HAMACHI 1.0.3.0
Por Filipe Chaves para o Pplware O cerco à pirataria está cada vez mais apertado. Trocar ficheiros entre amigos pode ser um motivo para preocupação. A solução é criar uma VPN, mas... o que é realmente isso?
Não só vos explico resumidamente o que é, como também mostro-vos este excelente software que deixa a tarefa de criar uma VPN super simples.
Criar e configurar redes locais geralmente é uma tarefa muito cansativa e complicada. Agora imagine criar uma rede “local” privada através da Internet, difícil?
De modo nenhum, com Hamachi o utilizador tem facilidade para executar tarefas que antes eram apenas possíveis se os computadores estivessem próximos e utilizando os mesmos dispositivos de ligação.
Vamos então descarregar e executar a aplicação:
Carregando no primeiro botão, dos dois que nos aparecem do lado direito, abrimos o Menu de Redes, aí escolhemos a opção Criar nova Rede.
No Hamachi, existem dois modos de entrar numa mesma rede: ou cria a sua própria rede ou entre numa rede de um amigo. Ao criar a sua própria rede é possível fechá-la a terceiros colocando uma senha de acesso, isso permite que tenha o controlo sobre quem frequenta a sua rede.
Como podemos partilhar esse canal seguro, temos de criar os pontos chave para identificarmos a nossa estrutura. Para isso temos de dar o nome à rede e atribuir uma password:
Nome da rede : pplware.com
Senha: pplware
Depois de estar acreditado na rede, pode explorar vários recursos que esta permite, por exemplo, pode jogar online. Estar sozinho já não é desculpa para não participar num intrigantes jogo de acção multiplayer.
O Hamachi resolve permite essa função pois a conexão que ele cria através da Internet permite que os jogos se conectem mesmo estando distante, ou seja, o programa simula uma rede local, dando entender ao So que se trata de uma local lan.
Mas o que é uma VPN?
Vamos utilizar o conhecimento descrito na wikipedia para facilitar ao utilizador menos experiente o conhecimento sobre as VPN's. Uma Rede Particular Virtual (Virtual Private Network - VPN) é uma rede de comunicações privada normalmente utilizada por uma empresa ou um conjunto de empresas e/ou instituições, construída em cima de uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet).
O tráfego de dados é levado pela rede pública utilizando protocolos padrão, não necessariamente seguros. Para se configurar uma VPN, é preciso fazer através de serviços de acessos remotos, tal como o RAS, encontrado no Windows 2000 e em versões posteriores, ou o SSH, encontrado nos sistemas GNU/Linux e outras variantes do Unix.
O utilizador terá que configurar os dois lados da rede para fazer esse "tunel" entre elas.
Como funciona - Basicamente, quando uma rede quer enviar dados para a outra rede através da VPN, um protocolo, exemplo IPSec, faz o encapsulamento do quadro normal com o cabeçalho IP da rede local e adiciona o cabeçalho IP da Internet atribuída ao Roteador, um cabeçalho AH, que é o cabeçalho de autenticação e o cabeçalho ESP, que é o cabeçalho que promove a integridade, autenticidade e criptografia à área de dados do pacote.
Quando esses dados encapsulados chegarem à outra extremidade, é feito o desencapsulamento do IPSec e os dados são encaminhados ao referido destino da rede local.
Curiosidade
Ok, aqui também aparecem coisas estranhas:
Então ficamos assim: crie uma rede privada, por onde poderá passar tudo o que é música, vídeos ou qualquer outro conteúdos multimédia. Caso pretenda poderá mesmo jogar online.
Além disto, terá segurança e terá uma estrutura estanque a olhares dos Cobradores do fraque dos direitos de autor.... se bem que é um caso bicudos isto de direitos de autores/ISP's, mas... não me meto nessas batalhas filosóficas!
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: Hamachi 1.0.3.0 [986.81KB] Homepage: Hamachi
Este artigo tem mais de um ano
É uma boa ferramenta, mas acho que não tem qualquer relação com a pirataria, senão, vejamos:
Se forem umas fotografias ou videos de umas férias, umas musicas de 1 deles que por acaso é musico ou uns textos de um deles que seja poeta, não me parece haver necessidade de criar uma VPN só para este fim, dado que um simples p2p privado dá conta do assunto. Afinal de contas, nenhum dos ficheiros viola lei alguma.
