Pplware

#i/o19 – todas as novidades apresentadas pela Google para o Android Q

Ainda que o nome final do Android Q nos continue a iludir, a Google já revelou várias das melhorias da nova versão deste sistema. Fê-lo durante a keynote da Google I/O 2019 e prometeu ainda mais novidades a ser reveladas nos próximos meses. Agora, pode ficar a conhecer tudo o que foi apresentado hoje (7).

O Android Q já está disponível na versão beta desde meados de março, sendo assim semioficial.


A Google foi bem clara ao afirmar que o dark mode (tema escuro) chegará à versão final deste sistema operativo, mas a trave mestra de toda a versão será a privacidade do utilizador. Além disso, teremos mais controlos, para nossa segurança, conforto, facilidade de utilização, bem como novos atalhos.

O sistema Android Q será mais simples, quem o diz é a Google

Para que toda e qualquer pessoa saiba intuitivamente como utilizar um smartphone Android. Com efeito, esta é uma das premissas que assistiram a tecnológica norte-americana no desenvolvimento do Android Q. Para já, existem ainda vários pontos que carecem de mais desenvolvimento, ainda que já saibamos o que vai mudar.

Ainda de acordo com a própria Google, esta versão do sistema operativo dar-nos-á mais opções para gerir as aplicações se conteúdo no nosso dispositivo móvel. Fá-lo-á ao dar-nos mais controlos, avisos e possibilidades de gestão, mas há muito mais a ser dito.

Suporte nativo para os smartphones dobráveis

Em primeiro lugar, a Google destacou o suporte nativo para o novo formato de smartphones. Para a tecnológica, o software tem que se adaptar ao novo formato físico e o Android Q fará isso mesmo. Nesse sentido, a tecnológica de Mountain View orgulhou-se de já estar a preparar uma versão totalmente compatível.

 

 

Com o intuito de maximizar a produtividade dos dispositivos móveis, os dobráveis serão fulcrais para esse propósito. Ao mesmo tempo, a empresa quer dar-nos uma excelente experiência de utilização, mais suave e fluída, seja em que dispositivo for e já em 2019.

A propósito, uma das maiores novidades é o Screen Continuity. Por outras palavras, o conteúdo não será interrompido se, por exemplo, dobrar o ecrã do smartphone. Aliás, de igual modo, poderá arrastar uma janela de reprodução para qualquer ponto do ecrã, como se de pequenas janelas flutuantes se tratassem.

Poderá assim jogar num ecrã pequeno e, ao abrir ou desdobrar o smartphone, o jogo será automaticamente ajustado, ou vice-versa. Algo que já vimos, brevemente, no Samsung Galaxy Fold, em que as aplicações já se ajustavam ao formato dobrável.

O 5G  chegou, e a Google está pronta!

Prometendo velocidades incríveis e uma latência quase inexistente, o 5G é a próxima grande revolução. Aliás, para a Google o 5G já é uma realidade e a empresa preparou a próxima versão do seu sistema operativo para o novo padrão. Desse modo, o software ajudá-lo-á a tirar mais proveito deste padrão, nativamente suportado.

Legendas em tempo real no Android Q

Uma novidade inclusiva, portanto, bem-vinda. Em todo e qualquer vídeo reproduzido num dispositivo com o sistema Android Q, teremos legendas em tempo real. Sem ter que fazer nada a não ser desfrutar do conteúdo, agora compreensível para quem tiver algum tipo de défice auditivo.

As legendas podem ser ajustadas, em posição e tamanho, podendo o utilizar arrastá-las para qualquer ponto do ecrã. Mais ainda, todo este processamento será gerado no dispositivo, portanto, sem comunicação com o exterior para garantir a sua total privacidade.

É uma das funções que poderá passar despercebida a alguns utilizadores, mas que para outros pode fazer toda a diferença e para melhor!

Resposta Inteligente e Ações Sugeridas

As notificações vão ficar mais inteligentes no sistema Android Q. Na prática, teremos as notificações inteligentes (onde pode responder diretamente a uma mensagem), agora para todas as aplicações e serviços de mensagens. Ao mesmo tempo, poderá receber sugestões de resposta automática com base no contexto.

