros dispositivos. É possível adicionar várias contas à sincronização, simultaneamente, mantendo toda a informação sincronizada a cada instante.
Todos os tipos de ficheiros são admissíveis, tal como já o são a partir da interface online do Google Docs. Nos dispositivos móveis continua a poder aceder e descarregar facilmente todos os conteúdos com a aplicação Google Docs para Android, GoDocs para iOS (ou outras aplicações) ou mesmo através do Browser.
O Insync está ainda em versão beta, estando já disponíveis versões para Windows e Mac OS. Esperam-se brevemente novidades de aplicações para as restantes plataformas mais utilizadas, estado apontada uma versão para Android ainda este mês e mais tarde para Linux e iOS. Estão ainda previstas funcionalidades como a utilização de contas Google Apps, sincronização selectiva, sincronização de outras pastas no PC, sincronização automática em dispositivos móveis, etc.
Este artigo tem mais de um ano
Pena só ter 1Gb free….
Mas pode ser que evolua….
Sim as com $5/ANO consegues 20GB.
e $20/ano consegues 80GB.
Exacto, é esse o “ponto de vista”.
Olá malta!
Existe um software denominado SDExplorer, que funciona como uma pen virtual localizada na nuvem da skydrive.
É mais practica que esta versão dropbox.
Conheço imensos usuários dropbox, mas a realidade é que este apresenta como vantagem a imensa facilidade na movimentação de ficheiros.
Testem………….
Também sincroniza o conteúdo do picasaweb?
Não, apenas Google Docs. Para esse já existe a aplicação Picasa da Google, funciona muito bem.
Outra opção interessante. Já estou testando. Atualmente estou testando o Zovo e estou muito empolgado, cheguei até mesmo a mandar uma msg para o Pplware analisar.
Lá eles oferecem storage ilimitado a quem indicar o serviço para mais 05 amigos (independente de aceitarem ou não…). Até agora já mandei quase 30 GB para nuvem e continua tudo tranquilo.
[]s
prefiro ter a minha própria cloud (synology)
Estas ofertas são muito interessantes.
Em breve teremos muita da nossa info pessoal foras das nossas ‘mãos’!
Só colocas lá informação pessoal se quiseres!
Estas coisas são para ser usadas com moderação, responsabilidade e bom senso!
A minha opinião mantém-se:
cloud + sync = dropbox
É uma questão de se perder algum tempo a conseguir mais espaço com as ferramentas disponibilizadas.
A minha conta free vai com > 45GB
Cumps
Hugo: Por este software até te pago um almoço, era o que me faltava para completar um sistema de partilhas que tenho. Andava sempre à toa com as atualizações, edições e afins
Parece-me muito bom e se lhe apanharmos os truques, fica quase perfeito. Primeiras impressões:
– Na generalidade funciona como o DropBox
– As pastas partilhadas não contam para o espaço ocupado nas contas das pessoas com quem partilhamos (limitação chata no drop)
– Permite partilhar pastas em “read only” – (Bingo)
– Partilha todos os ficheiros e não apenas 100 como alguns sincronizadores para o gdocs.
– Se copiarmos pastas, ele cria as coleções no Gdocs
O que não é perfeito:
– Se movermos um ficheiro, o link deixa de funcionar (à semelhança do Drop). O que ele faz, é apagar o existente e fazer um novo upload. Atendendo ao sistema de indexção da google, podem melhorar aqui.
– Não permite gerir versões dos ficheiros, i.e., não permite substituir uma tabela de preços de 2011 pela de 2012 por exemplo.
– Não permite escolher as pastas a serem sincronizadas
O Gdocs + Insync parece-me uma excelente combinação e com um preço, significativamente mais baixo. Tenho 80GB por 20€ anuais o que é quase imbatível.
A partir daqui, apenas o uso e abuso permitirá perceber se é um substituto para o Drop ou não. Já testei outros que pareciam muito bons e aparecia sempre algo que estragava tudo.
Óptimo testemunho e análise aos pormenores mais importantes.
Já agora, acrescento que acaba de surgir a aplicação para Android: https://forums.insynchq.com/discussion/1148/android-beta-version-1.0.3
Vou experimentar.
Já testei e, para uma versão beta, está impecável.