Nos outros casos …. continua a haver dependência da pirataria, dado que os ficheiros têm que vir de algum lado.
Digo eu.
epa aproveitem e entrem na rede pplware.lol
vamos so ver quantos pcs vai ter essa rede
sem exageros uns 1200 a fim de 24 horas
Foi apagada, não viste no artigo?
btw, costumo usar o Hamachi para jogar online criando uma espécie de ponte entre o router e a internet 😀
Olha que está e bastante boa para fazer «delitos» XD, principalmente para nao pagar pelos jogos, e jogar online com os amigos :P, não e a toua que os jogos ja bloqueam os seus IP, so que sai sempre um patch 😛 pelo menso para os melhores jogos…
Uso e recomendo, principalmente para acesso directo (IP) entre pc’s quando estou dentro de NAT’s
concordo com o El Kabong
PS:reparem nos erros da janela de informação 😉
——-
coragem?? -> http://tndre.mybrute.com/
podes esclarecer-me uma duvida, baixei o programa ja instalaei nos dois pcs que quero mas nao consigo ver os ficheiros do outro pc, como se fosse uma LAN.
esta-me a escapar alguma coisa??
Já conheço este programa há bastante tempo e já me deu bastante jeito, para poderes aceder aos ficheiros, só tens de fazer como se estivesses numa rede domestica, ou seja, partilhar os ficheiros e assim terás acesso aos teus ficheiros partilhados em qq lado…
O Hamachi foi uma grande solução para os jogos pirateados serem possiveis de jogar pela net, simulando uma LAN…
Mas até nisso já esta a ser limitado, embora existam patches e fix’s, por exemplo no GTA IV são raras as pessoas que conseguem jogar via Hamachi porque os criadores do jogo limitaram o ping via LAN para 25ms…
P:
Solução para a pirataria?
R: Não… os dados não deixam de ser transmitidos via net… 😉
Caro Vitor,
Gostei do seu post e é esclarecedor relativamente a um bom software que é o hamachi mas diz que não se mete nestas batalhas e no entanto aqui está a ajudar um dos lados. Este post é claramente um apoio ao infrigimento de direitos autorais. Não apoia directamente, mas ao meter um software destes num post e dar logo como exemplo como trocar conteudo ilegal. Bem, não é preciso dizer muito mais, só não vê quem não quer ;).
Se uma pessoa tem backups legais, bem pode troca-los por rede interna de computador para computador para que tal não se justifica qualquer tipo de VPN.
Só para esclarecer, eu não sou contra a pirataria (Até poderia explicar a minha opinião relativamente a ela mas não é para isso que estou a fazer este post e seria irrelevante para o caso). Apenas contra a hipocrisia. Esse post está longe de ser neutro como você afirma.
Mais uma vez gostaria de reforçar a ideia que é um bom post e esclarecedor, mas mete-me impressão como as pessoas conseguem ser tão.. bem você sabe.
Cumprimentos,
Daniel
Bom dia Daniel.
O problema é que a linha entre a hipocrisia e a honestidade por vezes, nestes casos, é tão ténue que cada um avalia conforme quer e não conforme deve.
Neste caso e como refere o Filipe, as pessoas não sabem o que é pirataria ao ponto de serem “castigadas” ou punidas pelas autoridades.
Recebo por vezes pedidos de esclarecimentos sobre questões que nem eu mesmo sei se roçam ou não a ilegalidade.
Como cada um tem uma cabeça em cima dos ombros, deixamos aqui muitas vezes essa decisão para a consciência individual, não querendo com isso ser hipócritas ou mesmo displicentes a qualquer indicação que damos.
Não somos a favor da pirataria se bem que podemos cair na “armadilha” de sugerir ferramentas que possam ter um aureola demoníaca ou angelical. Na cozinha tem muitas facas, servem para muita coisa, certo?