A Google alia assim os seus algoritmos de inteligência artificial à central de notificações e dar-lhe-á até sugestões de emojis para ilustrar as conversas. Porém, o melhor de tudo está reservado para o Google Maps no Android Q. Caso alguém lhe envie um endereço ou morada através de uma mensagem, o Maps será automaticamente aberto. Tudo o que terá de fazer é dar início à navegação, caso assim deseje.

É, acima de tudo, um pequeno atalho que lhe poderá poupar algum tempo. Entretanto, o sistema aprenderá consigo e com os seus hábitos de utilização, sem nunca enviar informação para os servidores da Google. Mais uma vez, a tónica volta a ser colocada na privacidade do utilizador.

Segurança e Privacidade

O Android Q trará um série reforço para ambos os quesitos. Com efeito, a tecnológica deu a saber que todo o sistema foi desenvolvido a partir destes dois vetores. Para tal, teremos uma melhor gestão da partilha da sua localização. Algo que se traduz no acesso à localização por parte de uma aplicação apenas enquanto a estiver a utilizar e, logo que a encerra, a permissão de acesso à localização será revogada.

O utilizador poderá também definir intervalos de tempo para uma app aceder à sua localização. Aliás, acabamos por ter aqui uma abordagem similar no iOS e ainda bem que assim é. Afinal de contas, quem ganha é o utilizador final.

Atualizações em segundo plano

Com o Android Q, certos aspetos do sistema operativo serão atualizados automaticamente. Assim sendo, não dependerá das operadoras ou fabricantes para atualizar certos aspetos (não o sistema todo). Mais ainda, estas atualizações sectárias não obrigarão o utilizador a reiniciar o seu dispositivo móvel.

O novo mecanismo de atualizações será aplicado às correções ou patches de segurança. É, portanto, um ponto que temos de aplaudir, pois não implica qualquer ação do utilizador, acabando este por ser beneficiado. Aliás, oxalá pudéssemos dizer o mesmo das grandes atualizações de sistema.

O Dark Mode – tema escuro

Era uma das certezas e foi confirmada com várias gargalhadas do público que assistia à keynote da Google I/O 2019. Com efeito, temos finalmente um tema escuro aplicado a todo o sistema operativo. Algo que poupará bateria no seu dispositivo com ecrã AMOLED e diminuirá a fadiga ocular do utilizador.

 

 

O tema escuro será transversal a todo o sistema. Isto é, dar-lhe-á um aspeto escuro a todas as aplicações nativas e a todos os menus e janelas do seu terminal. Para o ativar bastará aceder à barra de topo, onde também temos os demais interruptores.

Bem-estar Digital

Foi colocada uma grande tónica, pelo segundo ano consecutivo, no bem-estar digital. Com efeito, no Android Q teremos a hipótese de definir previamente as aplicações e eventos que nos distraem. A partir daí, poderá dar um mute geral a essas aplicações e alertas para que se possa concentrar. A função chama-se “Focus Mode“.

Além disso, temos mais controlos para os pais. Através do Family Link pode saber, definir ou limitar o tempo que as suas crianças passam no smartphone ou tablet. Na prática, poderá definir quanto tempo de ecrã pode ser utilizado em cada app e caso estes peçam (e mereçam), pode dar-lhes um “Extra Time”.

 

 

Ao mesmo tempo, para quem sente que passa demasiado tempo com o seu terminal, será um ótimo reforço para a central de bem-estar digital. O simples facto de poder definir limites mais rigorosos também o ajudará a mudar a sua utilização. Esta foi uma das últimas novidades anunciadas para o Android Q.

A terceira versão beta do sistema Android Q

Já está disponível para um total de 13 fabricantes e diversos dispositivos móveis. Algo que há bem pouco tempo só estava disponível para os Pixel, tornou-se agora acessível a diversas marcas. Para todos os interessados na terceira versão beta deste sistema operativo, o seu descarregamento pode ser feito através desta ligação.

O processo de teste é totalmente gratuito, mas pode encontrar alguns bugs ou instabilidade no sistema. É algo perfeitamente normal uma vez que é uma versão de testes. De igual modo, o utilizador poderá sair da versão beta a qualquer momento, caso prefira voltar à versão estável do sistema operativo.

Por fim, a versão final do Android Q deverá ser disponibilizada em agosto próximo e aí também ficaremos a conhecer o seu nome.

 

Exit mobile version