GUFW 10.10.1 – Firewall não complicada para o Ubuntu
Agora com suporte para o Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat
GUFW (UFW – Uncomplicated Firewall) é um front-end para a firewall do Linux (iptables). Gufw é uma maneira fácil e intuitiva de configurar a firewall do Linux. Suporta tarefas tão comuns como: permitir ou bloquear portas por omissão, p2p, ou individuais e muitas outras! Gufw tem como motor o ufw, corre no Ubuntu ou em outro SO, desde que estejam instalados o Python, GTK e ufw.
O iptables (firewall) é uma ferramenta bastante poderosa por si só, que vem por omissão nas distribuições Linux. Devido ao facto de ser bastante complexa em algumas situações, os programadores do Ubuntu decidiram criar uma firewall “não complicada” de seu nome UFW.
O motivo pelo qual o ufw foi criado foi que queríamos criar uma ferramenta para configurar a firewall de servidores que fosse mais virada ‘para seres humanos’.”) ou seja que fosse mais simples.
“É certo que ao nível das aplicações gráficas já existia a Firestarter. Mas porque não criar uma interface gráfica ainda mais fácil de usar para os ’seres humanos’. Utilizando como motor o ufw, é aqui que entra o Gufw”.
Como instalar?
Para instalar o Gufw basta executar o seguinte comando no terminal
sudo apt-get install gufw |
Depois de instalado, para aceder à GUFW, basta ir a System->Administration->Firewall configuration.
Screenshoots
Por omissão a firewall vem desactiva.
Para activar basta colocar a checkbox no Enabled
Adicionar regras
- Allow: Permitir trafego
- Deny: Negar tráfego
- Reject: rejeitar trafego
- Limit: Limitar o numero de ligações/tentativas
Além das regras tradicionais, existem algumas já pré-configuradas
Se pretendermos nós definir as regras, podemos aceder ao separador Advanced e escolher o range de portas, o tipo de protocolo (TCP/UDP) e o tipo de permissão.
Exemplo: Imaginando que temos um servidor SSH e necessitamos de deixar passar tráfego para ele. Uma vez que vamos usar o protocolo SSH, temos de deixar passar tráfego para a porta 22.
Acções registadas em LOG
A aplicação permite ainda o registo de todos os acontecimentos.
Painel com Portas/tráfego bloqueado e permitido
Visualização simples do estado das regras criadas.
Novidades da versão 10.10.1
A versão 10.10.1 tem suporte para o novo Ubuntu 10.10 e uma nova funcionadade designada por “Listening Report”, que permite monitorizar todas as ligações.
Para quem não domina o iptables, o GUFW é uma excelente alternativa pois é simples e muito intuitivo. Desta forma, os utilizadores não têm qualquer barreira no que toca a configuração de uma firewall na sua máquina.
“Segurem” os ataques!
Download: gufw_10.10.1-all.deb [225KB] Homepage: Gufw
Este artigo tem mais de um ano
simples, e muito funcional, muito bom esta interface da firewall dos sistemas Gnu/Linux
boas..
nao sei se existe noutros sistemas, mas esta foi desenvolvida pelo ubuntu.
cmps
Foi o Sr. Ubuntu que a desenvolveu? Limita-te a ler e não dizer asneiras, pelo menos tenta.
meu caro não foi o Sr.ubuntu mas foi a equipa do ubuntu que o desenvolvei sim, não digas asneiras, limita-te a adquirir conhecimento…
cmps
Então chama as coisas pelo nome (Canonical Ltd). Se não sabes do que falas ou “adquires conhecimento” ou permaneces calado.
Eu chamei as coisas pelo nome e disse que tinha sido a equipa que trabalha a desenvolver o ubuntu que o desenvolvei, mais concretamente o pessoal de segurança, e quem o começou foi Sr.Jamie Strandboge da equipa de segurança.
E sim tratei as coisas pelo nome, se não sabes ler/ pensar então limita-te a observar.
Há coisas que não se dizem e que já estão subentendidas.
cmps
O que dizes nunca acrescenta nada, já que queres atenção diz as coisas correctas.
“disse que tinha sido a equipa que trabalha a desenvolver o ubuntu que o desenvolvei”
onde disseste isso?
Não fiques ofendido, só estou a fazer serviço público. Obrigado pela atenção.
mas os seus comentários teem acrescentado imenso, alias estas threads são um exemplo de acrescento, e se incluirmos o nick usado por si veremos quem quer atenção…
cmps
Asneira foi esse comentário.
ops http://ubuntu-pt.blogspot.com/2010/06/gufw-10045-configurar-firewall-do.html
?
[quote=Ubunto-pt.blogspot]
Homepage: Gufw
Fonte:https://pplware.sapo.pt
Publicada por rma em 06:06
[/quote]
Isso é? Ahhhh..foi o nosso primeiro artigo sobre GUFW 🙂
Os meus parabens pelo site é o melhor que vi até agora.Contudo tenho uma duvida que gostava de ser resolvida.Sou iniciante no linux que experimentei e gostei imenso tanto que disse adeus ao windows,mas reconheço que no windows era instalar a firewall e tudo bem, já agora no linux é mais complicado.No ubuntu 11.04 a firestarter dá erro e descobri que tenho a ufw com a interfaçe gufw mas não sei como configurar nem activar como na firestarter pois sabia que ela estava activa pois via o icone activo na barra de tarefas(acho que é assim k se chama a barra).Tentei procurar aqui um manual como fazer isso mas não encontrei,nem para a Guarddog firewall. Podem me ajudar neste assunto?
Obrigado
Experimentei uma vez e não consegui passar no teste do Shields Up, com o Firestarter (apesar de ser um programa “abandonado”) devidamente configurado tenho sempre exito.
epa antão acho que devias experimentar algo a śerio que nem sequer o windows lhe chega aos calcanhares, para teres ideia no site até chega a dizer qq coisa como umm nivel de segurança tão alto que é estranho para uma maquina windows.
Devido ao facto de as portas estarem desactivadas a perguntas externas ele não consegue sequer identificar se elas existem.
cmps
a unica coisa que deves desactivar e que ela não faz é a resposta a pings.
cmps
viva
tb utilizo a firestarter mas não consigo passar no teste do shields up. que configuração utilizas?
cmps
Muito boa a explicação 😉
Obrigado pela dica. Vou instalar.
bem que instalei este programa a pensar que iria resolver o meu problema, que era abrir portas, para continuo sem conseguir ,
alguém pode ajudar
ja consegui , peço desculpa pelo incomodo
Olá gostaria de saber se da para bloquear sites de jogos e redes sociais de uma rede?