Dar a conhecer é precaver o desconhecido 😉
Bem, usando o exemplo da cozinha. O que o Vitor fez foi, olhem bem para essas facas… cortam bem pessoas! Muito util!
Em vez de um ocasional cortam bem aquela carne arouquesa 😉
Talvez a palavra hipocrisia fosse um bocado forte demais para o caso e peço desculpa por isso. Mas se fosse como o Vitor disse nem teria falado das possibilidades de usar a ferramenta para pirataria.
Uma coisa é explicar as possibilidades da ferramenta, outra é explicar mas dizendo que é seguro de “olhares dos Cobradores do fraque dos direitos de autor”. Como quem diz, podem fazer a pirataria que quiserem com isto.
Ou se apoia ou não se apoia, agora descuidos propositados ou não destes acabam por ser um apoio. Mesmo que afirme que não quer entrar em tais batalhas. Infelizmente já se arrastou para uma.
Até posso tar errado quanto às suas intenções e realmente até pode ser ingenuamente honesto. Apenas acho que uma pessoa com o seu conhecimento não é provavel que tal seja o caso.
Mas pronto, isto já é mais a minha interpretação pessoal e nada mais que isso.
Um bom dia,
Daniel
É novamente uma interpretação muito sua, sobre as minhas palavras.
Volto a frisar que sou contra a pirataria, mas que muitas vezes tenho dificuldades em saber o que é a pirataria, pelos muitos exemplos que passam todos os dias à nossa frente.
Quanto à questão dos direitos de autor… bom aí então é que é mesmo uma interpretação mesmo muito sua.
Poderia dar-lhe uma mão cheia de exemplos, onde o cidadão comum nunca conseguiria saber que está a prevaricar, mesmo porque alguns desses exemplos são “oferecidos” pelas entidades públicas.
Não sou de modo algum ingénuo, sim sou honesto e sim sei avaliar com toda a frontalidade o que dou a conhecer e não, o exemplo das facas da cozinha aplica-se a “usem essa faca para a finalidade com que foi criada” 😉
Agora cada um é que sabe quais facas que compra para a sua cozinha.
Hehehehe. Pois, realmente todos devemos ser contra a pirataria (ironia). Eu até gosto de pagar 600 euros por coisas que não valem nem 10… (ironia). A pirataria permite a prática de preços justos no mercado.
bela ferramenta, a explorar
http://www.tagravado.com
por falar em VPNs e pirataria..
http://ipredator.se/
Hmmmm…
Página muito simples.
5 Euros e contacta-mos quando for para começar.
Pelo menos por agora não cheira muito bem.
Em tempo tambem usei muito o himachi, mas era como rede virtual para fazer uns jogos em rede… tipo age2.
Abraços
É muito util para jogos antigos que não suportem direct IP. 🙂
Recomendo.
Ola joao ricardo.
este foi o primeiro a entrar na rede pplware do HAMACHI.
Vitor, não revês os posts que te são enviados? Esta frase está muito estranha:
“Carregando do 1 botão dos 2 do lado direito abrimos o Menu de Redes (…)”
E um corrector ortográfico? “(…) para nãoi participar (…)” ou “(…) para faxilitar (…)”
Pedro houve um erro de minha parte ao recuperar um rascunho gravado anterior ao que estava com as correcções, recuperei a imagem mas também os erros… modernices dão nisto.
Obrigado pelo reparo.
Sim, quero “detsruir” a rede!
E para mac?? Existe algo do género?? É que eu já tentei a versão do hamachi para mac mas não deu grande resultado :S
Bem tenho por acaso uma dúvida!
Trabalho numa Escola Básica 2,3 onde se utiliza software da “truncatura” devidamente instalado num servidor (existem 3, sendo 2 windows w 1 Ubuntu) e a funcionar correctamente na rede da EBI! ORA existe o núcleo escolar (EBI + as EB/JI’s), e onde os actuais professores das EB/JI’s não conseguem usufruir do software!
ORA VPN foi uma das soluções pensadas, mas como não sei fazer, ando a pesquisar. Para colmatar a troca de ficheiros entre escolas/departamentos, no servidor linux instalou-se e configurou-se o SSH!!
