IE-Tab para Opera
Escrito por Alexandre para o Pplware Como utilizador do Opera deparo-me com diversos problemas ao abrir websites que se encontram especialmente desenhados para o Internet Explorer.
Depois de algumas pesquisas, vou ensinar de uma maneira muito simplificada, como criar uma “extensão” semelhante ao ie-tab para este Browser. Este tutorial vai ter como base o Opera 10.00 Beta 2.
Como primeiro passo (no fundo é este o segredo deste guia), temos de fazer o download de um pequeno plugin de seu nome Neptune Plugin (cerca de 140 kb), tendo atenção que para fazer o respectivo download o utilizador é "obrigado" a fazer um pequeno registo na página principal do projecto.
Depois do download feito e do respectivo executável instalado, vamos até a pasta onde se encontra o plugin (Programas\MeadCo Neptune) e copiamos o ficheiro npmeadax.dll para a pasta “Plugins” do nosso Opera (por defeito em \Programas\Opera 10 Beta\program\plugins).
De seguida acedemos à wiki do Opera e arrastamos o botão “View in IE” para o menu principal deste browser.
Agora, é muito simples, sempre que quiserem navegar utilizando o motor do IE dentro do Opera só precisam de carregar no botão que adicionaram anteriormente.
Homepage: Neptune
Este artigo tem mais de um ano
Por razões de segurança, desaconselho completamente a instalação deste plugin.
Se precisarem de ver alguma página no IE, o Opera já dispõe de um comando no menu de contexto para abrir o browser.
Funciona com qualquer browser que esteja instalado na pasta Programas.
Também uso o Opera desde (quase) sempre e uma das coisas que sempre me prendeu foi o baixo consumo e rapidez.
Essa questão desde há algumas versões que o próprio Opera inclui a opção de abrir a respectiva página num outro browser que detecte ou mesmo programa instalado (ex. abrir no Word, em modo de código, no Excel).
Neste sentido, dispenso bem plugins, que sobrecarreguem o Opera e tornem redundantes features incluidas de raíz. A questão da segurança será outro motivo.
Estranho? Opera respeita os standards, se as paginas não dão é por estarem desenvoldidas de forma incorrecta (http://www.w3.org/ contém as normas). Como por exemplo uma grande empresa, a Oracle têm um site no qual o Opera à uns meses (agora não sei como anda, já sairam novas versões do Opera) não dava para fazer autenticação, isto porque a página não estava validada.
Por isso não vamos dizer que o internet exlorer é que é bom para ver determinados sites, como se os melhores browsers não tivessem boas qualidades.
Aconselho vivamente a usarem mais de um browser. Apostem nos melhores e só para uma página ou outra é que usam os piores caso o vosso browser preferido não funcione bem.
Bom apetite! :]
IE ROCKSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!
Long Life to IE, the king 😀
Exactamente, nada serve o browser ter 100% no acidtest se a maioria dos sites não tem um mínimo de respeito pelas normas w3c.
Sou um amador em linguagens viradas para a web, mas considero que , apesar do que disse, as normas w3c existem para ser uma linha orientadora. E, só para que conste, acho inadmissível uma empresa como a oracle ter problemas como tu descreves-te master.
Em relação ao tutorial, bem uns podem achar útil outros nem por isso, mas qualquer das maneiras, agradecia que me dessem sugestões no que podia melhorar neste guia.
O ie-tab no firefox dá-me um jeitaço enorme no trabalho!!
É desnecessário instalar este plug-in visto que o Opera traz funções nativas de disfarce de motores de outros browsers (Firefox e IE). 😉
(Sou o André Torga. Agora passo a usar este nick. 😀 ;))
Por acaso, só não uso o Opera como o meu browser predefinido porque na maior parte dos sites que uso regularmente ele dá-me “problemas”.
🙁
Sem usar este plugin (ou mesmo a usá-lo porque para a tarefa que eu quero não funciona) consigo postar imagens e derivados na plataforma de blogs do sapo?
Vitor: Muito sinceramente, todas as tarefas rotineiras que preciso fazer com este plugin ele cumpre na perfeição….penso que nesse caso especifico também não ira dar problemas mas é uma questão de tentares!
viva o Opera
Penso que melhor que “View in IE” é o “Open Page in…” IE, FF, etc. Que uso desde que passei a usar o Opera, pois na altura eram muitas mais as paginas que estavam apenas “optimizadas” para o Internet Explorer.
Um à parte para utilizadores do Opera 10.
Alguma vez vos aconteceu perderem as definicoes no Opera 10? É que a mim já me aconteceu isso umas duas vezes em maquinas diferentes. Ate mesmo a barra pessoal desapareceu do sitio. Não sei se foi algum programa que usei ou se era alguma coisa que o Opera 10 Alpha tinha tipo Bug.