Ora ao Ler o artigo, pensei que o Hamachi fosse resolver o problema com o software da truncatura!
A real necessidade é apenas uma, o acesso á base de dados que está no servidor! Como posso aceder numa rede exterior?? será que com o Hamachi consigo?? COMO?? alguém poderia iluminar-me??
sabem me dizer se é possível fazer conectar remotamente o pc com este programa é que não estou a conseguir?
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
???
q eu saiba tambem ha para linux :\
nao vem originalmente com gui.. so ha com modo grafico mas ha gui’s à parte para isso dps..
ja conhecia a uns bons anos.. bastante bom para umas brincadeiras, sebem q n ha nada melhor q um sftp e coisas do genero para partilha na minha opiniao..
cumps!
ja instalei o hamachi, ja tenho uma rede criada ja adicionei um amigo a rede. agora como faço para enviar/receber/partilhar ficheiros?
Basta partilhar uma pasta ou ficheiro em seu computador ou dele como se em uma rede normal fizessem, depois basta que tu ou ele clique com o botão direito do mouse em cima do nome do amigo na lita do hamachi e no menu que vai aparecer escolha algo tipo “navegar ou explorar”.
ATENÇÃO: Quando se partilha algo numa situação destas, não estas a partilhar apenas com um amigo da rede mas para todos que estão em todas as redes do Hamachi. Digo isto por que no meu caso… tenho inumeras redes onde algumas são apenas para amigos/familiares e outras para jogos ONline e uma ve que eu partilhe algo para meu irmão numa rede, este conteudo tambem fica partilhado para todos os outros que estão nas outras redes mesmo os desconhecidos que estão em redes para jogos online. Tenha atenção a este detalhe. Claro que podes sempre bloquear (deixar OF), toda uma rede.
Uso o hamachi a anos, desde a sua primeira versão e digo-vos, da muito jeito mesmo. É uma ferramenta sempre presente em meu computador e deixo-vos aqui uma dica:
Quando se instala o Hamachi, seu computador assume um determinado IP, quando formatar o pc e voltar a resintalar windows/hamachi, você tera um novo IP não podendo voltar a entrar nas redes que estava antes (existem limitações basicas de 16 usuarios por rede) e mesmo as tuas redes que tu criastes e alguem entrou e tu podia gerir (expulsar etc), quando quisesse ja não teras dominios sobre eleas e nem podera participar das mesmas caso estiverem lotadas. Os desdenvolvedores do Hamachi ainda não disponibilizaram nenhuma solução para isso ate onde eu saiba (corrijam-me se estiver enganado), portanto para poderem sempre recupar o vosso IP do Hamachi juntamente com as vossas redes, antes de formatarem o pc va no “explorador do windows” e com o modo “mostrar arquivos e pastas ocultas e de sistema” (ou algo assim), procurem a pasta do vosso profile (c:\documents and settings\”você”\Dados do aplicativo\Hamachi) e façam backup de tudo que esta ai e após a instalação do novo windows e do hamachi (ele vai sempre assumir um novo ip e estar sem redes nem nada, novinho em folha), desative o hamachi, siga o mesmo caminho que utilizastes para fazer o backup e reponha os arquivos salvos de antes e pronto, reinicie o hamachi e ja estara com tudo recuperado.
Peço imensas desculpas pelos eventuais erros e se não consegui ser claro o suficiente para que todos possam compreender-me, apenas tentei ajudar!
Boa Ferramenta, mas existe no Windows (Vista & XP) uma solução de VPN incluída!.
https://www.publicvpn.com/support/Vista.php
é uma das poucas soluções para jogar copias
e ultrapassar estes problemas talvez =)
Qual a necessidade de usar este programa quando há alternativas que me parecem estar à altura (se não melhores) ?
O Wippien é um exemplo de uma alternativa livre/open-source ao Hamachi. E, apesar de eu ainda não ter testado, parece-me bem melhor e sem limitações.
http://wippien.com/
aqui da um sinal de exclamaçao “!” dizendo qee problemas de encapsulamento o qee eu faço ?
tambem estou com problema de encapsulamento, sera que e o vista?